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Projeto Portugal 2020

Mobilidade em Matosinhos: Beneficiação da Av. Menéres - troço compreendido entre a R. Mouzinho de Albuquerque e a R. D. João I

Ficha de projeto

Nome

Mobilidade em Matosinhos: Beneficiação da Av. Menéres - troço compreendido entre a R. Mouzinho de Albuquerque e a R. D. João I .

Valor de financiamento

96,43 mil € .

Valor executado

96,43 mil € .

Código de operação

NORTE-05-1406-FEDER-000161 .

Data de conclusão

30.05.2020 .

Sumário

Este projeto de Beneficiação da Av. Menéres - troço compreendido entre a R. Mouzinho de Albuquerque e a R. D. João I foi concebido de forma a considerar a estruturação urbanística, a valorização ambiental, o conforto dos usuários dos espaços e a boa circulação de automóveis e de veículos pesados e estão garantidas na intervenção, que será executada faseadamente para que se possa garantir uma melhor circulação automóvel e as condições de segurança das pessoas e em particular o melhoramento de acessibilidade pedonal ao edifício da Real Vinícola, que se trata de um equipamento urbano âncora, sendo que uma grande parte dos trabalhos consistem na renovação de passeios na Av. Menéres em frente ao quarteirão da Real Vinícola, possibilitando melhores condições de circulação aos habitantes e trabalhadores daquela área. A empreitada consta essencialmente do seguinte: Pavimentação, arranjo urbanístico passeios adjacentes, Hidráulicas; (águas pluviais), Vias de Comunicação. A operação tem 1 ação infraestrutural composta por duas componentes, a de construção e a de revisão de preços (5%). A intervenção de Beneficiação da Av. Menéres - troço compreendido entre a R. Mouzinho de Albuquerque e a R. D. João I , insere-se no projeto integrado de intervenção desenhado para todo o concelho, que tipifica um conjunto de ações destinadas a promover a mobilidade urbana sustentável, neste caso através da melhoria das condições de conforto e de segurança dos peões, na perspetiva de aumentar a atratividade das vias e estimular a utilização quotidiana deste modo de transporte, em detrimentos da utilização dos veículos motorizados, com o intuito de reduzir o consumo de combustíveis e a consequente emissão de gases com efeito de estufa, melhorando os níveis de bem-estar e a saúde dos cidadãos. Tratando-se de intervenções maioritariamente realizadas em zona urbana consolidada e com grande densidade populacional (menos dispersas), as deslocações de curta distância, que consideramos devido ao efeito psicológico até um máximo de 3 Km, têm uma grande expressão, atendendo à tendência cada vez maior da população residir nas proximidades do local de trabalho e/ou das plataformas multimodais de transporte. Partindo deste pressuposto de base, procuramos adequar as estruturas urbanas ao uso de modos não motorizados, promovendo a sua utilização em segurança, como alternativa ao transporte particular e um complemento ao transporte público. Os projetos tipo preveem a construção e alargamento de passeios e passagens sobre-elevadas nos principais arruamentos interiores e de ligação entre centros urbanos do concelho, criando-se uma rede integrada e uniformizada de infraestruturas de suporte às deslocações urbanas quotidianas, que melhoram as condições de conforto e de segurança dos utilizadores, na perspetiva de estimular o seu uso quotidiano, contribuindo desse modo para a redução da poluição atmosférica, do ruído e do consumo de energia, tendo-se definindo como meta para o indicador de resultados, a atingir em 2023, uma redução de 38.484 Ton Co2 eq. O projeto da Beneficiação da Av. Menéres - troço compreendido entre a R. Mouzinho de Albuquerque e a R. D. João I, localizado num dos agrupamentos de Freguesias mais populosas do concelho de Matosinhos, no centro da localidade, onde se identificam importantes movimentos pendulares casa-trabalho e trabalho-casa que originam constantes congestionamentos de tráfego. Esta intervenção localizada na atual união das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, compreende a construção da rotunda e o melhoramento e alargamento dos passeios, numa zona de grande densidade populacional, com o intuito de melhorar a acessibilidade e a segurança, promovendo desse modo uma harmoniosa transferência para os modos de transporte mais limpos e eficientes nas deslocações urbanas quotidianas, estimando com estas intervenções obter uma redução de 360,00 Ton Co2 eq. Como este projeto tem como objetivo a melhoria das condições de conforto e segurança dos peões, consubstanciadas na eliminação de situações de constrangimento e/ou conflito de utilização, entre peões e automóveis, dada a exiguidade dos passeios existentes, numa clara estratégia de privilegiar a utilização da via por parte destes utilizadores. A tipologia de intervenção está em linha com a estratégia definida no PEDU de Matosinhos e insere-se no “Eixo Prioritário 1 - Apoio à transição para uma economia de baixo teor de carbono e promoção de transportes sustentáveis (PI 4.5)”, nas medidas destinadas a incrementar os modos suaves de transporte, que compreendem ações de construção e/ ou melhoria das vias pedonais, designadamente o reperfilamento de ruas e/ ou avenidas, tendo em vista o alargamento de passeios, a sobrelevação de interseções viárias e de passadeiras, onde se registam elevados índices de sinistralidade, a diminuição da velocidade média de circulação e do espaço destinado ao automóvel. Tratando-se de um projeto muito ambicioso com implementação em todo o concelho, procurou-se definir um modelo de intervenção tipificado, que possibilite uma concretização faseada durante o período de vigência do projeto. Nesse pressuposto, o projeto será distribuído por várias empreitadas que integram trabalhos de construção e alargamento de passeios, de construção de interseções e passadeiras sobrelevadas, de melhoria das condições de conforto e de segurança para os peões, de melhoria da iluminação pública, de introdução de obstáculos para redução da velocidade média de circulação e de criação de condições de acessibilidade para todos.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

96,43 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Matosinhos 96,43 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.10.2024