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Projeto Portugal 2020

PromoTejo - Cooperação para a promoção internacional da Região da Lezíria do Tejo

Ficha de projeto

Nome

PromoTejo - Cooperação para a promoção internacional da Região da Lezíria do Tejo .

Valor de financiamento

498,65 mil € .

Valor executado

461,14 mil € .

Código de operação

ALT20-01-0752-FEDER-000003 .

Data de conclusão

31.08.2017 .

Sumário

O presente projeto insere-se nos domínios do apoio à internacionalização, conhecimento, cooperação, acesso a mercados e promoção da oferta nacional e informação orientada para PME e utilização de ferramentas TIC, áreas de intervenção por excelência das Associações (e que fazem parte das suas prioridades para o período 2014 - 2020), e nas quais a NERSANT tem vindo a desenvolver diversas iniciativas e possui comprovadas competências. Visa este projeto, a melhoria da competitividade da referida região, através da resposta a problemas comuns, traduzindo-se os seus resultados na provisão de bens públicos e na geração de externalidades positivas indutoras de efeitos de arrastamento na economia. Pretende-se com o presente apoiar/melhorar o posicionamento das empresas/entidades no mercado global, permitindo que estas iniciem exportações ou reforcem o seu potencial exportador, consolidando quotas de mercados ou diversificando os seus mercados. Para isso com o presente projeto é proposto desenvolver um conjunto de ações de internacionalização e de marketing internacional (ações promocionais com mostras de produtos, receção de delegações estrangeiras em eventos de promoção internacional da Região, criação do "Clube dos Negócios em Português" com vista a facilitar a realização de negócios entre empresas da Região e as empresas dos países CPLP ou de empresários lusodescendentes e a criação de uma rede internacional de networking e de contactos de agentes relevantes para identificação e disponibilização de oportunidades de negócio - criação de uma rede de contatos que sirva não só de levantamento de oportunidades de negócio mas que sirva de apoio à entrada nos mercados em causa por parte das empresas da Região). Conforme se pode constatar o projeto apresentado está enquadrado exatamente em todos os objetivos específicos do presente aviso de concurso: i) Aumentar o reconhecimento internacional coletivo de bens e serviços produzidos em Portugal (através da realização das ações promocionais com mostras de produtos, da receção de delegações estrangeiras em eventos de promoção internacional da Região e das campanhas promocionais internacionais a realizar); ii) Potenciar, ainda que indiretamente, o sucesso da internacionalização das PME (através de todas as atividades do presente projeto); iii) Aumentar o conhecimento sobre os mercados (através do levantamento, identificação e caracterização dos principais importadores nos mercados a abordar no projeto e através do levantamento de oportunidades de negócio); iv) Aumentar as iniciativas coletivas de cooperação interempresarial (através, entre outras, da criação do "Clube dos Negócios em Português" com vista a facilitar a realização de negócios entre empresas da Região e as empresas dos países CPLP ou de empresários lusodescendentes e a criação de uma rede internacional de networking e de contactos de agentes relevantes para identificação e disponibilização de oportunidades de negócio, que sirva não só de levantamento de oportunidades de negócio mas que sirva de apoio à entrada nos mercados em causa por parte das empresas da Região). Assim, pretende-se com o presente projeto "PromoTejo - Cooperação para a promoção internacional da Região" promover internacionalmente e de forma articulada a Região, estando previstas as seguintes componentes que se articulam e interligam entre si: 1 - PromoInTEJO - Promoção da Região e na Região perante públicos estrangeiros; 2 - PromoOutTEJO - Promoção da Região em eventos no exterior 3 - CoopITejo - Criação de uma rede de cooperação, com base em ferramentas IT para a promoção da internacionalização da Região 4 - Gestão, acompanhamento, controlo e dinamização do projeto Assim, a internacionalização da Região passará, necessariamente, por melhorar o posicionamento das empresas/entidades no mercado global, permitindo que estas iniciem exportações ou reforcem o seu potencial exportador, consolidando quotas de mercados ou diversificando os seus mercados e pela atração de investidores estrangeiros, para o que é fundamental promover a imagem e capacidades da Região, valorizando a sua oferta e a do País no seu todo. Por outro lado a promoção da colaboração entre empresas (quer nacionais quer estrangeiras) e do aproveitamento de sinergias de fatores como as novas tecnologias e a língua portuguesa, também serão fatores importantes de sucesso no mundo competitivo dos negócios internacionais

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

498,65 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por sub-região

1 sub-região financiada .

  • Lezíria do Tejo 498,65 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
30.04.2024