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Projeto Portugal 2020

Modernização dos Recursos TIC no Pré-escolar e 1º Ciclo das Escolas de Rio de Moinhos e Orada.

Ficha de projeto

Nome

Modernização dos Recursos TIC no Pré-escolar e 1º Ciclo das Escolas de Rio de Moinhos e Orada. .

Valor de financiamento

23,71 mil € .

Valor executado

23,71 mil € .

Código de operação

ALT20-02-5673-FEDER-000102 .

Data de conclusão

03.01.2022 .

Sumário

A Modernização dos Recursos TIC no Pré-escolar e 1º Ciclo das Escolas de Rio de Moinhos e Orada,tem como objetivo principal a aquisição de mobiliário escolar, material didáctico e equipamento informático, para 7 salas - 5 salas em Rio de Moinhos e 2 salas na Orada, porque com tantas opções de recursos didácticos e tecnológicos disponíveis, voltados para a educação, aproveitar-los dentro da escola pode contribuir significativamente para o sucesso dos processos de ensino e aprendizagem, pois a tecnologia é uma grande aliada no aumento do desempenho dos alunos. São ainda objetivos desta candidatura : o Promover o desenvolvimento social da criança; o Promover o respeito pelas características individuais; o Promover o desenvolvimento das relações interpessoais com outras crianças e adultos; o Possibilitar o despiste de inadaptações, deficiências e precocidades; o Possibilitar o desenvolvimento de competências comunicativas; o Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem; o Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas; o Despertar a curiosidade e o pensamento crítico; A iniciativa desta candidatura foi com o entendimento do Municipio de Borba que se deve criar as condições para o sucesso da aprendizagem de todas as crianças, na medida em que promove a sua autoestima e a sua autoconfiança, desenvolvendo competências que permitam que cada criança reconheça as suas responsabilidades e progressos. Para tal há que se estabelecer mecanismos teóricos e práticos, susceptíveis de encontrarem respostas adequadas e facilitadoras do processo de transição entre níveis e ciclos diferentes, apoiados nos conhecimentos e vivências anteriores da criança, promovendo a construção de saberes e competências, entre o Pré-Escolar e 1.º Ciclo, na base do desenvolvimento de formas de trabalho colaborativo e de novas formas de organização do trabalho ao nível dos órgãos de coordenação. Ou seja , a existência de projectos pedagógicos comuns, à construção de percursos escolares integrados, à articulação curricular entre níveis e ciclos educativos. Assim, articular é "cuidar" das transições, ou seja, co construir a transição para a escola, tornando-a mais positiva e mais acessível. Para se conseguir tudo isto a tecnologia e novos recurso didáticos pode ser uma ajuda imprescindível. A tecnologia faz parte da vida das crianças desde muito cedo. Mesmo antes de saberem ler ou escrever, elas já têm domínio sobre muitas tecnologias. Essas habilidades e competências são adquiridas fora do ambiente escolar. Não incentivar o seu uso nas escolas é negar sua presença na vida dos alunos, o que é um grande erro. A sua utilização no processo de ensino e aprendizagem tem o objectivo de actuar como parceiro na educação, deixando-a mais moderna, tornando os materiais didácticos mais atraentes para os alunos, estimulando a aprendizagem . Seu uso no processo de ensino e aprendizagem tem o objetivo de atuar como parceiro na educação, deixando-a mais moderna, tornando os materiais didáticos mais atraentes para os alunos e estimulando a aprendizagem.. Como já foi referenciado a tecnologia é uma grande aliada no aumento do desempenho dos alunos, para: o Criar mais motivação visto que ela atrai bastante o interesse e a atenção dos alunos; o Práticas pedagógicas para estimular a interactividade e desenvolver as capacidades trabalhadas em grupo; Por isso, o processo de digitalização das escolas vem acontecendo gradualmente nos últimos anos - um processo essencial e sem volta, considerando-se a relevância cada vez maior da tecnologia na comunicação, no trabalho e em todas as outras esferas do dia-a-dia. Estas duas intervenções têm como pressupostos os problemas identificados e não podem ser trabalhadas de forma isolada, mas antes de maneira articulada e concertada com o objetivo de contribuir para a atenuação da problemática do insucesso/abandono escolar .

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

23,71 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Borba 23,71 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.10.2024