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Projeto Portugal 2020

Modernização e Capacitação da Administração Pública - Município de Cuba

Ficha de projeto

Nome

Modernização e Capacitação da Administração Pública - Município de Cuba .

Valor de financiamento

153,99 mil € .

Valor executado

153,6 mil € .

Código de operação

ALT20-09-0550-FEDER-000008 .

Data de conclusão

28.04.2023 .

Sumário

Numa sociedade que se quer desenvolvida, todos os cidadãos devem ter acesso aos serviços públicos municipais de forma generalizada e com a melhor conveniência para si. Neste sentido o Município de Cuba, pese embora todos os esforços no sentido de prestar esses serviços de forma diferenciada e acessível a todos, quer por indisponibilidade dos meios físicos, humanos e principalmente por indisponibilidade de meios tecnológicos, não o executa nos termos que a sua "Visão" pretende. É pois responsabilidade do Município a adoção de medidas internas que, embora tenham elevados custos de implementação, irão permitir que todos os contribuintes do concelho possam, efetivamente, ter um tratamento igual em situações de acesso aos serviços diferentes. Por outro lado, esta abertura de disponibilidade de acesso aos serviços públicos pelos munícipes, através de outros canais, permite que os processos internos de receção, análise, estudo, decisão e comunicação dos mesmos, possa ser totalmente suportado através das plataformas tecnológicas a instalar no município, dotando-o das ferramentas necessárias para o efeito. Pelo exposto, exige-se a ligação de todos os locais municipais de interação com a população, de interação entre os serviços e de decisão e comunicação que estejam ligados em rede, suportados na mesma plataforma, disponibilizando em todo o momento e em todos os locais a disponibilidade dos dados relativos aos processos dos munícipes. Trata-se da Uniformização de Infraestruturas Tecnológicas, Desmaterialização Tecnológica de Processos e Atendimento ao Munícipe Descentralizado. A primeira fase do processo de Modernização e Capacitação do Município de Cuba (a qual é objeto da presente candidatura), dotará o mesmo das infraestruturas de "hardware" e "software" necessárias à segunda fase do projeto, no qual o Município pretende abrir novos canais de acesso aos serviços públicos municipais, ao público em geral. Importa aqui referir o necessário trabalho de desenho dos atuais modelos de interação com os munícipes, desde a génese ou pedido, à resposta ao mesmo e arquivo desta nos serviços respetivos. Todo este trabalho irá permitir que a promessa futura de interação digital seja uma realidade que cumpre as expetativas e não um mero projeto que não irá ao encontro das necessidades de interação presentes e futuras dos munícipes com os serviços municipais. Nesta primeira fase urge ligar os diferentes edifícios Municipais com fibra ótica entre eles, permitindo que a comunicação dos dados flua de forma eficiente, concentrando a plataforma de dados no centro de dados a instalar no edifício sede do Concelho no qual todo o sistema irá assentar, bem como a nova plataforma de comunicação entre serviços. Estas três intervenções, irão permitir instalar e desenvolver os restantes equipamentos e aplicações respetivamente, onde irá desenvolver-se as operações de digitalização e desmaterialização de processos internos, com o objetivo da posterior possibilidade de entrada dos dados ser feita eletronicamente pelos próprios munícipes. Esta fase de reengenharia dos processos internos, surge como um primeiro passo de internamente os colaboradores do Município compreenderem a sua atividade numa lógica desmaterializada (ainda que o momento de entrada dos processos seja promovida nos mesmos moldes como hoje é efetuado, pois pretende-se disponibilizar os outros canais de acesso aos serviços municipais apenas após a internalização dos novos processos - a entrada dos dados será feita nos balcões dos serviços municipais com um modelo idêntico [imagem] ao que no futuro os munícipes irão interagir com o Município, permitindo deste modo que se familiarizem os colaboradores com o processo e possam no futuro ser "evangelizadores" do processo junto dos munícipes), o que permitirá no futuro uma implementação mais fácil junto dos munícipes. A primeira fase do processo de Modernização e Capacitação do Município de Cuba, dotará o mesmo das infraestruturas de "hardware" e "software" necessárias à segunda fase do projeto, no qual o Município pretende abrir novos canais de acesso aos serviços públicos municipais, ao público em geral. Importa aqui referir o necessário trabalho de desenho dos atuais modelos de interação com os munícipes, desde a génese ou pedido, à resposta ao mesmo e arquivo desta nos serviços respetivos. Todo este trabalho irá permitir que a promessa futura de interação digital seja uma realidade que cumpre as expetativas e não um mero projeto que não irá ao encontro das necessidades de interação presentes e futuras dos munícipes com os serviços municipais.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

153,99 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Cuba 153,99 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024