Projeto Portugal 2020
Ação 3. Sampaio | CICLOP 7 - Sesimbra
Ficha de projeto
Nome
Ação 3. Sampaio | CICLOP 7 - Sesimbra .Valor de financiamento
84,39 mil € .Valor executado
84,39 mil € .Código de operação
LISBOA-08-1406-FEDER-000028 .Data de conclusão
20.08.2019 .Sumário
O recente desenvolvimento demográfico e urbano da freguesia do Castelo gerou padrões de deslocação com excessiva dependência dos meios de transporte motorizados, em particular o automóvel privado que facilita a deslocação mas, cria dependência excessiva pela banalização dos trajetos. A dispersão territorial não reflete elevadas cargas urbanísticas, o que permite deslocações por meios motorizados com relativa facilidade e sem congestionamentos, porém, a ausência de circuitos dedicados ao utilizador pedonal na transição periurbana para urbana, impede deslocações em conforto e segurança. A mobilidade suave em geral, e a pedonal em particular, acaba por ser uma inevitabilidade para aqueles que não têm outros meios de se poderem deslocar face às próprias limitações da rede de TPC, seja adultos e famílias ou crianças e idosos, desvalorizando as opções pedonais não só em termos sociais como pelas minoradas condições de apoio. Quanto à mobilidade ciclável, começa a ser visível principalmente entre os jovens que se deslocam nos percursos casa-escola mas, é ainda reduzida nas deslocações casa-trabalho ou no acesso a equipamentos/serviços, evidenciando carência de uma rede de ciclovias estruturada e articulada que ligue os aglomerados urbanos com os principais equipamentos, existindo apenas alguns troços em áreas novas urbanizadas, porém, sem conexão com a envolvente. Promover a requalificação em arruamentos no lugar de Sampaio com o seu polo escolar e pavilhão gimnodesportivo municipal, criando condições para a mobilidade em modos suaves conectada com as áreas de influência destes equipamentos e de condicionamento rodoviário, beneficiando as deslocações de curta distâncias nas zonas residências, facilitando a ligação à rede de TPC, aumentando a segurança nas travessias e o conforto nos passeios, em coerência com os princípios do projeto intermunicipal CICLOP 7, onde a Operação se integra. A intervenção abrange os dois eixos estruturantes centrados em Sampaio e que se estendem até aos aglomerados de Cotovia, Faúlha e Maçã, numa extensão de 1,82 km que envolve a rua dos Casais Ricos, rua do Areal, Estrada da Faúlha e avenida D. Manuel da Silva Martins, procurando resolver a descontinuidade dos poucos passeios existentes, o tratamento das bermas e as condições de comodidade e segurança na sua utilização, contribuindo para reordenar o espaço público mediante as seguintes considerações técnicas. . Rua do Areal, condicionada pelas construções preexistentes, será introduzido sentido único para melhoria da mobilidade pedonal, reduzindo a via e consolidando a faixa pedonal com passeio de calçada miúda de vidraço, confrontando com a faixa de rodagem e estacionamento sem utilização excessiva de lancis, pelo que para acautelar a ocupação abusivamente dos automóveis serão instalados pilaretes. A faixa de rodagem mantem-se inalterável, com o pavimento em betuminoso ladeado por valeta e pelo passeio, com as áreas de estacionamento e de acesso às propriedades providas de calçada grossa. . Avenida D. Manuel da Silva Martins, prioritária na proximidade ao polo escolar e ao parque urbano, considera a reorganização do espaço público e consolidação da circulação pedonal através de passeios em calçada miúda de vidraço, articulados com as áreas de estacionamento que incluem mais lugares para viaturas de pessoas com mobilidade reduzida, e delimitados por pilaretes para prevenir a ocupação abusivamente. A circulação automóvel passará a ser em sentido único, dotada de acessos junto às entradas de serviço e arruamentos contíguos, com aplicação de camada de betuminoso, sendo os estacionamentos executados em calçada grossa de calcário. . Estrada da Faúlha, atendendo às condicionantes físicas, manter-se a faixa de rodagem existente embora com sentido único e reduzida, eliminando pontos de insegurança e ganhando espaço para passeio de dimensão variável, com zonas sobre-elevadas e outras à cota da via para acesso às propriedades, constituído por pavimento em calçada miúda de vidraço, com pilaretes para prevenir ocupação abusiva. Prevê-se ainda passadeira sobre-elevada na zona de ligação ao pavilhão desportivo municipal. . Rua dos Casais Ricos, de intensiva utilização na ligação ao polo escolar, a paragens de TPC e a unidade educativa especial (CERCI), manter-se-ão em algumas zonas a via de dois sentidos mas noutras fica de um só de modo a racionalizar o espaço para passeio e estacionamento, com via pedonal de dimensão variável constituída por calçada miúda de vidraço, confrontando com a faixa de rodagem em lancis e pilaretes face ao estacionamento abusivo, a que acresce passadeira sobrelevada junto à Escola Secundária. À via, para circulação de baixa velocidade, será introduzida mais sinuosidade e junto à escola será aumentado o raio de curvatura para facilitar a circulação dos TPC e zonas de paragem, mantendo-se o estacionamento existente. Considera-se ainda a realização de trabalhos preparatórios e acessórios reportados à logística de preparação da intervenção no terreno, considerando não da constituição de estaleiro à sinalização, guardas de proteção e outros trabalhos inerentes à intervenção. Pretende-se com a Operação superar as tradicionais limitações aos modos suaves, com particular atenção aos contextos pedonais, seja numa maior articulação em termos de ligação modal com outras formas de transporte, caso dos TP. Prevê-se também a criação de vias não orientadas para o automóvel mas incentivadoras à utilização suave, considerando que o recente crescimento urbano têm ocorrido ao longo de vias rodoviárias nacionais e municipais com um desenho centrado no automóvel como ‘elemento dominante’, dando continuidade com novas intervenções integradoras de percursos em rede, às anteriores exceções de vias dedicadas, associadas a novos loteamentos urbanos e periurbanos, mas que apresentavam reduzido impacto, pois na sua maioria são vias com características muito locais. A aposta na promoção da mobilidade suave, particularmente a pedonal, vai implementar no território da Freguesia uma rede de percursos devidamente tratados onde se valoriza a sua proximidade a zonas onde fazem falta, espaços urbanos e contínuos periurbanos, equipamentos públicos e áreas de serviços.
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICIPIO DE SESIMBRA
Distribuição geográfica do financiamento
84,39 mil €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
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Sesimbra 84,39 mil € ,