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Ficha de projeto

Nome

BLUE - Business Lab-UE .

Valor de financiamento

646,5 mil € .

Valor executado

563,38 mil € .

Código de operação

ALT20-03-0246-FEDER-000037 .

Data de conclusão

30.06.2023 .

Sumário

A operação enquadra-se na estratégia conjunta do SRTT, conforme documento de suporte. Apesar de ser a maior região de Portugal, o Alentejo é uma zona deficitária no que diz respeito ao empreendedorismo e à inovação. O Regional Innovation Scoreboard relativo ao ano 2017, elaborado pela Comissão Europeia, classificou o Alentejo como um Inovador Moderado. No contexto português, significa que tem um desempenho inferior ao apresentado pela Área Metropolitana de Lisboa e pelas regiões Centro e Norte. Assim, a criação do Laboratório de Empreendedorismo e Inovação consiste na remodelação de um espaço com cerca de 250 m2 situado na Casa Cordovil da Universidade de Évora, com o objetivo de promover o espírito empreendedor, a criação de start-ups e a valorização do conhecimento. Pretende-se chegar a vários públicos de diversas formas, com um único propósito: incentivar o desenvolvimento e implementação de ideias de negócio, tendo por base metodologias de trabalho adotadas para a capacitação e validação dessas ideias. Um dos públicos-alvo é os estudantes do ensino secundário. O espaço pretende servir a um conjunto de ações e ativos, nomeadamente à realização de cerca de três Bootcamps por ano nas interrupções escolares dos alunos (Páscoa, Verão e Natal), à realização de sessões temáticas com componentes teóricas e práticas (workshops e mentoring), à integração de ações do Programa educativo Ciência Viva, e a outras atividades com vista à promoção do espírito empreendedor e da criatividade. Um empreendedor de sucesso é uma pessoa com elevado nível de criatividade e inovação e elevado nível de capacidade de gestão, pelo que esses fatores devem ser estimulados. Desse modo, é importante a criação de um espaço totalmente inovador e tecnológico, propício à utilização de novas metodologias criativas e motivadoras como quadros interativos e plataformas de apoio ao empreendedorismo qualificado. Os estudantes universitários são outro público que se pretende alcançar. O Laboratório planeia ter locais destinados a programas de aceleração de start-ups universitárias, num espaço tecnológico de última geração. Procura-se criar equis interdisciplinares com ideias inovadoras num espaço para debater ideias, criar pequenos projetos com base nessas ideias e interligar com as incubadoras da região. A Universidade conta com uma oferta muito diversificada e quer apostar na transdisciplinaridade. Ainda neste sentido, o espaço servirá à realização de Bootcamps com um nível mais elevado do que os supramencionados para estudantes do ensino secundário, respeitando níveis de formação superiores, com durações anuais e com o propósito de colmatar as áreas mais debilitadas nos recursos humanos, como o caso da Programação, e que atualmente são de elevada importância para o desenvolvimento tecnológico e económico da região. Estão previstas no Plano a realização de atividades com vista à criação de laboratórios de transferência de tecnologia e conhecimento, instigando a criação de spin-offs universitárias. Estes proporcionarão a interface entre projetos de investigação e ideias de negócio. Inicialmente as áreas de foco serão o Agronegócio, a Saúde Digital, a Tecnologia e a Gestão. No entanto, no futuro pretende-se alargar esta ação a todas as áreas disciplinares presentes na Universidade de Évora. A Universidade de Évora conta com diversos cursos nestas áreas, nomeadamente Agronomia, Biotecnologia, Biologia Humana, Química, Ciências da Computação, Design, Gestão e outros de semelhante interesse, assim como unidades de investigação. Os objetivos são a promoção da inovação, a transferência de tecnologia, a promoção de serviços especializados, a promoção do empreendedorismo e apoio na criação de negócios, e a caracterização da oferta tecnológica da universidade nas áreas em causa. O Laboratório promoverá assim divulgação de resultados da investigação com potencial de aplicação de negócio, a identificação de eventos e fontes de financiamento de projetos, a ligação a redes internacionais, a realização de brokerages tecnológicos e workshops, a elaboração de catálogos tecnológicos, a elaboração de uma plataforma de oferta e procura de tecnologia e a promoção e adequação dos serviços especializados da UÉ às necessidades das empresas. Com a aposta nestas áreas será dado um ênfase, não exclusivo, às áreas estratégicas do Alentejo (EREI). Por fim, no Business lab existirá um espaço destinado à valorização e proteção da propriedade intelectual, com o objetivo de criar uma interface entre a Universidade e o tecido empresarial. Pretende-se criar uma plataforma onde constará a tecnologia protegida e onde decorrerão sessões de sensibilização junto do meio académico.Em suma, esta operação visa dotar a Universidade de Évora, designadamente o Business & Lab - UE, da capacidade de ser uma referência nacional e internacional nas áreas de Inovação e Empreendedorismo, utilizando e fomentando os conhecimentos e os recursos da região e criando interfaces valiosas, com o desígnio de aumentar o seu desempenho nestas áreas.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

646,5 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Évora 646,5 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024