Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Ficha de projeto

Nome

AgroCentro .

Valor de financiamento

209,97 mil € .

Valor executado

194,11 mil € .

Código de operação

CENTRO-02-0752-FEDER-000003 .

Data de conclusão

31.03.2018 .

Sumário

O projeto AgroCentro é uma iniciativa coletiva de internacionalização dos setor agroalimentar da Região Centro com enfoque na concretização de medidas de apoio à promoção e valorização do potencial de internacionalização das categorias de produtos agroalimentares com maior valor acrescentado e capacidade competitiva nos mercados internacionais, baseada nos recursos endógenos da Região Centro. Este esforço de promoção internacional do setor agroalimentar da região a nível internacional pretende-se inovador e sustentado em ações de valorização dos recursos endógenos e de criação de estratégias de marketing e promoção inovadoras e sofisticadas, baseadas em caraterísticas imateriais diferenciadoras ligadas ao mundo rural regional, largamente valorizada em mercados mais exigentes a nível internacional. O projeto AgroCentro é uma clara aposta na plataforma de inovação 2-Valorização e uso eficiente dos recursos endógenos naturais, definida na RIS 3 regional, visando o desenvolvimento das cadeias de valor associadas aos recursos endógenos naturais, nomeadamente pela capacitação da economia regional para uma comercialização especializada de produtos agroalimentares, sobretudo nos mercados internacionais específicos e na plataforma de inovação 4- Inovação territorial, pelo desenvolvimento de soluções integradoras de valorização e comercialização de produtos e serviços baseados em recursos endógenos. Todas as ações do projeto contemplam a promoção e estímulo da participação dos diferentes atores regionais estando contempladas, para além das ações de promoção e convite à participação transversais ao projeto, reuniões de trabalho e ações de contato direto com diferentes atores. Esta metodologia assenta em 5 fases sucessivas que asseguram um projeto sustentado, participado e interativo a nível regional pelos diferentes atores regionais: Fase 1: Criação e partilha de conhecimento – diagnóstico e definição da estratégia de internacionalização para o setor agroalimentar da região centro Fase 2: Consolidação da estratégia – capacitação para a internacionalização e partilha de conhecimento Fase 3: Ações de internacionalização para promoção internacional da oferta regional das categorias de produtos selecionados de acordo com a estratégia definida Fase 4: Ações de promoção do projeto e divulgação de resultados (Transversal) com o objetivo de assegurar a ampla publicitação do projeto e dos seus resultados e facultar informação e acesso livre e universal a todas as ferramentas e conhecimentos produzidos no projeto por todos os atores regionais interessados Fase 5: Gestão técnica do projeto (transversal) – integrando mecanismos de implementação do projeto, monitorização e avaliação numa lógica de melhoria contínua de processos, racionalização de uso de recursos e e otimização dos resultados e objetivos do projeto. A concretização desta metodologia passa pela realização de 5 atividades, correspondentes a cada fase da metodologia definida que congregam diversas ações concretas a implementar durante 24 meses de execução do projeto. Beneficiando de uma estreita articulação com outros projetos de internacionalização já em curso na entidade, o projeto será igualmente potenciador de uma melhoria da eficácia e pertinência (cumprimento de indicadores de objetivos e resultados) destes projetos, sendo que a mais-valia decorrente da produção de conhecimento no âmbito deste projeto será ainda apropriada por outros atores regionais, sobretudo naqueles que mantêm relações de parceria e/ou pertença com a INOVCLUSTER e com ele partilham e fomentam a difusão de conhecimento e o esforço de apoio às empresas regionais e à dinamização da economia regional do setor agroalimentar. Assim, e por atividade (A), o projeto contempla as seguintes ações: A1. Elaboração de diagnóstico e plano de internacionalização estratégico para o setor agroalimentar da região Centro 1.1. Contratação de serviços de consultoria especializada para: • Identificação e carater

Distribuição geográfica do financiamento

209,97 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por região

1 região financiada .

  • Centro 209,97 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
30.04.2024