Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Projeto Portugal 2020

RIBATEJO BUSINESS INTELLIGENCE - Promoção e internacionalização da Região do Ribatejo de forma inteligente

Ficha de projeto

Nome

RIBATEJO BUSINESS INTELLIGENCE - Promoção e internacionalização da Região do Ribatejo de forma inteligente .

Valor de financiamento

245,01 mil € .

Valor executado

216,27 mil € .

Código de operação

ALT20-01-0752-FEDER-000030 .

Data de conclusão

23.12.2022 .

Sumário

O presente projeto insere-se no domínio da internacionalização, através da promoção da imagem e capacidades da Região a nível nacional e internacional, que por seu lado se perspetiva que permita vir a aumentar as exportações da Região. Para isso com o presente projeto é proposto desenvolver um conjunto de ações de internacionalização/promoção internacional: 1) Realização de estudo de identificação dos produtos da Região, com maior potencial de entrada nos mercados prioritários (Costa do Marfim, Costa Rica, Eslováquia, Filipinas, Indonésia, Macau, Malásia, Roménia, Senegal e Uruguai); 2) Realização de fichas de mercado para cada produto/mercado identificado (estão previstas 200 fichas, que correspondem a 20 fichas de produto por cada mercado, considerando os 10 mercados prioritários acima referidos), com informações reais relevantes sobre cada produto no respetivo mercado (quantidades, preços, evolução nos últimos anos, principais clientes, principais concorrentes, custos de transporte, taxas aduaneiras, ... ). Informações que permitam a pesquisa autónoma, direta e em tempo real, por parte de cada empresa, ao potencial de exportação dos seus produtos para cada um dos mercados prioritários (Costa do Marfim, Costa Rica, Eslováquia, Filipinas, Indonésia, Macau, Malásia, Roménia, Senegal e Uruguai); 3) Realização de um estudo de levantamento dos principais procedimentos (e eventuais barreiras) de acesso a mercados, para facilitação do acesso das empresas da Região a esses mercados, dando-lhes ferramentas de prévia análise e preparação antes de se abordarem os novos mercados definidos; 4) Desenvolvimento de uma ferramenta informática, para inserção das informações e dados acima referidos de modo a que toda a informação esteja disponível de forma permanente e em tempo real para todos os interessados; 5) Promover e valorizar a Região e o tecido empresarial, através da organização de eventos/mostras promocionais no exterior de promoção e de apresentação de potencialidades da Região, das suas empresas e produtos - EVENTOS "RIBATEJO WEEK" em 3 mercados prioritários: Macau, Eslováquia e Uruguai. Pretende-se promover e valorizar a oferta da região em mercados externos que sejam prioritários para a Região utilizando ferramentas de marketing, tais como mostras de produtos e ações promocionais, contribuindo para a ampliação da carteira de clientes das empresas da Região. 6) Promover e valorizar a Região e o tecido empresarial, através da presença em feiras e certames internacionais, com vista à promoção e apresentação de potencialidades da Região, das suas empresas e produtos - presença na CONECO 2019 - International Building Fair em Bratislava (Eslováquia) 7) O RIBATEJO EXPORT EVENT 2020, Evento de Promoção Internacional realizado na Região, que visa a promoção e apresentação de potencialidades da Região, das suas empresas e produtos a potenciais importadores. Pretende envolver ainda a presença de várias personalidades de relevo de diversos países (direcionado para os mercados prioritários), tais como, empresários, representantes de associações comerciais e câmaras do comércio, entre outros, e prevê uma grande aposta da divulgação do evento nomeadamente através da publicação de artigos e anúncios na imprensa especializada internacional. Ou seja, conforme foi referido o presente projeto insere-se no domínio da internacionalização, com o objetivo de melhorar o reconhecimento da Região no exterior e melhorar o posicionamento das empresas/entidades no mercado global, permitindo que estas iniciem exportações ou reforcem o seu potencial exportador, consolidando quotas de mercados ou diversificando os seus mercados. Para isso com o presente projeto é proposto desenvolver um conjunto de ações de internacionalização e de marketing internacional (ações promocionais com mostras de produtos e a receção de delegações estrangeiras em eventos de promoção internacional da Região) e a criação de ferramentas/plataformas informáticas com vista a facilitar a realização de negócios entre empresas da Região e as empresas estrangeiras (dando às nossas empresas as melhores ferramentas e conhecimentos necessários).

Distribuição geográfica do financiamento

245,01 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por sub-região

1 sub-região financiada .

  • Lezíria do Tejo 245,01 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
30.04.2024