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Ficha de projeto

Nome

Conservação e Restauro do Teto da Igreja de São Pedro .

Valor de financiamento

120,78 mil € .

Valor executado

120,78 mil € .

Código de operação

CENTRO-07-2114-FEDER-000001 .

Data de conclusão

31.12.2017 .

Sumário

A Igreja de São Pedro foi classificada como Monumento Nacional por Decreto em 16 de junho de 1910 e implanta-se entre os Largos de S. Pedro e Wellington da União das Freguesias de Torres Vedras e Matacães, em pleno centro histórico da cidade de Torres Vedras. A par de Santa Maria do Castelo, a Igreja de São Pedro é a mais antiga das quatro matrizes da cidade e a segunda, em precedência, a seguir àquela. Sabe-se que já existia no reinado de D. Afonso Henriques, mas foi totalmente reconstruída no início do século XVI, sofrendo nova reconstrução após o terramoto de 1755. Apresenta planta longitudinal e a cabeceira voltada a poente, como era costume nas igrejas medievais. Tem uma pequena sacristia que comunica com a Casa da Irmandade dos Clérigos Pobres, onde, em 1929, funcionou o Museu Municipal, e onde funciona, atualmente, o Cartório Paroquial. Trata-se de uma interessantíssima sala, cujas paredes são forradas com azulejos figurativos setecentistas, com base em gravuras de Cláudio Coelho, e o teto com quatro telas de Bernardo de Oliveira Góis, representando os evangelistas. A torre sineira, adossada à direita da igreja, é de planta quadrangular. O corpo da igreja é de três naves de quatro tramos, separadas por arcos plenos sobre oito colunas com capitéis toscanos, sendo os arcos do último tramo manuelinos, com representação de flores estilizadas. A presente operação recai sobre o teto da nave central, obra do século XVIII. O teto, em mau estado de conservação, apresenta configuração abobadada, com forro em madeira pintada. O aspeto reticulado das molduras decoradas com pintura de ornatos e motivos vegetalistas em dourado, azul, verde e vermelho, marca os caixotões que compõem a obra. O caixotão é composto por apainelado interior liso, com repintura de cor branca, com moldura interior sem decoração. Apenas o caixotão que marca o centro do conjunto decorativo tem o seu interior decorado, com pintura de brasão de armas, completado, também, por motivos vegetalistas de grinalda e flores. O conjunto é constituído por um total de 35 ‘falsos’ caixotões - 5 panos com 7 caixotões cada – que assenta em toda a volta em sanca em madeira moldada. Apresenta área total de 210m2. A divisão entre todos os caixotões é feita pelas tábuas planas policromadas, que marcam toda a vista vertical e horizontal do conjunto. A técnica construtiva do caixotão contempla dois planos – um primeiro, de fundo, diretamente pregado à estrutura de suporte, em que temos as tábuas lisas de fundo num total de 7 ou 8 (com aproximadamente 310 cm de comprimento); diretamente sobre estas, está pregada a moldura moldada interior e no seu contorno e num plano superior (com o auxilio de tacos de madeira) uma moldura moldada exterior acompanhada por tábuas planas e policromadas (ornatos e motivos vegetalistas). Com vista a recuperação e colocação do teto será necessário proceder à realização do conjunto de trabalhos de conservação e restauro que seguidamente se elencam: 1. Revisão da fixação das camadas cromáticas; 2. Limpeza mecânica da madeira de suporte e remoção do material lenhoso degradado; 3. Remoção de elementos metálicos oxidados; 4. Desinfestação das madeiras de suporte; 5. Consolidação do suporte lenhoso; 6. Execução de forro de suporte, em madeira de casquinha, com as características necessárias à sua função, devidamente imunizada, onde será posteriormente fixado o conjunto decorativo; 7. Preenchimento das lacunas de suporte - reintegração volumétrica – com novo material lenhoso, compatível com o original, previamente imunizado; 8. Realização de testes de solventes com vista à limpeza química; 9. Limpeza química da superfície pictórica; 10. Preparação das superfícies com vista à reintegração cromática - aplicação da camada preparatória e seu nivelamento, até se conseguir uma superfície lisa e sem irregularidades; 11. Reintegração cromática, usando pigmentos naturais em resina acrílica; 12. Montagem do conjunto no local, por fixação com elemen

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

120,78 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Torres Vedras 120,78 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024