Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Projeto Portugal 2020

CICLOVIAS URBANAS DE SOURE E REDE DE PARQUES DE ESTACIONAMENTO

Ficha de projeto

Nome

CICLOVIAS URBANAS DE SOURE E REDE DE PARQUES DE ESTACIONAMENTO .

Valor de financiamento

998,75 mil € .

Valor executado

972,99 mil € .

Código de operação

CENTRO-06-1406-FEDER-000108 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

A operação CICLOVIAS URBANAS DE SOURE + PONTE PEDONAL visa concretizar as opções da “Ficha de Ação 1 – SOURE” no PAMUS, e que se destina à realização de um “agrafo” ciclável e pedonal entre as polaridades mais distantes da vila de Soure (Parque Escolar e Estação CF). A intervenção articula toda a malha urbana na relação com a procura e oferta de modos suaves de circulação. Troço 1-2: O troço da ciclovia objeto de candidatura inicia-se em local contiguo ao parque de estacionamento da CP (Estação de Soure). Propomos uma nova organização funcional em frente da estação, com reforço da sua axialidade e proteção ao edifício de forma a dignificá-lo, criando lugares para estacionamento automóvel e uma zona para estacionamento automóvel e bicicletas elétricas partilhadas, tudo com alimentação elétrica. A rotunda do entroncamento será refeita com desenho mais apropriado com manutenção do cedro existente e reforço de mais uma área com vegetação definida em mapa de medições. Este modelo de rotunda será utlizado um pouco mais à frente (nº 3) com uso de árvore diferente (sobreiro) e axialidade diferente. Troço 2-3: Este troço entre entroncamentos encontra-se um pouco ao abandono com muita vegetação daninha nas calçadas sendo fundamental pavimentar alguns pequenos troços não pavimentados sobretudo em zonas de entradas para propriedades e remates com muros e contra lancis. Todo o gradeamento que surge num dos lados do passeio será mantido uma vez que neste lado os carros continuarão a aproximarem-se dos peões. Outrora este troço urbano era muito movimentado já que aqui se situava a antiga escola secundária tendo sido demolidos os seus pavilhões com arquitetura algo precária. Talvez fosse interessante repensar na reutilização deste terreno para reforçar o valor da habitacional da vila. A rotunda do segundo entroncamento será também reformulada aplicando-se o desenho de rotunda já ensaiada, mas aqui com menores raios, plantando-se um sobreiro no seu interior. Troço 3-4: O troço compreendido entre estes pontos é uma zona consolidada com passeios protegidos por grades e um coberto vegetal denso já que existem majestosas copas de plátanos e choupos. Este troço será também reformulado com a redefinição do perfil transversal, de forma a incluir a via ciclável. Troço 4-5: O troço une o centro histórico com a sua expansão a poente, onde existe a estação de caminho de ferro da linha do norte/ sul e a parte do concelho que vive na fronteira do rio Pranto, a poente da Vila. A ponte há longos anos que necessita de medidas de valorização já que o seu perfil, para os tempos atuais, é claramente diminuto. Os carros possuem larguras superiores, os peões têm este novo passeio, em muito ligeiro plano inclinado, foi desenhado para permitir receber também uma passadeira que será criada no topo da escada que acede ao parque da Várzea permitindo deste modo que o parque tenha acesso seguro a partir desta nova via pedonal. As novas zonas pedonais e ciclovias terão de conviver, de forma ordeira, mitigando qualquer risco de potencial conflito e acidente entre ambos os utilizadores. A partir da praceta da rua do Outeiro, que é desenhada para fazer a transição entre o perfil da ponte e o troço da rua principal, esta terá perfil com passeios, ciclovias e via rodoviária com faixa central à mesma cota tendo os veículos permissão para invasão das ciclovias em caso de cruzamento entre veículos. Troço 5-6: Este troço corresponde à zona central da vila envolvendo as duas principais praças urbanas da Vila - largo dos Heróis e largo dos Combatentes da Grande Guerra. A presente intervenção permitirá reforçar a qualidade dos espaços urbanos ao longo do eixo urbano. Este troço terá via partilhada ao mesmo tempo que alargaremos os passeios e redefiniremos a ligação entre a avenida Conselheiro Matoso e a Rua Combatentes da Grande Guerra. Troço 6-7: Este troço envolve uma área com alguns constrangimentos na largura dos passeios e o entroncamento junto ao tribunal é um nó complexo

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

998,75 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Soure 998,75 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
30.04.2024