Projeto Portugal 2020
Criação rede de infraestruturas de parqueamento para bicicletas e implementação de ações de sensibilização sobre a mobilidade sustentável e monitorização estratégica do PAMUS
Ficha de projeto
Nome
Criação rede de infraestruturas de parqueamento para bicicletas e implementação de ações de sensibilização sobre a mobilidade sustentável e monitorização estratégica do PAMUS .Valor de financiamento
145,54 mil € .Valor executado
145,54 mil € .Código de operação
NORTE-05-1406-FEDER-000021 .Data de conclusão
31.12.2021 .Sumário
O incremento dos modos suaves (bicicleta e pedonal), através da construção de ciclovias e o objetivo de promoção da inclusão deste modo de transporte na cadeia regular de viagens não pode ser dissociado da criação de uma rede estruturada de dispositivos de parqueamento para bicicletas que permita aos utilizadores deste modo de transporte parquear os seus próprios veículos, com maior segurança e conforto. Assim, em complemento ou até mesmo em antecipação à execução dos projetos de criação das redes cicláveis, a presente ação compreende a colocação de uma rede de parqueamento para bicicletas junto aos principais polos de emprego, interfaces de transporte (nas estações do Metro do Porto, estações ferroviárias e junto às principais paragens de Transporte Coletivo Rodoviário – TCR, localizadas junto a ciclovias) e equipamentos coletivos. Paralelamente, entendeu-se como fundamental associar à ação, ela própria complementar de todas as ações de criação de redes cicláveis, a realização sistemática de ações de sensibilização sobre a problemática da mobilidade sustentável, com vista à promoção dos modos suaves (pedonal e ciclável) e dos transportes públicos coletivos, incutindo na população a adoção de novos hábitos e a consciência da importância da utilização deste novos modos, para a saúde, o ambiente e a economia. No âmbito da monitorização estratégica e intercalar pretende-se a recolha e tratamento de dados sobre padrões de mobilidade e avaliação de execução de planos e programas, tendo como objetivo a avaliação do impacto das ações implementadas no âmbito do PAMUS, verificando se as mesmas estão a produzir os impactes desejáveis, muito centrada na avaliação global da alteração de padrões de mobilidade, medindo a repartição modal, em favor de modos ambientalmente menos agressivos, que correspondem aos impactes globais e desejados subjacentes ao PMUS, através da colocação de sensores de monitorização (contagem) de peões e ciclistas, bem c
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICIPIO DA MAIA
Distribuição geográfica do financiamento
145,54 mil €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
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Maia 145,54 mil € ,