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Projeto Portugal 2020

Equipamentos de controlo de tráfego e de informação aos utilizadores - 1ª Fase

Ficha de projeto

Nome

Equipamentos de controlo de tráfego e de informação aos utilizadores - 1ª Fase .

Valor de financiamento

72,57 mil € .

Valor executado

74,16 mil € .

Código de operação

NORTE-05-1406-FEDER-000094 .

Data de conclusão

31.12.2020 .

Sumário

Com a implementação do projeto designado “Introdução dos Equipamentos de controlo de tráfego e de informação aos utilizadores - 1ª Fase,” pretende-se desenvolver um sistema de sensorização e monitorização ativa da mobilidade urbana, através da utilização de sondas e de sensores móveis e fixos, que possibilitem a recolha de informação e o processamento de dados com vista à identificação dos principais fluxos de tráfego que se desenvolvem na cidade, que serão trabalhados e utilizados para tornar mais eficaz o processo de gestão diária da rede por parte do município, e também para disponibilizar aos utilizadores para de acordo com a informação disponível tomarem as melhores decisões de percurso. A informação disponibilizada por este equipamento permite, no caso das entidades municipais responsáveis pela gestão do trânsito, dotá-las de um conjunto de informação relevante e atual que serve de apoio a tomadas de decisão fundamentadas na sua gestão quotidiana, nomeadamente na identificação das zonas onde habitualmente se identificam situações de trânsito congestionado, na identificação de congestionamentos ocasionais e de problemas com as vias, que possibilitam tomadas de decisão rápida no sentido de desviar trânsito, alterar sentidos de vias e apresentar soluções alternativas. No caso dos utilizadores das vias, permite que lhes seja fornecida informação em tempo real, com a identificação dos pontos críticas, soluções alternativas e possibilidades de estacionamento. Com a instalação deste equipa procura-se melhoras a qualidade de vida da população residente e dos utilizadores das vias de circulação automóvel, fazendo com que a informação dispolizada sirva, num e noutro caso, para reduzir os tempos médios gastos em viagem, o consumo de combustível, a emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera e o ruído nas zonas mais centrais da cidade, onde habitualmente estas situações são mais sentidas. A operação consta essencialmente da Implementação de um sistema de monitorização inteligente de tráfego, com os seguintes objetivos: 1. Desenvolver para o Concelho de Matosinhos uma solução de gestão de mobilidade inteligente que forneça um conjunto de informação relevante para a tomada de decisão das partes interessadas; 2. Desenvolvimento de solução amovível/portátil de monitorização de tráfego, que responda à dinâmica de monitorização das autarquias, minimizando o investimento em sensorização e infraestrutura de comunicações; 3. Monitorização em tempo real dos fluxos de tráfego, e outros parâmetros relevantes, de eixos estratégicos para o ecossistema de mobilidade e transportes do concelho de Matosinhos; 4. Recolha de informação e produção de conhecimento para suporte à decisão e ao planeamento do sistema de mobilidade e transportes do concelho de Matosinhos. A forma de o efetuar é a seguinte: 1. Disponibilizando uma plataforma de monitorização e gestão, assente no sistema mobi.me que, em cada momento, disponibilize conhecimento (histórico, tempo-real e preditivo) relativo ao(s) eixo(s) viário(s) em monitorização; 2. A solução sistema mobi.me será alimentada por uma rede de sensores dinâmicos, colocados nos pontos críticos/relevantes da zona a monitorar; 3. O sistema mobi.me processará e tratará em tempo real a informação recebida, produzindo informação de valor acrescentado e conhecimento relativos aos fluxos de tráfego do território em estudo e orientada às necessidades dos decisores: políticos, gestores e técnicos. Pretende-se concretamente a colocação de 3 radares colocados com tecnologia Microondas que permite a contagem de veículos por faixa e sua velocidade, os quais serão colocados nas seguintes localizações: Radar 1 – Acesso de Matosinhos à A4 ; Radar – 2 – entrada na Avª D. Afonso Henriques em Matosinhos com acesso pela Circunvalação; Radar 3 –Acesso de Matosinhos à A28 bem como da colocação de 7 sensores – com tecnologia Bluetooth, para calculo do tempo médio de viagem entre dois pontos dentro do concelho em minutos bem como do cálculo da velocidade, cujas localizações são as seguintes: sensor 1 - Acesso de Matosinhos à A4; sensor 2 – entrada na Avª D. Afonso Henriques em Matosinhos com acesso pela Circunvalação; sensor 3 – próximo da entrada na cidade junto à rotunda da Anémona; sensor 4 – junto à estação de metro do Senhor de Matosinhos – ao lado do Porto de leixões; sensor 5 – Junto rotunda da Avª da Republica com a Avª Serpa Pinto; sensor 6 – junto à nova rotunda da Avª Serpa Pinto com Heróis de França; sensor 7- Na rua Alfredo Cunha – próximo da CMM. O projeto de introdução dos Equipamentos de controlo de tráfego e de informação aos utilizadores - 1ª Fase, insere-se no projeto integrado de intervenção desenhado para todo o concelho, que tipifica um conjunto de ações destinadas a promover a mobilidade urbana sustentável, que se consolida num conjunto de complementaridades entre tipologias de intervenção infraestruturais e de instalação de equipamentos de recolha de dados e disponibilização de informação aos utilizadores, destinados a promover, e privilegiar, medidas que contribuam para a redução de consumos de combustíveis, de emissão de gases poluentes para a atmosfera e de ruído nas zonas centrais da cidade, melhorando dessa forma os níveis de bem-estar e a saúde dos cidadãos. A tipologia de intervenção está em linha com a estratégia definida no PEDU de Matosinhos e insere-se no “Eixo Prioritário 1 - Apoio à transição para uma economia de baixo teor de carbono e promoção de transportes sustentáveis (PI 4.5)”, “Medida 1 - melhorar o planeamento e a gestão de infraestruturas e resolução de estrangulamentos”, na tipologia de operação “Investimentos em equipamento de sistemas inteligentes de controlo de tráfego rodoviário, quando comprovado o relevante contributo para a redução de GEE”, que compreendem ações de instalação de equipamento de recolha e tratamento de dados relevantes para a gestão do trânsito rodoviário nas zonas de maior congestionamento da cidade. O projeto agora proposto corresponde à 1ª Fase de intervenção, e incide na área geográfica da cidade de Matosinhos. As fases seguintes deste projeto abrangerão as restantes freguesias, em especial os seus pontos críticos de trânsito, e adicionarão uma lógica de gestão à rede mais abrangente, com a incorporação dos dados recolhidos nas grandes infraestruturas rodoviárias regionais A28; A4; A41 e Via Norte, que nos identificam as grandes linhas de tendência de entrada/saída, a tipologia dos fluxos que recolhem e os tempos médios de percurso.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

72,57 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Matosinhos 72,57 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024