Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Projeto Portugal 2020

"Internacionalização do Potencial dos Recursos Naturais do Alentejo e do Sudoeste Alentejano para o Turismo Activo"

Ficha de projeto

Nome

"Internacionalização do Potencial dos Recursos Naturais do Alentejo e do Sudoeste Alentejano para o Turismo Activo" .

Valor de financiamento

268,75 mil € .

Valor executado

268,75 mil € .

Código de operação

ALT20-01-0752-FEDER-000022 .

Data de conclusão

12.07.2019 .

Sumário

A Operação "Internacionalização do Potencial dos Recursos Naturais do Alentejo e do Sudoeste Alentejano para o Turismo Activo" enquadra-se integralmente nos seguintes objetivos: - A Promoção internacional da Rota Vicentina enquanto equipamento e recursos associado à região Mais do que um equipamento e um recurso inquestionável para a região, a Rota Vicentina é hoje um dos produtos turísticos mais vendáveis do Alentejo, tendo em 4 anos - desde o seu lançamento oficial - conquistado o mercado e a mobilização das empresas locais, das instituições e da população. A sua promoção internacional é um investimento tão incontornável quanto é garantido o seu retorno, na medida da sua qualidade e respectiva percepção pelos mercados. Se, ao longo destes primeiros 4 anos, muito foi feito em termos de alcance internacional, uma acção dirigida especificamente à promoção externa do potencial turístico da Rota Vicentina, apostando em novos formatos e mercados, será extremamente benéfica para um crescente alcance do projecto, quer em termos sócio-económicos para a região, quer em termos de efeito multiplicador para o turismo do Alentejo. - Prospecção, conhecimento e acesso a novos mercados; O produto turístico representado pela Rota Vicentina corresponde a uma forte motivação dos turistas dos mercados já trabalhados, sendo estes os que melhor representam o mais consistente potencial da Rota Vicentina e da Operação proposta. Destacam-se, assim: - Alemanha, Benelux, UK, França, América, Escandinávia - Novos nichos que utilizam o mesmo equipamento, para além do walking, criando valor acrescentado e explorando novos modelos, nomeadamente: o Trail Running o Turismo Acessível off road o Turismo Cultural - Será feito um estudo de caracterização quantitativa e qualitativa do utilizador da Rota Vicentina, que permitirá uma campanha de comunicação mais assertiva e eficaz, que ficará ao dispor do Alentejo e do país, através das acções de disseminação previstas. Concretamente, o projecto prevê o investimento nas seguintes intervenções: a) Criatividade, Plano de Comunicação e Conteúdos Promocionais: Desenvolvimento de um racional comunicacional, incluindo um Plano de Comunicação e conteúdos promocionais ajustados ao âmbito específico desta Operação, nomeadamente no que diz respeito a: nova fase de desenvolvimento e maturidade do projecto, novas facetas do projecto que lhe acrescentam valor, novas ofertas turísticas associadas, dirigidas a novos públicos e novas motivações e necessidades. b) Publicidade Online e Offline - Aquisição de espaço de publicidade em publicações especializadas, online e offline, partindo das referências e linha de actuação resultantes do Plano de Comunicação. c) App Mobile - Desenvolvimento de uma aplicação mobile destinada aos utilizadores dos vários componentes desta Operação. De salientar o contributo desta ferramenta para a monitorização do desempenho do projecto no futuro, desenho do perfil dos utilizadores e suas preferências e comportamento, etc. d) Organização e Produção de Workshops Internacionais: Compreende a organização de workshops internacionais com duas vertentes principais: nos países de origem dos mercados alvo e na Região - dirigido aos mais interessantes potenciais parceiros de promoção e venda (jornalistas e operadores turísticos) previamente identificados. e) Apresentações RV: no que respeita à componente de apresentação da RV nos workshops referidos na alínea d). f) Promoção Específica de cada Elemento i) Walkink: sendo este um produto já com algum grau de maturação, pretende-se conceber um vídeo promocional genérico e 2 mini-vídeos sub-temáticos, dedicados à especificidade da oferta do sudoeste alentejano e dos seus recursos endógenos. Estes novos suportes deverão servir de base ao um melhor posicionamento nas redes sociais e na web de forma mais abrangente. ii) Turismo Cultural: desenvolvimento de 6-8 produtos de índole cultural que sirvam de complemento à oferta de caminhada e de actividades de natureza mais desportivas, usando como temas os recursos endógenos, como a cortiça, a pesca, o medronho ou a música. iii) Turismo Acessível: promoção específica da utilização dos trilhos por utentes com necessidades especiais. iv) Trail Running: Promoção específica da utilização dos trilhos por utentes com interesse na corrida (trail running), numa lógica de estância de treino disponível todo o ano. g) Envolvimento das Empresas Será feita uma abordagem no terreno com as empresas da região, partindo de reuniões in loco e trabalhando o potencial do projecto e da operação, no sentido de identificar pontos fortes e fracos da empresa, identificar oportunidades e ameaças para a empresa e trabalhar aspectos a coordenar com outras empresas da rede ou com a própria Rota Vicentina, no sentido de potenciar ao máximo os valores disponíveis na oferta local e os produtos a ser trabalhados nesta Operação. h) Monitorização, Estudo De Mercado e Disseminação dos Resultados: para conhecimento dos mercados e avaliação dos resultados da Operação. Estudo do mercado da Rota Vicentina nos vários segmentos propostos nesta Operação (walking, turismo cultural, turismo acessível e trail running) e do impacto sócio-economico na região, associado ao seu modelo de gestão particular, que possa servir de não só de base a uma reflexão estratégica das opções de investimento da RV mas também de outras regiões do país que estejam ou venham a estar em processos de investimento análogos. Propõe-se a realização de um estudo composto por dois componentes principais: Avaliação da Utilização e Impacto Socio-Económico da Rota Vicentina e Estudo etnográfico aplicado à marca e negócio Rota Vicentina - Perfil e Experiência do consumidor final.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

268,75 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

3 concelhos financiados .

  • Odemira 200,14 mil € ,
  • Santiago do Cacém 48,86 mil € ,
  • Sines 19,75 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024