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Projeto Portugal 2020

Requalificação e Modernização da Escola Básica Integrada de Mira

Ficha de projeto

Nome

Requalificação e Modernização da Escola Básica Integrada de Mira .

Valor de financiamento

114,04 mil € .

Valor executado

113,48 mil € .

Código de operação

CENTRO-03-5673-FEDER-000089 .

Data de conclusão

22.01.2018 .

Sumário

Atualmente, a EBI de Mira é composta por três Blocos, independentes, destinados a salas de aula, serviços e gabinetes, e ainda um bloco destinado a refeitório, aos quais acresceu em momento posterior, o edifício do primeiro ciclo, que acolhe os alunos do primeiro ciclo do ensino básico, bem como os alunos com necessidades especiais de todo o Município. Os edifícios que compõem este estabelecimento de ensino foram construídos em 1974 e 1990 respetivamente, mantendo a sua configuração e caraterísticas originais, sem quaisquer alterações significativas ao longo dos anos, até aos dias de hoje. Os mesmos apresentam patologias estruturais e funcionais gravíssimas, assim como a desatualização dos espaços e mobiliário escolar quer no interior quer no exterior. A EBI Mira encontra-se, assim, em avançado estado de degradação. Por via da intervenção realizada no início do ano de 2015, foram supridas as deficiências mais graves e que reclamavam maior urgência na intervenção, designadamente com a reativação do Bloco B. O presente projeto reverte uma natureza imprescindível, na medida em que esta escola acolhe todos os alunos do 2º Ciclo oriundos das 4 freguesias do Concelho, sendo que no respetivo refeitório são confecionadas refeições para todos os alunos desse grau de ensino e ainda para um número significativo de alunos do ensino pré-escolar. Este projeto tem assim como principal e fundamental objetivo a recuperação parcial do edifício do refeitório/cantina, e do bloco A, melhorando significativamente o bem-estar dos alunos e docentes, assim como, garantir as condições de higiene, segurança e acessibilidades exigidas. Proceder-se-á a uma pintura integral do seu interior, colocação de novo pavimento nas salas de aula e circulação, assim como nova iluminação e novas portas interiores. Pretende-se ainda dotar o equipamento existente de instrumentos de resposta mais eficazes às necessidades e ambições subjacentes aos projetos educativos, nomeadamente uma Sala Snoezelen e Bar/Sala de Convívio. Traduzindo-se a intenção num enriquecimento programático que implicará uma reorganização do edifício existente. A existência no Agrupamento de Escolas de Mira de duas Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo (uma de Pré-Escolar, do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e outra do 3.º Ciclo e Ensino Secundário), sucedâneas da Sala TEACCH, como modelo de intervenção educativa para crianças com Perturbações do Espectro do Autismo e a existência de mais de uma centena de alunos referenciados como portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE), torna necessário a construção de uma sala de estimulação multissensorial, por forma a proporcionar respostas adequadas a este tipo de alunos, possibilitando uma verdadeira inclusão e sucesso educativo. A sala de estimulação sensorial destina-se a todos os alunos com NEE abrangidos pelo Decreto-Lei 3/2008, dos vários níveis de ensino: alunos a frequentar as duas Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo (UEEA); alunos com paralisia cerebral; alunos da Intervenção Precoce; alunos abrangidos pela alínea e) Currículo Específico Individual, do referido decretam; outros alunos com NEE. A Sala de Estimulação Multissensorial proporciona conforto, através do uso de estímulos controlados, e oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas. Esta sala permitirá acrescentar um contributo decisivo para crianças e jovens com perturbação autista, uma vez que estas, têm frequentemente problemas de integração sensorial, isto é, não organizam ou avaliam corretamente os estímulos sensoriais que o meio lhes fornece. A construção de um espaço multissensorial, interativo e inteligente, permitirá à criança a criação de expressões das suas experiências sensoriais, para que aqueles que a rodeiam possam,

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

114,04 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Mira 114,04 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
30.04.2024