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Projeto Portugal 2020

Escola Básica da Quinta da Alegria - Reabilitação do edifício escolar e logradouro

Ficha de projeto

Nome

Escola Básica da Quinta da Alegria - Reabilitação do edifício escolar e logradouro .

Valor de financiamento

292,9 mil € .

Valor executado

292,9 mil € .

Código de operação

LISBOA-07-5673-FEDER-000023 .

Data de conclusão

08.03.2018 .

Sumário

A Escola Básica da Quinta da Alegria situa-se numa zona urbana consolidada da Freguesia de Moscavide. Trata-se de um lote escolar com logradouro de recreio com a área de implantação de 711,000 m². A intervenção consiste na requalificação e ampliação do edifício centrada nos seguintes parâmetros: Adequa uma sala de aula anteriormente destinada ao Ensino Básico para uma Sala dedicada ao Jardim-de-infância, ao nível do piso 0; A intervenção visa a ampliação do equipamento de ensino, minimizando intervenções de alteração estrutural. Adequa e propõe a ampliação da área da cozinha, passando a estar dotada de uma capacidade de confeção de 250 refeições diárias; As instalações sanitárias são remodeladas no geral, garantindo a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada ao nível do piso 0 (respeitando o estipulado no Dec. Lei nº 163/2006). Distingue as duas áreas escolares: EB1 e JI; Reduz ligeiramente a área fenestrada e abre vãos onde são necessários em virtude das alterações introduzidas. Foram preservadas as aberturas dos vãos existentes tanto quanto possível, encerrando alguns vãos na forma de bandeira, colaterais aos vãos maiores. No geral garante-se em média 15% de iluminação natural por sala. A intervenção ao nível estrutural é efetuada a 3 níveis: Demolição da cobertura existente sobre o refeitório e construção de nova sala de Aula, no piso 1; Construção de cobertura translúcida no pátio interior; e as, Intervenções de reabilitação estrutural do edifícios existente a manter. O objetivo nas opções tomadas centra-se na intenção de minimizar a intervenção, reduzindo a possibilidade de incompatibilidades entre materiais e sistemas construtivos, evitando trabalhos acessórios. Com estas alterações, o edifício mantém os 2 pisos (0 e 1), passando a ser composto por: Piso 0 (térreo) Entrada principal e escada de acesso ao piso 1; Um núcleo para ensino básico com 2 salas de aula e respetivo hall de distribuição e Instalações Sanitárias; Sala para a associação de pais; Um núcleo para Jardim-de-infância 2 salas de aula e respetivo hall de distribuição e Instalações Sanitárias; Cozinha, com despensa, sala de sujos e Instalações Sanitárias para funcionários; Sala de funcionários; Refeitório; Sala polivalente; Sala de direção; Sala de professores; Instalações Sanitárias funcionários Arrumos/áreas técnicas; Piso 1 Um núcleo para ensino básico com 2 salas de aula e respetivo hall de distribuição e Instalações Sanitárias; Um núcleo para ensino básico com 3 salas de aula e respetivo hall de distribuição e Instalações Sanitárias; Logradouro – Relativamente a esta ação pretende-se diversas alterações, nomeadamente ao nível de: 1. Organização – articulação – circulação Existem duas entradas pedonais para o recinto escolar, sendo utilizada neste momento como entrada principal a existente no alinhamento da porta de entrada no edifício. Propõem-se a resolução das seguintes questões: - Verificaram-se algumas questões de falta de segurança nos acessos ao recinto escolar, nomeadamente: - O passeio não cumpre a largura livre mínima regulamentar, 1.20m de profundidade em frente à porta, em espaço público - O patamar de receção é manifestamente reduzido para receber os alunos que normalmente chegam à mesma hora ao recinto; - As escadas posicionam-se imediatamente a seguir ao curto patamar, num só lance, com dimensão de degraus não adequados para espaços exteriores; - Não existe área útil na imediação para alterar o posicionamento da escada de forma adequada e funcional. Como solução, a proposta de intervenção altera a entrada principal para a existente a norte do recinto, na extremidade da vedação. Desta forma procurou-se conciliar as condicionantes de segurança, funcionalidade e circulação: Prevê-se então a ampliação do patamar, com construção de um lance de escada em ligação com o segundo lance de rampa existente, através de patamar intermédio, alinhada com a entrada do edifício. Desta forma conciliou-se as estruturas existentes com as novas tanto quanto possível, garantindo igualmente a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada. 2. Multiusos / Polivalências Existe um campo desportivo a sul do terreno, com 2 balizas com pavimento em relativo bom estado de conservação, necessitando apenas de reparação na área de canteiro a eliminar e ligeiras correções no restante. Este campo assume com esta proposta um carácter multidesportivo, recebendo 2 postes com cestos de basket e marcações renovadas. O recreio vocacionado para os alunos do ensino básico, vai ainda ter uma área coberta – renovada e ampliada, com pavimentação que irá conferir uma área de conforto para estadia e lazer, com a implantação de pequenos equipamentos, assim como uma pista pequena de atletismo paralelamente, constituindo assim um espaço de convívio por excelência. O topo do canteiro existente que se desenvolve no alinhamento do muro da rua e que acompanha o topo desta área multidesporto e lazer, é convertido num banco que poderá servir para apoiar a assistência de atividades ao ar livre. 3. Correspondências interior/exterior Basicamente, mantém-se a correspondência entre a ocupação do espaço interior do edifício com a área de recreio no exterior. A ligação é imediata, através das salas de aula ao nível do piso 0 e próxima para os utilizadores do piso 1. O Jardim-de-infância mantém a área ocupada no exterior atualmente visto ser o espaço livre mais próximo das salas correspondentes. 4. DIVERSOS Água - Prevê-se a implementação de bocas de rega e rega gota a gota; Solo - Mantém-se inalterável com exceção da área de pavimentação com amortecimento de queda na área do grande equipamento do jardim de infância, que requer a execução de uma caixa para aplicação do pavimento. Modelação - O terreno não requer trabalhos de modelação. Pavimentos - São mantidos os pavimentos na generalidade, com a respectiva reparação e pintura nalgumas áreas de pavimento em betão esquartelado. Escadas - São eliminadas duas escadas e executadas novas acessibilidades conforme planta. Equipamentos - Foram seleccionados equipamentos tendo em consideração as faixas etárias dos alunos, assim como segurança e atractividade. Vegetação - É mantida na generalidade, renovada e acrescentadas arvores pela necessidade de ensombramento e enquadramento, conforme planta.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

292,9 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Loures 292,9 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024