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Ficha de projeto

Nome

Festival Património Improvável .

Valor de financiamento

195,59 mil € .

Valor executado

194,58 mil € .

Código de operação

NORTE-04-2114-FEDER-000517 .

Data de conclusão

30.11.2023 .

Sumário

Existe na região de Trás-os-Montes um conjunto alargado de elementos patrimoniais que, apesar de classificados e do seu elevado valor, apresentam ainda um reduzido grau de visitação turística. Trata-se de um património com elevado potencial para a projeção da imagem da região e para o incremento dos fluxos turísticos. Pelo seu carácter e valor muito particulares e capital simbólico, os espaços patrimoniais disseminados na CIM TTM reúnem todas as condições para se assumirem como âncora de uma renovada oferta de experiências culturais e criativas únicas, dinamizando a economia, envolvendo as comunidades e valorizando de forma sustentável a sua paisagem natural e cultural. Com o presente projeto pretende-se dinamizar o “Festival Património Improvável” focado na promoção em rede de eventos culturais com elevado impacto relacionados com o património anteriormente mencionado. O “Festival Património Improvável” assume como objetivo geral a promoção de dois ciclos de eventos culturais com elevado impacto, relacionados com o património de Trás-os-Montes. Cada evento irá assentar num conjunto de três atividades que se complementam: 1. um concerto a realizar na envolvente do elemento patrimonial selecionado 2. um projeto artístico a realizar com a comunidade com base numa residência que considere os valores patrimoniais e culturais regionais 3. uma visita-jogo, que permita uma visita lúdica e exploratória do património, bem como dos mitos e vivências que lhe estão associados. Os locais onde se propõe a realização do festival consideram: a Igreja de Santo Cristo/Basílica de Outeiro em Bragança, a Igreja de Podence em Macedo de Cavaleiros, a Igreja Matriz de Vimioso, o Castelo de Mogadouro, o Castelo de Vinhais, o Paço dos Távoras em Mirandela, Concatedral de Miranda do Douro, o Pelourinho de Vila Flor, ou a Igreja de Sambade em Alfândega da Fé. Salienta-se que alguns destes elementos patrimoniais, assim como as respetivas comunidades locais, foram nos últimos anos envolvidos na operação “Dias do Património a Norte”. Esta operação, promovida pela Direção Regional de Cultura, mostrou-se de enorme sucesso na promoção da visibilidade e da visitação turística do património da região Norte. Com a presente operação, que apresenta atividades com fortes paralelismos com os referidos “Dias do Património”, pretende-se, assegurar a continuidade deste tipo de iniciativas, alargando a sua abrangência a toda a região de Trás-os-Montes. Em forte alinhamento com os objetivos específicos definidos, e no sentido de assegurar a otimização dos trabalhos a realizar, as atividades a desenvolver foram devidamente adequadas e estruturadas em três ações, com um elevado grau de interdependência entre si, a saber: Ação 1. Implementação do ciclo de concertos no “Património Improvável” de Trás-os-Montes • Realização de dois ciclos de concertos de grande visibilidade a ter lugar ao ar livre, no espaço público envolvente do Património de Trás-os-Montes. Uma 1ª edição, na época alta de 2020, a realizar no território da Terra Fria Transmontana, com um evento por cada um dos 5 municípios do território, e uma 2ª edição, na época alta de 2021, a realizar no território da Terra Quente Transmontana, com um evento por cada um dos 4 municípios. Ação 2. Desenvolvimento e implementação de Visita-Jogo “Património Improvável” e Projetos artísticos com comunidades • A ação 2 subdivide-se em duas iniciativas: a) Visita-Jogo “Património Improvável” - conceção, produção e dinamização de uma vista lúdica e exploratória do património, bem como dos mitos e vivências que lhe estão associados; b) Projetos artísticos com comunidades – promoção de processos artísticos criativos inspirados nos valores locais e abertos à participação comunitária local e regional, baseados no modelo de uma residência, de pelo menos uma semana, em cada um dos nove municípios. Espera-se que o resultado sejam novas criações musicais, com possibilidade de cruzamento com outras disciplinas artísticas, nomeadamente a criação literária e a cenografia. Ação 3. Plano de Comunicação e Monitorização • Implementação de um conjunto articulado de ações de comunicação e de marketing territorial relacionadas com o Festival e com o património da região de Trás-os-Montes, envolvendo a sua promoção turística dirigida ao mercado nacional e internacional e definição e implementação de um sistema de monitorização que permita, de forma regular e eficaz, identificar e medir os resultados e impactos quantitativos e qualitativos das iniciativas.

Distribuição geográfica do financiamento

195,59 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por sub-região

1 sub-região financiada .

  • Terras de Trás-os-Montes 195,59 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
30.04.2024