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Ficha de projeto

Nome

Loures Ciclável - Troço Moscavide Portela Sacavém .

Valor de financiamento

111,59 mil € .

Valor executado

111,59 mil € .

Código de operação

LISBOA-08-1406-FEDER-000012 .

Data de conclusão

15.05.2017 .

Sumário

A presente candidatura assenta em duas componentes: • Estudos, Pareceres, Projetos e Consultoria • Construções diversas A componente Estudos, Pareceres, Projetos e Consultoria refere-se ao levantamento topográfico realizado no âmbito do projeto de execução. Tem um custo de 6.000,01€ acrescido de Iva. A Componente Construções diversas com um custo de 203.587,71€ acrescido de Iva, diz respeito à empreitada de execução de um Percurso Ciclável Moscavide–Portela–Sacavém, no concelho de Loures, com uma dimensão de cerca de 2.600 m, inserida num espaço público urbano contido por uma malha urbana heterogénea mas com grande densidade populacional. Este projeto teve em consideração os diferentes modos de transporte, pretendendo-se com este percurso que a utilização da bicicleta seja, sempre que possível, privilegiada face aos demais meios de transporte, não só como modo de recreio e lazer, mas igualmente como meio de locomoção quotidiano. A execução da ciclovia passa pela realização de intervenções diversas em 13 troços, que se apresentam: Troço 1 – Próximo da estação do Metro de Moscavide, e face à densa ocupação rodoviária e escassez de área disponível, apenas será implementado um estacionamento para bicicletas devidamente sinalizado, junto à entrada do metro de Moscavide. Troço 2 – Troço de atravessamento na Praça José de Queiroz, onde se prevê a criação de uma pista ciclável bidirecional, dedicada e segregada da circulação automóvel, com remoção de pavimentos existentes, construção de pavimentos e lancis e colocação de sinalização. Troço 3 – Rampa de acesso à Urbanização do Cristo Rei, sem qualquer tipo de intervenção. Troço 4 – Inserido na Urbanização do Cristo Rei, prevê-se uma solução de via banalizada (coexistência) onde o espaço é partilhado entre veículos motorizados e as bicicletas. Neste sentido serão adotadas medidas de acalmia de Tráfego, com passadeiras sobrelevadas e reforço de sinalização vertical e horizontal. No final deste troço junto ao jardim do cristo rei será contruído um pequeno troço em Pista ciclável bidirecional, dedicada e segregada da circulação automóvel, com remoção de pavimentos existentes, construção de pavimentos e lancis e colocação de sinalização. Troço 5 – Existente nos Jardins do Cristo Rei com um perfil ciclável atual partilhado com os peões, neste troço apenas serão executadas melhorias ao nível dos lancis (inexistentes) construção de rampa de acesso junto do troço 4 e colocação de sinalização vertical. Troço 6 – Situado entre o cruzamento da Av. dos Descobrimentos e a Rua do Seminário, neste troço será executada uma pista ciclável bidirecional, dedicada à bicicleta e segregada do trânsito, será também paralelamente, construído um passeio pedonal por forma a facilitar a deslocação de peões sem que estes interfiram com a pista ciclável, no entanto para a execução deste percurso pedonal é necessário a remoção de alguns arbustos, árvores, lancis e pavimentos, para posterior construção de muretes, escadas, pavimentos e lancis. Neste troço será ainda necessário rever as características geométricas do cruzamento rodoviário, no sentido de serem estabelecidas medidas de acalmia de Tráfego, com passadeiras sobrelevadas e reforço de sinalização vertical. Troço 7 – Neste troço será criada uma faixa ciclável bidirecional, dedicada à bicicleta, na faixa de rodagem com separação física através de lancil e separação visual por coloração diferenciada de pavimento. Também haverá a necessidade de deslocação de paragem existente, construção de passeios e rampas de acesso e sinalização vertical e horizontal. Troço 8 – A implantar junto ao Jardim Almeida Garrett, em Pista ciclável bidirecional, dedicada à bicicleta segregada da circulação automóvel. No final deste troço será implantado uma solução mista de perfil pista ciclável partilhada entre peões e bicicletas. Serão demolidos pavimentos lancis vedação e vegetação para a construção de novos lancis, pavimentos e sinalização. Troço 9 - O perfil transversal neste troço (Avenida da República) será em faixa ciclável com separação física contiguo à faixa de circulação, fazendo-se o atravessamento para a Rua Mouzinho de Albuquerque (junto às piscinas), perpendicularmente à via de circulação por forma a aceder a um pequeno troço em pista ciclável exclusiva, e proporcionar segurança aos seus utilizadores. Neste troço haverá a necessidade da eliminação de quatro lugares de estacionamento adjacente ao complexo das piscinas, balizadores e remoção de algumas pinturas de pavimento. Troço 10 – Troço implantado na Rua Mouzinho de Albuquerque, o perfil transversal será em faixa ciclável unidirecional, espaço de circulação contíguo à faixa de circulação. No entanto o traço de separação será descontinuo devido à existência de paragens de autocarro em ambos os sentidos. Neste troço no seu inicio e no seu final, o ciclista é afastado da circulação rodoviária através de pista ciclável exclusiva, dedicada e fisicamente segregável (bidirecional), por forma a prevenir a segurança dos utilizadores de bicicletas face à aproximação de rotundas. Serão colocados balizadores como separação física e coloração visual do pavimento. Troço 11 – Troço implantado na Rua Mouzinho de Albuquerque semelhante ao troço anterior, com o perfil transversal em faixa contigua à faixa de rodagem com separação fisica (balizadores) e visual, por traço contiguo e ou interrompida (na intercepção do estacionamento). Troço 12 – Troço implantado na Azinhaga do Cabeço com perfil transversal em pista ciclável exclusica bidirecional. Troço 13 – Com início na Azinhaga do Cabeço, com perfil transversal em pista ciclável exclusica bidirecional. Este troço tem como finalidade a união entre as duas redes , a agora apresentada em projecto de execução e a já existente na Avenida Estado da Índia. As dimensões e tipos de sinais a utilizar são os referidos nas Disposições e Normas da Ex-J.A.E., bem como no Regulamento do Código da Estrada. O estudo de sinalização empreendido teve como especial preocupação que os dispositivos de sinalização a colocar ou materializar sejam rápida e facilmente interpretados pelo utente, promovendo a regularidade, fluidez e segurança de circulação. Foi realizado o levantamento da sinalização existente de modo a refletir-se na proposta apresentada e retificar as principais deficiências detetadas na área a intervir. A sinalização prevista será constituída essencialmente por: • Marcas rodoviárias; • Sinalização vertical. Nas peças desenhadas, apresenta-se o esquema geral de toda a sinalização bem como os pormenores dos dispositivos a aplicar ou materializar. Em virtude do percurso da ciclovia estar inserido em meio urbano foi efetuado o dimensionamento das marcas rodoviárias com valores compatíveis com a velocidade 40-60 Km/h.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

111,59 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Loures 111,59 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.10.2024