Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Ficha de projeto

Nome

Promoção Turística do Concelho de Aljustrel - II .

Valor de financiamento

311,31 mil € .

Valor executado

311,31 mil € .

Código de operação

ALT20-08-2114-FEDER-000224 .

Data de conclusão

27.12.2023 .

Sumário

O produto turístico revela-se particularmente especifico uma vez que é baseado numa multiplicidade de recursos que têm de ser convertidos num único produto, coerente e sedutor, capaz de ser comercializado e consumido. No caso concreto de Aljustrel, a estratégia passa por promover um território que merece ser visitado, onde é bom viver e onde vale a pena investir. No mercado turístico, produção e consumo apresentam-se interligados de forma significativa e são interdependentes. O produto turístico possui aspetos específicos uma vez que se baseia em recursos dispersos, muitas vezes com características intangíveis e longe do conhecimento direto por parte do consumidor, daí este mercado depender em grande parte da promoção. É através da publicidade promocional que os recursos disponíveis se transformam em objetos de consumo e socialmente significantes. Neste sentido, fazer investimentos significativos nas infraestruturas turísticas sem que seja feita uma divulgação adequada e constante é condenar esses projetos ao fracasso. Por isso consideramos fazer todo o sentido a apresentação desta candidatura que procura abranger todas as áreas da promoção e da divulgação e contribuir para a sustentabilidade do projeto turístico global do concelho. Pretende-se, assim, com esta candidatura a implementação de ações estruturadas orientadas para a divulgação das potencialidades turísticas e patrimoniais do concelho destinadas a vários público-alvo, nomeadamente agentes económicos, visitantes e turistas. As ações previstas, patentes no Plano de Desenvolvimento Turístico do Concelho de Aljustrel e nos documentos estratégicos da política territorial como o PROT Alentejo e na Estratégia de Promoção Turística do Alentejo, promovem o carácter multifuncional dos espaços e a revitalização socioeconómicas dos mesmos, incentivando a dinamização económica, principalmente ao nível do comércio local e das atividades conexas. O Concelho de Aljustrel, apresenta neste momento um conjunto de atrativos com fortes potencialidades turísticas que importa promover, nomeadamente: o Forte identidade cultural mineira e Património mineiro com reconhecimento internacional; o Albufeira do Roxo como recurso de água estratégico; o Existência de alguma diversidade nos equipamentos culturais, com recursos endógenos potenciadores da atividade turística; o Gastronomia regional; o Amplo conjunto de recursos naturais, culturais e patrimoniais que proporcionam uma oferta turística diversificada, a par de uma crescente procura regional de locais relacionados com sítios arqueológicos, circuitos, património arquitetónico, artísticos e gastronómicos; o Entre outros. A requalificação da galeria mineira de Algares e as intervenções de recuperação ambiental das zonas mineiras desativadas de Aljustrel, irão favorecer a concretização futura de projetos de âmbito turístico, cientifico e lúdico-educativo, nomeadamente a constituição do Parque Mineiro de Aljustrel, considerado de extrema importância para o desenvolvimento do concelho. No intuito de captação de mais turistas para o consumo de produtos específicos deste destino, a estratégia definida neste projeto preconiza ações que facilitam e agilizam a mobilidade dentro da região, disponibilizando-se a informação necessária, em todos os pontos de chegada de turistas, para que estes tomem conhecimento do que podem fazer e de que forma podem chegar aos locais de interesse. Esta operação procura otimizar os recursos investidos pelo município, pela hotelaria e demais atores, através dum plano integrado que esteja definido em função duma estratégia comum. Esta abordagem poderá resultar em ações inovadoras, de responsabilidade partilhada, com reforçado potencial de atração de turistas. Neste sentido, a promoção deverá incluir todos os meios disponíveis pelo município para troca de informação com o "mercado", ou seja através do site oficial do município, de campanhas promocionais junto da imprensa especializada. Será também importante alargar a divulgação junto dos Travel Bloggers, que são já umas largas dezenas no espaço digital. A operação agora apresentada abrange a participação em feiras e certames do sector, ainda outras ações que utilizam as TICE, a sinalética, a produção de folhetos e outros instrumentos de aproximação e visibilidade do concelho (outdoors) e do seu património nos mercados e junto dos visitantes.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

311,31 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Aljustrel 311,31 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024