Projeto Portugal 2020
Melhoria da Mobilidade Urbana e Segurança Rodoviária no Concelho de Reguengos de Monsaraz: Requalificação e Modernização das Vias Pedonais na Cidade de Reguengos de Monsaraz - 1ª Fase
Ficha de projeto
Nome
Melhoria da Mobilidade Urbana e Segurança Rodoviária no Concelho de Reguengos de Monsaraz: Requalificação e Modernização das Vias Pedonais na Cidade de Reguengos de Monsaraz - 1ª Fase .Valor de financiamento
111,12 mil € .Valor executado
111,12 mil € .Código de operação
ALT20-04-1406-FEDER-000016 .Data de conclusão
12.04.2019 .Sumário
Este projeto está dividido em duas intervenções de extrema importância que embora distintos na sua tipologia acabaram por estar agregados. Assim o projeto da "Requalificação e Modernização das Vias Pedonais na Cidade de Reguengos de Monsaraz - 1ª Fase" consistirá na requalificação/ substituição da rede de abastecimento de água das Ruas 1ª de maio e Rua de Évora e na requalificação e no redesenhar das vias de circulação rodoviária e pedonal das referidas ruas. O Município de Reguengos de Monsaraz, atualmente, gere a rede de abastecimento em "baixa" do seu concelho caracterizando-se a mesma numa extensão de 109,9 km, dos quais 102,7 com mais de vinte anos e 21,3 totalmente em fibrocimento, com uma população de 10828 habitantes (dados: censos 2011), fornecendo água a 6745 ramais (ERSAR, 2015). Este trabalho permitirá a requalificação de 1910 metros de conduta de água em PEAD eletrosoldado de PN10, dividida por DN de 63mm, 90mm e 110mm nuns dos principais eixos da cidade de Reguengos de Monsaraz ocorrendo com isso o abandono gradual das tubagens de fibrocimento. Para além deste trabalho de suma importância ocorrerá uma operação muito mais estruturante no que à garantia de mobilidade, estacionamento e livre circulação de pessoas e veículos diz respeito. Assim o projeto garantirá uma largura miníma de 1,20 metros de corredor para peões, garantindo a boa circulação para a mobilidade condicionada, permitindo estabelecer, num dos sentidos das duas ruas, lugares de estacionamento uniformes com 2,5 metros de largura e 5 metros de comprimento. Este projeto também tem o cuidado, em termos rodoviários, com a travessia dos peões delimitando as passadeiras nos passeios com um núcleo arbustivo rasteiro de 1,5 x 2,5 metros permitindo uma perfeita visibilidade a condutores e peões para além da sobreelevação de cinco passadeiras, devidamente sinalizadas, que permitirão o abrandamento das viaturas nesta via. Os espaços serão ainda preenchidos pontualmente com mobiliário urbano adequado, pontos de rega e bocas de incêndio. Relativamente à materialidade, o projeto da "Requalificação e Modernização das Vias Pedonais na Cidade de Reguengos de Monsaraz - 1ª Fase" irá utilizar materialidades e desenhos totalmente integrados, até porque são as suas extensões, na Praça da Liberdade, Rua de São Marcos do Campo, Largo do Poço do Príncipe, Rua Joaquim Agostinho e Rua do Ultramar, garantindo-se assim uma só linguagem e a total integração de todas as fases no projeto basilar: Melhoria da Mobilidade Urbana e Segurança Rodoviária no Concelho de Reguengos de Monsaraz. Assim sendo, as materialidades a utilizar serão: - Calçada miúda de vidraço branco 0,27m; - Calçada miúda de basalto preto de 0,27m; - Lancil de granito tipo Évora. Na proposta de requalificação das vias pedonais - 1ª fase pretende-se devolver a rua ao peão, sendo que para tal propomos a requalificação do traçado de toda a faixa de rodagem e respectivos passeios. Assim propõe-se de ambos os lados um corredor com uma largura de 1,20m sendo que de um dos lados o mesmo será acompanhado de lugares de estacionamento paralelos ao sentido de circulação. Sendo uma artéria com um número considerável de cruzamentos propõe-se igualmente o atravessamento dos mesmos em segurança. Em termos da passagem para peões propõe-se que as mesmas sejam pontuadas por pequenas zonas de estadia que atenuem o trânsito na envolvente. Para tal propõe-se vegetação arbórea, para que as zonas de estadia sejam devidamente ensombradas. Devido à reduzida dimensão dos passeios propõe-se que o elemento de porte arbóreo seja o Cupressus sempervirens stricta pois a sua copa é reduzida. Para além desta questão, esta espécie é persistente pelo que tem um reduzido impacto em termos de limpeza urbana. Em termos de vegetação arbustiva propõe-se que toda a via pedonal seja pontuada pela Lavandula luisieri pois a mesma tem um perfume muito característico e textura e coloração que irão marcar de forma vincada todo o eixo da via pedonal em causa. A mesma será acompanhada pontualmente pelo Rosmarinus officinallis e criarão em conjunto um ritmo que mais uma vez reforçará o eixo de intervenção. Em termos de mobiliário urbano são propostos bancos duplos e papeleiras bem como 2 estacionamentos para bicicletas. A obra estará devidamente sinalizada, com um plano de sinalização e um plano de desvio e alternativas de tráfego entregues ao dono de obra com oito dias de antecedência antes da sua aplicação.
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICÍPIO DE REGUENGOS DE MONSARAZ
Distribuição geográfica do financiamento
111,12 mil €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
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Reguengos de Monsaraz 111,12 mil € ,