Projeto Portugal 2020
Percurso pedonal acessível e integração de percurso ciclável na Av de D. Manuel II, Freguesia Cidade da Maia, desde a R José Rodrigues da Silva Júnior até à rotunda do Monumento Triunfo Gentes da Maia
Ficha de projeto
Nome
Percurso pedonal acessível e integração de percurso ciclável na Av de D. Manuel II, Freguesia Cidade da Maia, desde a R José Rodrigues da Silva Júnior até à rotunda do Monumento Triunfo Gentes da Maia .Valor de financiamento
365,04 mil € .Valor executado
367,51 mil € .Código de operação
NORTE-05-1406-FEDER-000032 .Data de conclusão
31.12.2023 .Sumário
Pretende-se o incremento dos modos suaves (bicicleta e pedonal), através da construção de uma ciclovia para bicicletas, da beneficiação dos percursos pedonais e da eliminação de pontos de conflito na interligação dos modos suaves com a circulação viária, através da implementação de passadeiras elevadas e da redução dimensional das faixas de rodagem destinadas a veículos, adaptando esta artéria principal da cidade às exigências atuais de mobilidade. Pretende-se assim desincentivar o uso do automóvel no centro da cidade, priorizando a circulação pedonal e clicável, em detrimento da motorizada. Paralelamente pretende-se incentivar o uso dos transportes públicos, melhorando as condições de intermodalidade entre o transporte coletivo urbano e o modo clicável. Neste enquadramento promovem-se estratégias de baixo valor de carbono de forma a implementar boas práticas de mobilidade urbana e economia sustentável. Sendo esta via, o principal eixo Nascente/Poente da Cidade, interligando pontos estratégicos da rede viária como os nós de acesso à A41 e à EN14, a intervenção proposta torna-se prioritária no âmbito das ações previstas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Maia (PEDU). Paralelamente é esta a principal artéria das quatro vias que limitam todo o quarteirão da Zona Desportiva Central e que lhe conferem acesso. Em termos de inserção territorial e urbanística, a posição geográfica da zona Desportiva Central no centro da cidade, confere-lhe excelentes condições de acessibilidade (pela proximidade a eixos estruturantes da rede viária nacional – EN14, A3, A4, A41, entre outras) e de mobilidade (proximidade à rede do Metro – Linha C, com o interface Fórum da Maia, a cerca de 500 metros de distancia, e bem ainda ao nível dos transportes públicos rodoviários, sendo servida por linhas da STCP e da Maia Transportes).À zona desportiva estão inerentes contínuos movimentos municipais, intermunicipais e mesmo internacionais, que derivam do grande número de eventos aqui realizados. No ano de 2016 foram promovidos aqui 83 eventos desportivos e o movimento de utentes e desportistas foi quantificado, neste ano, em 341 126 pessoas, pelo que, a promoção da circulação pedonal e em bicicleta que, nesta ação, se pretende incrementar, colherá certamente, neste público alvo já predisposto para atividade física, um excelente impacto. Esta Zona Desportiva, será alvo de uma intervenção global de reabilitação, com financiamento enquadrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Maia (PEDU) aprovado, com início de execução física em 2017, na ação: “Reforço e reabilitação das zonas verdes e dos espaços de utilização coletiva e respetiva valorização paisagística no quarteirão afeto à zona desportiva do centro da Maia”, que se caracteriza por promover a reabilitação e integração dos espaços intersticiais da zona desportiva central que possui cerca de 6 hectares e que envolvem os equipamentos desportivos principais, equipamentos este que foram já alvo de um conjunto de intervenções de reabilitação concluídas em 2015 e financiadas no âmbito do QREN. Também com acesso por esta artéria viária encontra-se a EB1 D. Manuel I, equipamento escolar com 320 crianças. Na proximidade imediata, no limite da Zona Desportiva Central para Sul, encontram-se os grandes equipamentos educacionais da cidade, a designar: a Escola Secundária da Maia com 1700 alunos e a EB23 da Maia com 1134 alunos. Este último equipamento, será também alvo de uma reabilitação global, que se iniciará fisicamente no ano de 2017, reabilitação esta enquadrada, em termos de financiamento do Portugal 202, nas ações de “Desenvolvimento de infraestruturas de formação e ensino-Infraestruturas educativas para o ensino escolar básico e secundário. Estes três equipamentos escolares assim como os equipamentos desportivos na Zona Desportiva Central são, como se verifica "in loco", grandes geradores de movimentos de circulação ao longo desta via. Em termos de execução física a implementação desta operação divide-se me duas ações distintas: Ação 1: .Alargamento e desobstrução dos percurso pedonais; .Implementação de uma nova estratégia de arborização, mais ajustada; .Pavimentação com material liso e confortável ao passo e a correção da acessibilidade aos atravessamentos em passadeiras através do rebaixamentos dos pavimentos; .Prevê-se ainda correção da rede de drenagem de águas pluviais superficiais, face aos novos reperfilamentos; . Prevê-se também a interligação dos percursos pedonais melhorados com os percursos pedonais existentes, na envolvente direta; Ação 2: .Prevê-se a implantação de uma ciclovia reduzindo, para isso, a dimensão das atuais faixas de rodagem; .Prevê-se a sublevação das passadeiras nas faixas de rodagem, com vista a reduzir os pontos de conflito entre os modos suaves e o trânsito motorizado; .Prevê-se ainda a implementação de mobiliário urbano e sinalização em localizações ajustadas, face ao melhoramento em termos de mobilidade que se pretende;
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICIPIO DA MAIA
Distribuição geográfica do financiamento
365,04 mil €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
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Maia 365,04 mil € ,