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Ficha de projeto

Nome

Caminhar...sobre rodas! .

Valor de financiamento

128,28 mil € .

Valor executado

128,28 mil € .

Código de operação

ALT20-06-4842-FEDER-000041 .

Data de conclusão

12.10.2020 .

Sumário

A operação consiste na aquisição de duas carrinhas adaptadas, para fazer face a uma necessidade crescente e premente de deslocação diária de clientes para as diversas atividades, dentro e fora da instituição, entre dois concelhos. Estas duas aquisições permitem assegurar o transporte entre habitações de clientes e paragens públicas de transporte. Com a dinâmica interventiva já conhecida na comunidade, este projeto torna-se imperioso para os clientes, colaboradores e famílias, ajudando a uma melhor qualidade de vida destes agentes, combatendo assim fatores de exclusão e proporcionando-lhes uma vida mais ativa. A nossa Instituição cresceu muito nos últimos anos, os nossos clientes envelheceram, entraram novos clientes com novas dependências e dificuldades de locomoção e alguns adoeceram e ficaram mais frágeis e com dependências físicas. Aos nossos colaboradores foi exigido ao longo dos anos, um esforço físico adicional e emocional para lidar com determinados casos e com determinadas situações e necessidades. Por tudo isto, e porque temos que diariamente fazer face elevado número de solicitações, entre atividades, reparações e melhoramentos, não tem a Associação condição financeira para assegurar a compra das duas viaturas que descrevemos anteriormente e torna-se primordial a implementação/viabilidade desta operação. Torna-se urgente a aquisição de um minibus adaptado, substituição de um existente com 411.000kms, correspondendo a muito mais horas de utilização, pela recolha e entrega de clientes, pelo funcionamento da plataforma elevatória, acresce muito no tempo efetivo de funcionamento do motor, pese embora não esteja em andamento. Como já anteriormente referido esta situação agrava a condição física dos colaboradores que asseguram o funcionamento manual da plataforma. Em 2017, este minibus fez 27.650kms, com várias interrupções para ir à oficina, fazendo muitas vezes com que a instituição tenha que alugar transportes alternativos, como ambulância e outros, para assegurar o transporte do dia-a-dia. A aquisição de outra viatura ligeira de 9 lugares, com capacidade para quatro cadeiras de rodas permitirá, a qualquer elemento da equipa a condução da mesma, diminuindo o tempo de transporte. Esta aquisição teria também um grande impacto no funcionamento dos Estabelecimentos Residenciais, uma vez que poderíamos melhorar o plano de atividades socioculturais, podendo aumentar o número de beneficiários das atividades, sem restrições de condicionamento de transportes de pessoas em cadeira de rodas. Seria uma grande mais-valia pela possibilidade de não ter restrições de horários, de fins de semana e feriados, uma vez que os nossos motoristas têm o seu tempo de afetação em dias úteis com as rotinas dos transportes entre Santarém/ Vale de Santarém/ Cartaxo, transportando diariamente um total de 198 clientes. As necessidades das famílias seriam mais facilmente ajustáveis, permitindo uma melhor conciliação com a sua vida familiar/profissional. Aumentaria a participação em atividades na comunidade, desportivas, socioculturais, a facilidade de acesso às consultas e exames de diagnóstico, sem grandes constrangimentos de horários face às rotinas dos transportes diários para as várias respostas e valências da Associação. A aquisição de uma viatura e a substituição do minibus adaptado, para além de proporcionar melhor qualidade de vida direta para os utilizadores, familiares e colaboradores, acresce do reforço da segurança nos transportes, preocupação da Instituição, uma vez que são transportados diariamente cerca de 60 clientes, só em transportes adaptados. Esta operação terá grandes impactos na vida institucional, além, das acima descritas, nos colaboradores/cuidadores dos clientes para além de reduzirmos o risco de avaria, que causa grande pressão emocional, permitirá mais deslocações adicionais com as condições adaptadas às cadeiras de rodas. A situação atual implica esforço físico adicional dos colaboradores, e a necessidade de aumentar o número de recursos humanos afetos aos transportes, pela necessidade de esforço físico. Relativamente à sustentabilidade da operação na instituição, a operação permitirá reduzir custos com oficinas, aluguer de viaturas adaptadas a cadeiras de rodas alternativas, que nem sempre estão disponíveis. Permitirá a clientes e colaboradores, circularem com maior segurança, pela diminuição do risco da avaria. Contribuirá para a felicidade e motivação de um grupo alargado de clientes e colaboradores.

Distribuição geográfica do financiamento

128,28 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

2 concelhos financiados .

  • Santarém 76,97 mil € ,
  • Cartaxo 51,31 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.10.2024