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Projeto Portugal 2020

Mobilidade em Matosinhos: Prolongamento da Rua Eduardo Quelhas Lima e entroncamento com a Rua da Fonte

Ficha de projeto

Nome

Mobilidade em Matosinhos: Prolongamento da Rua Eduardo Quelhas Lima e entroncamento com a Rua da Fonte .

Valor de financiamento

16,34 mil € .

Valor executado

16,34 mil € .

Código de operação

NORTE-05-1406-FEDER-000162 .

Data de conclusão

30.05.2020 .

Sumário

Este projeto de Prolongamento da Rua Eduardo Quelhas Lima e entroncamento com a Rua da Fonte foi concebido de forma a considerar a estruturação urbanística, a valorização ambiental, o conforto dos usuários dos espaços e a boa circulação de automóveis e de veículos pesados e estão garantidas na intervenção, que será executada faseadamente para que se possa garantir uma melhor circulação automóvel e as condições de segurança das pessoas e em particular na construção do troço que estabelece a ligação entre a rua Eduardo Quelhas Lima e a rua da Fonte, criando uma malha viária e eliminando um beco sem saída. A empreitada consta essencialmente do seguinte: Pavimentação, arranjo urbanístico (passeios adjacentes, Hidráulicas; (águas pluviais), Vias de Comunicação. Considera-se o prolongamento do perfil da rua Eduardo Quelhas Lima, mantendo ainda os materiais existentes, sendo a faixa viária em betuminoso, os passeios em betonilha e os lancis em granito bujardado.Como medida de integração paisagística, propõe-se a plantação de espécies arbóreas, localizadas em caldeiras, dando continuidade ao perfil existente.O traçado será ainda dotado de colunas de iluminação.A operação tem 1 ação infraestrutural composta por 3 componentes, a projetos, a de construção e a de revisão de preços (5%).A intervenção de Prolongamento da Rua Eduardo Quelhas Lima e entroncamento com a Rua da Fonte, insere-se no projeto integrado de intervenção desenhado para todo o concelho, que tipifica um conjunto de ações destinadas a promover a mobilidade urbana sustentável, neste caso através da melhoria das condições de conforto e de segurança dos peões, na perspetiva de aumentar a atratividade das vias e estimular a utilização quotidiana deste modo de transporte, em detrimentos da utilização dos veículos motorizados, com o intuito de reduzir o consumo de combustíveis e a consequente emissão de gases com efeito de estufa, melhorando os níveis de bem-estar e a saúde dos cidadãos. Tratando-se de intervenções maioritariamente realizadas em zona urbana consolidada e com grande densidade populacional (menos dispersas), as deslocações de curta distância, que consideramos devido ao efeito psicológico até um máximo de 3 Km, têm uma grande expressão, atendendo à tendência cada vez maior da população residir nas proximidades do local de trabalho e/ou das plataformas multimodais de transporte. Partindo deste pressuposto de base, procuramos adequar as estruturas urbanas ao uso de modos não motorizados, promovendo a sua utilização em segurança, como alternativa ao transporte particular e um complemento ao transporte público. Os projetos tipo preveem a construção e alargamento de passeios e passagens sobre-elevadas nos principais arruamentos interiores e de ligação entre centros urbanos do concelho, criando-se uma rede integrada e uniformizada de infraestruturas de suporte às deslocações urbanas quotidianas, que melhoram as condições de conforto e de segurança dos utilizadores, na perspetiva de estimular o seu uso quotidiano, contribuindo desse modo para a redução da poluição atmosférica, do ruído e do consumo de energia, tendo-se definindo como meta para o indicador de resultados, a atingir em 2023, uma redução de 38.484 Ton Co2 eq. O projeto da Prolongamento da Rua Eduardo Quelhas Lima e entroncamento com a Rua da Fonte, localizado num dos agrupamentos de Freguesias mais populosas do concelho de Matosinhos, onde se identificam importantes movimentos pendulares casa-trabalho e trabalho-casa que originam constantes congestionamentos de tráfego. Esta intervenção localizada na atual União de Freguesias da Senhora Hora e S. Mamede Infesta, compreende a construção da rotunda e o melhoramento e alargamento dos passeios, numa zona de grande densidade populacional, com o intuito de melhorar a acessibilidade e a segurança, promovendo desse modo uma harmoniosa transferência para os modos de transporte mais limpos e eficientes nas deslocações urbanas quotidianas, estimando com estas intervenções obter uma redução de 95,4 Ton Co2 eq. Como este projeto tem como objetivo a melhoria das condições de conforto e segurança dos peões, consubstanciadas na eliminação de situações de constrangimento e/ou conflito de utilização, entre peões e automóveis, dada a exiguidade dos passeios existentes, numa clara estratégia de privilegiar a utilização da via por parte destes utilizadores. A tipologia de intervenção está em linha com a estratégia definida no PEDU de Matosinhos e insere-se no “Eixo Prioritário 1 - Apoio à transição para uma economia de baixo teor de carbono e promoção de transportes sustentáveis (PI 4.5)”, nas medidas destinadas a incrementar os modos suaves de transporte, que compreendem ações de construção e/ ou melhoria das vias pedonais, designadamente o reperfilamento de ruas e/ ou avenidas, tendo em vista o alargamento de passeios, a sobrelevação de interseções viárias e de passadeiras, onde se registam elevados índices de sinistralidade, a diminuição da velocidade média de circulação e do espaço destinado ao automóvel. Tratando-se de um projeto muito ambicioso com implementação em todo o concelho, procurou-se definir um modelo de intervenção tipificado, que possibilite uma concretização faseada durante o período de vigência do projeto. Nesse pressuposto, o projeto será distribuído por várias empreitadas que integram trabalhos de construção e alargamento de passeios, de construção de interseções e passadeiras sobrelevadas, de melhoria das condições de conforto e de segurança para os peões, de melhoria da iluminação pública, de introdução de obstáculos para redução da velocidade média de circulação e de criação de condições de acessibilidade para todos.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

16,34 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Matosinhos 16,34 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.10.2024