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Ficha de projeto

Nome

Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos .

Valor de financiamento

213,47 mil € .

Valor executado

213,47 mil € .

Código de operação

ALT20-01-0752-FEDER-000025 .

Data de conclusão

30.08.2019 .

Sumário

Com o presente projeto «SIAC Internacionalização», o CEPAAL pretende reforçar a sua estratégia de promoção, visando a internacionalização do Azeite do Alentejo, bem como das empresas direta ou indiretamente ligadas ao setor, com o objetivo de dinamizar a economia desse território, conferindo uma maior competitividade ao setor, promovendo o reconhecimento internacional coletivo do Azeite do Alentejo. Verifica-se uma importância crescente em explorar, prospetar e conhecer novos mercados, através do desenvolvimento de ações coletivas que contribuam para a melhoria das condições envolventes às empresas, capazes de induzir efeitos de arrastamento na economia. O presente projeto a que o CEPAAL se propõe, tem em vista a promoção do Azeite do Alentejo, promovendo - numa primeira fase - o seu conhecimento e - numa segunda fase - o reconhecimento do seu valor acrescentado, das suas especificidades - dado o contexto produtivo onde se insere, o Alentejo, contribuindo, em última instância, para o aumento do seu consumo/procura. O seu eixo de comunicação baseia-se em fomentar, na perceção dos consumidores internacionais, a qualidade, diferenciação e valor acrescentado do Azeite do Alentejo, com base numa mensagem que aproxima a origem Portugal à Dieta Mediterrânica, numa interligação turístico/gastronómica, enquanto país que se diferencia na produção de azeite de qualidade superior. Procurar-se-á desenvolver diversas ações coletivas, visando o reforço da capacitação da atividade económica da fileira de produção, transformação e comercialização de azeite, através da definição de uma estratégia de internacionalização e de abordagens de mercado que visam o reforço da respetiva capacidade competitiva e progressão na cadeia de valor, bem como o reforço da visibilidade internacional da oferta de Azeite do Alentejo e a atenuação da diferença entre a qualidade intrínseca dos bens e serviços e a qualidade percebida pelos mercados, incindindo na tipologia de «prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados», nomeadamente através das seguintes intervenções (apresentadas com um maior detalhe no capítulo da sua orçamentação): - Aquisição de conteúdos e informação especializada no contexto dos mercados-alvo permitindo uma maior eficácia nas abordagens (B2B e B2C), no âmbito das ações previstas, ao longo de todo o plano. - Participação em eventos/feiras especializadas e exploração do mercado internacional, promovendo paralelamente à participação nestas feiras: a) Ações de promoção "fora da caixa", envolvendo como público-alvo consumidores dos mercados estratégicos identificados, em parceria com diversas entidades, como a TAP, a AHRESP, a TIME OUT ou a APETECE (e/ou outras que venham a revelar-se estratégicas no contexto da operacionalização das mesmas), e com entidades diretamente ligadas ao Turismo dos diferentes mercados-alvo - "From Alentejo with... taste", num âmbito B2C; b) bem como, com base no mesmo conceito "From Alentejo with... taste", showroom`s (ações de charme) de apresentação e disseminação das especificidades do Azeite do Alentejo junto dos retalhistas/grossistas estratégicos a realizar com parcerias com restaurantes tipicamente portugueses e/ou hotéis de referência no âmbito dos mercados-alvo B2B; - Organização de press tour direcionada a órgãos de comunicação social e a bloggers especializados, oriundos dos mercados-alvo estratégicos; - Organização de gastronomic tour direcionada a chefs de referência e críticos gastronómicos especializados, oriundos dos diversos mercados-alvo; organizando paralelamente o Concurso de Azeite Internacional no acompanhamento da Dieta Mediterrânica, através de parcerias estratégicas a desenvolver, por exemplo, com a AHRESP/Portugal, ou com uma ou duas entidades homólogas dos mercados-alvo; - Otimização e dinamização do website www.azeitedoalentejo.pt numa interligação direta com os websites das empresas associadas do CEPAAL e das redes sociais associadas ao Azeite do Alentejo - internacionalização por via do marketing digital e das TICE; - Desenvolvimento de materiais promocionais de suporte às diversas ações, que permitam a partilha de informação globalmente (pré-durante-pós) (ex.: brochura online; mailings; newsletter; press kit; ponto de venda/degustação adaptável às várias ações promocionais previstas); - Promoção e divulgação das atividades e resultados em meios especializados de projeção internacional, numa lógica (pré, durante e pós), recorrendo à contratação de empresas de assessoria de imprensa e de comunicação nos diferentes mercados-alvo; e, - Publicitação dos resultados do projeto de Promoção do Azeite do Alentejo em Mercados Externos, que engloba iniciativas de divulgação e disseminação dos resultados obtidos, que envolvem meios de marketing digital (abrangendo múltiplas estratégias nas redes sociais e sites comerciais e institucionais - do CEPAAL e dos seus associados), e do marketing tradicional, através do desenvolvimento de conteúdos "apetecíveis" para os vários órgãos de comunicação social, através de comunicados de imprensa, uma vez que o CEPAAL é uma associação de promoção de um setor, cuja atividade promocional visará beneficiar o tecido empresarial, essencialmente do Alentejo, com efeitos de arrastamento à economia regional, e em última instância, nacional; serão ainda realizados dois Seminários - um no contexto de uma das ações previstas, outro numa lógica de balanço e finalização do projeto - que terão como grande objetivo divulgar as ações desenvolvidas bem como os resultados atingidos com o presente projeto.

Distribuição geográfica do financiamento

213,47 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por região

1 região financiada .

  • Alentejo 213,47 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024