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Projeto Portugal 2020

Projeto Integrado de Mentoria, Empreendedorismo e Modelos de Negócio de Edição Digital: PIMENED

Ficha de projeto

Nome

Projeto Integrado de Mentoria, Empreendedorismo e Modelos de Negócio de Edição Digital: PIMENED .

Valor de financiamento

217,66 mil € .

Valor executado

192,32 mil € .

Código de operação

NORTE-02-0651-FEDER-000019 .

Data de conclusão

29.06.2020 .

Sumário

Enquadrado na agenda digital da União Europeia como um dos principais desafios do setor editorial, e de modo a aproveitar um vasto conjunto de capacidades e competências instaladas na Universidade de Porto (especialmente o Departamento de Ciências da Comunicação e Jornalismos, o centro de investigação CETAC.MEDIA, e o UPTEC), este projeto consistirá num programa de incubação, mentoria e estímulo ao empreendedorismo, sustentado por um conjunto de materiais de suporte a decisões de gestão e modelos de negócio de editoras. Esta iniciativa irá potenciar o desenvolvimento do mercado da edição no norte de Portugal (com impacto nacional), na perspetiva da inovação dos negócios e da migração para o digital, da transformação dos modelos de negócios das editoras e o seu impacto no processo de internacionalização. Pretende, ainda, avaliar e abordar as soluções inovadoras adotadas pelos editores, incluindo os modelos de negócio relacionados com a desmaterialização do conteúdo, recorrendo também à análise de casos internacionais que poderão ser inspiradores. A primeira fase do projeto inclui a recolha de informação empírica de base para a elaboração de materiais de apoio, que incluirá a produção de um Guia de Apoio à Gestão e Migração Digital de Editoras (GAGAMID), e a preparação do programa de mentoria e de estímulo ao empreendedorismo e do programa de incubação integrado na incubadora UPTEC. Esta parte de recolha de informação empírica será útil como base de conhecimento, já que são escassos ou inexistentes dados organizados em Portugal. A componente de recolha de informação serve como ponto de partida de preparação das iniciativas e poderá inspirar novas abordagens e perspetivas ao nível dos modelos de negócio baseados nas novas tecnologias e, consequentemente, oportunidades para a gestão editorial regional e nacional. Ao longo dos anos, o poder económico de retalho tem crescido no mercado de edição em Portugal e tem aumentado a distribuição direta efetuada pelas editoras. Uma das razões que explica este fato é a desmaterialização gradual do conteúdo digital que possibilita outras formas de contactar o cliente. Também o aumento da utilização de aplicações de leitura móvel e o crescente consumo, principalmente, de conteúdos académicos em formato digital, requer que as editoras adotem os modelos tradicionais de retalho, produção, distribuição e consumo à nova realidade digital. O projeto terá um primeiro produto que consiste na elaboração de um guia com informação de apoio à gestão de negócios editoriais. Este levantamento de informação permitirá a adoção de melhores práticas de gestão do negócio. Neste sentido, serão efetuadas 30 entrevistas a entidades junto de informantes privilegiados, 10 a especialistas no tema, 10 a editores de jornais, revistas e livros, 10 a outros atores da cadeia de valor do negócio. Haverá também um inquérito online a consumidores de publicações: 100 jornais, 100 revistas e 100 livros. Com estes inquéritos, pretende-se identificar tendências relativamente aos níveis de preferência na utilização dos formatos digitais na leitura; também permitirá medir as preferências entre publicações digitais e publicações impressas. Ainda do domínio da recolha de informação de apoio, iremos realizar uma análise de benchmark internacional de casos de estudo e das melhores práticas das editoras digitais. Serão analisados 15 casos, 5 jornais, 5 editoras e 5 editoras de revistas. Com este propósito, serão abordadas três questões principais: 1. Quais as plataformas de publicação em retalho existentes, ou iminentes, em toda a cadeia da edição, principalmente na região norte e de que forma operam? 2. Quais as plataformas digitais existentes em toda a cadeia da edição nos mercados, incluindo esta região geográfica, bem como o contexto nacional e internacional, e de que forma operam, de modo a compará-las e como poderão ser parceiros do negócio? 3. De que forma é que as tecnologias digitais estão a ser utilizadas presentemente nesta área geográfica e os seus impactos no setor económico da edição, num contexto nacional e internacional? O relatório também incluirá a exploração de informação para identificar e compreender a utilização das tecnologias inovadoras no mercado editorial e os impactos no consumo de publicações.. Serão selecionados quatro estudos de caso (uma editora de jornais regionais, uma editora de jornal nacional, uma editora de revistas, uma editora de livros) da região norte, a fim de analisar os impactos reais no mercado editorial das alterações de edição, de propriedade e dos aspetos de distribuição e no comércio de publicações, bem como o modelo que está a ser adoptado para a migração digital. Na segunda parte deste projeto, a equipa irá ajudar 6 novos projetos empresariais selecionados, incluindo de estudantes de universidades e institutos da região Norte, para que desenvolvam o seu negócio num programa de 6 meses, envolvendo bolsas, mentoria, e apoio logístico no UPTEC. Os projetos serão incubados no Pólo das Indústrias Criativas do UPTEC, onde serão alvo de apoio/tutoria/aconselhamento, transferindo o conhecimento adquirido na preparação do material de suporte. Terá o apoio de especialistas do mercado, garantido, nomeadamente, pela Associação Portuguesa de Imprensa. No final do programa, os projetos terão a oportunidade de se apresentarem ao mercado, a potenciais investidores e a clientes, numa sessão aberta. O programa de mentoria irá incluir uma Plataforma Online de Mentoria para Editoras Digitais - POMED (24 horas à medida do utilizador), 3 ações de estímulo ao empreendedorismo e desenvolvimento de negócios digitais (2 dias) e 3 seminários (1 dia) organizados nas cinco capitais de distrito do norte (Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança – em parceria com unidades do ensino superior destes distritos), para partilhar conhecimento com até 250 participantes, nomeadamente, empresas, estudantes, empresários e académicos. As ações de estímulo ao empreendedorismo terão uma cobertura verdadeiramente regional e irão abordar os seguintes temas: Criação de Negócio da Edição Digital e Modelos Financeiros (dia 1) e Marketing, Comunicação e Internacionalização de Negócios da Edição Digital (dia 2). A última atividade será uma conferência, no Porto, no 23º mês, onde se espera 250 pessoas, desde partes interessadas a grupos-alvo e outras entidades públicas e privadas relevantes, incluindo associações. A conferência irá gerar uma base de conhecimento estimuladora e inspiradora do empreendedorismo e boas práticas de gestão e inovação em negócios de edição digital. Os trabalhos apresentados também resultarão num livro, de modo a ter um impacto mais alargado a nível nacional internacional. O website e as redes sociais do projeto irão incluir uma plataforma para todas as empresas e entidades que dele beneficiarão, incluindo a partilha de informação, fóruns e uma base de dados de todos os envolvidos.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

217,66 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Porto 217,66 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.03.2024