Projeto Portugal 2020
Corredores de Autocarros de Alta Qualidade-Requalificação da Av.Fernão Magalhães, entre a Praça Francisco Sá Carneiro e o Campo 24 de Agosto
Ficha de projeto
Nome
Corredores de Autocarros de Alta Qualidade-Requalificação da Av.Fernão Magalhães, entre a Praça Francisco Sá Carneiro e o Campo 24 de Agosto .Valor de financiamento
2,08 milhões € .Valor executado
1,64 milhões € .Código de operação
NORTE-05-1406-FEDER-000075 .Data de conclusão
30.11.2023 .Sumário
Esta operação decorre da componente de investimento PAMUS - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável para “Corredores de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ) Zona Oriental do Porto”, onde se observam as prioridades definidas para os Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU) criado no âmbito do Portugal 2020. Inclui a priorização do acesso à infra-estrutura por parte dos transportes públicos, e como parte da rede dos cinco principais corredores de transportes públicos na cidade do Porto, abrange uma área onde o desempenho dos transportes públicos rodoviários apresentam potencial de aumento da procura, surgindo em resposta ao elevado índice de poluição do ar e com significativa relevância à escala intermunicipal. O conjunto de actividades que estruturam as acções propostas neste projecto enquadram-se plenamente na Prioridade de Investimento 4.5, bem como nas linhas de orientação dos principais referenciais estratégicos, europeus, nacionais e territoriais, com os seguintes objectivos: - Aumentar a velocidade comercial do transporte público colectivo rodoviário e reforçar a fiabilidade/pontualidade dos serviços prestados; - Melhorar a imagem do transporte público e, bem assim, a sua atractividade; - Melhorar os níveis de conforto dos passageiros do transporte público; - Contribuir para o reforço da atractividade do transporte público e da sua quota na repartição modal das deslocações urbanas, em detrimento do automóvel individual; - Aumentar a eficiência energética e ambiental do sistema de transportes, melhorando a qualidade do ambiente urbano. - Aumentar a atratividade da Avenida no uso dos modos suaves, nomeadamente a pé pela requalificação da Av. e franca melhoria dos passeios. Enquadrada na tipologia de ações/operações de estruturação de corredores urbanos de procura elevada a intervenção CAAQ Zona Oriental em programação inclui 3 eixos de circulação multimodal de diferente natureza perante o centro da cidade e onde a grande maioria das paragens apresentam uma utilização fraca e difusa que resulta da sua proximidade ao centro da cidade, na medida em que as linhas radiais se destinam sobretudo a ligar zonas urbanas mais periféricas. As actuações previstas, com diferente graduação de medidas, permitem aumentos das atuais velocidades comerciais dos autocarros (STCP) entre 2% e 30%. Paralelamente pretende-se incrementar dinâmicas urbanas, nomeadamente a circulação a pé. O ajustamento de localização de paragens pela possibilidade de aumentar a ‘inteligência’ tecnológica na gestão dos cruzamentos, para aproximar paragens dos arruamentos atravessados, alargar a área de acessibilidade a pé, incluindo o dimensionamento dos abrigos das paragens. A forma de funcionamento das circulações à escala micro e na forma de encarar o papel dos diferentes meios de transporte, promovendo a multimodalidade urbana, a racionalização do espaço e a qualificação ambiental, que constitui a oportunidade deste tipo de atuações.
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICIPIO DO PORTO
Distribuição geográfica do financiamento
2,08 milhões €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
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Porto 2,08 milhões € ,