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Projeto Portugal 2020

Construção de ciclovia e via pedonal entre Carregal do Sal e Oliveirinha

Ficha de projeto

Nome

Construção de ciclovia e via pedonal entre Carregal do Sal e Oliveirinha .

Valor de financiamento

621,82 mil € .

Valor executado

621,82 mil € .

Código de operação

CENTRO-06-1406-FEDER-000073 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

A operação pretende requalificar e melhorar as condições de circulação pedonal e ciclável na Estrada Municipal que liga Carregal do Sal a Oliveirinha, uma das principais vias de entrada/saída do centro da vila e de acesso a outras localidades vizinhas (Alvarelhos; Oliveira do Conde) e onde se desenvolvem vários lotes habitacionais, de serviços e de comércio. Através da intervenção proposta, o Município de Carregal do Sal pretende promover a mobilidade sustentável e os respetivos ganhos ambientais (diminuição da emissão de GEE e ruído), diminuir a sinistralidade rodoviária e proporcionar melhorias de segurança na circulação que decorre nesta área. Assim, a implementação de soluções de mobilidade sustentável e acessível aumenta o leque de opções nos acessos ao centro urbano da vila, estimulando a circulação pedonal e em bicicleta. Atualmente, a circulação pedonal/ciclável é feita pelas bermas não pavimentadas e pouco definidas, o que se traduz num risco de segurança para os transeuntes. Além disso, a configuração da via favorece também estacionamentos nas valetas, com problemas acrescidos para a circulação pedonal. Perante este contexto, a Câmara Municipal de Carregal do Sal considera de extrema importância esta intervenção, no sentido de dotar a via de condições adequadas à mobilidade suave e reforçar a sua segurança. A requalificação e consequente infraestruturação desta via permitem não só criar novas dinâmicas de deslocação mais diversificadas (pedonal, bicicleta, trotinetas, patins, skate, etc), sustentáveis e acessíveis a todos, ao mesmo tempo que favorece a ligação entre as povoações e o centro da vila. De igual modo, com a criação da ciclovia e dos passeios, assim como dos estacionamentos e de zonas de vegetação, consegue mudar-se a caracterização do perfil da via, refletindo-se não só numa acalmia de tráfego através da redução da velocidade no tráfego automóvel que muitas vezes é aqui excedida, como numa maior proteção aos transeuntes e às propriedades privadas. Para além dos canteiros existentes ao longo do percurso, haverá também uma zona de carácter mais natural, por onde o percurso é pontualmente desviado, proporcionando assim uma experiência mais afastada da via de tráfego, passando por entre vegetação e zonas de descanso. Nesta zona encontram-se zonas de canteiro definidas, uma área de grama, bancos, estacionamentos para bicicletas e um bebedouro. Nesta área o percurso faz-se sobre saibro compactado em vez do pavê, de formaa intensificar um pouco mais o contacto direto com a natureza e favorecer a paragem e o descanso.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

621,82 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Carregal do Sal 621,82 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
30.04.2024