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Projeto Portugal 2020

Mobilidade em Matosinhos - Rotunda da Rua Sousa Aroso com a Av. D. Afonso Henriques

Ficha de projeto

Nome

Mobilidade em Matosinhos - Rotunda da Rua Sousa Aroso com a Av. D. Afonso Henriques .

Valor de financiamento

67,63 mil € .

Valor executado

67,63 mil € .

Código de operação

NORTE-05-1406-FEDER-000088 .

Data de conclusão

31.12.2018 .

Sumário

Este projeto da criação da Rotunda da Rua Sousa Aroso com a Av. da D. Afonso Henriques foi concebido de forma a considerar a estruturação urbanística, a valorização ambiental, o conforto dos usuários dos espaços e a boa circulação de automóveis e de veículos pesados estão garantidas na intervenção que será executada faseadamente para que possa continuar a circulação automóvel, o acesso de pessoas e a realização de cargas e descargas. As áreas intervencionadas pelo projeto localizam-se na malha urbana de Matosinhos Sul, na confluência da R. Sousa Aroso onde esta se articula com a Avenida D. Afonso Henriques, com grande proximidade do acesso desta à Circunvalação. A empreitada consta essencialmente do seguinte: Demolição do pavimento existente em betuminoso, no local onde irá ser implementada a rotunda; Fresagem do pavimento existente numa espessura de 7cm; Alteração da posição dos sumidouros de águas pluviais de modo a ficarem colocados junto á nova posição das guias de granito; Execução de novos passeios e de uma ciclovia conforme peças desenhadas; Execução de novo tapete betuminoso; Desactivação dos semáforos e execução de uma nova rotunda ajardinada, e por fim na Reformulação de nova rede de iluminação pública e de telecomunicações. A intervenção de Requalificação Urbanística da Rotunda da Rua Sousa Aroso com a Av. da D. Afonso Henriques, insere-se no projeto integrado de intervenção desenhado para todo o concelho, que tipifica um conjunto de ações destinadas a promover a mobilidade urbana sustentável, neste caso através da melhoria das condições de conforto e de segurança dos peões, na perspetiva de aumentar a atratividade das vias e estimular a utilização quotidiana deste modo de transporte, em detrimentos da utilização dos veículos motorizados, com o intuito de reduzir o consumo de combustíveis e a consequente emissão de gases com efeito de estufa, melhorando os níveis de bem-estar e a saúde dos cidadãos. Tratando-se de intervenções maioritariamente realizadas em zona urbana consolidada e com grande densidade populacional (menos dispersas), as deslocações de curta distância, que consideramos devido ao efeito psicológico até um máximo de 3 Km, têm uma grande expressão, atendendo à tendência cada vez maior da população residir nas proximidades do local de trabalho e/ou das plataformas multimodais de transporte. Partindo deste pressuposto de base, procuramos adequar as estruturas urbanas ao uso de modos não motorizados, promovendo a sua utilização em segurança, como alternativa ao transporte particular e um complemento ao transporte público. Os projetos tipo preveem a construção e alargamento de passeios e passagens sobre-elevadas nos principais arruamentos interiores e de ligação entre centros urbanos do concelho, criando-se uma rede integrada e uniformizada de infraestruturas de suporte às deslocações urbanas quotidianas, que melhoram as condições de conforto e de segurança dos utilizadores, na perspetiva de estimular o seu uso quotidiano, contribuindo desse modo para a redução da poluição atmosférica, do ruído e do consumo de energia, tendo-se definindo como meta para o indicador de resultados, a atingir em 2023, uma redução de 38.484 Ton Co2 eq.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

67,63 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Matosinhos 67,63 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.10.2024