Projeto PRR
Liderar a Transição Digital - Alentejo
Ficha de projeto
Nome
Liderar a Transição Digital - AlentejoValor total do projeto
80 mil €Valor pago
0 €Financiamento não reembolsável
80 mil €Financiamento por empréstimos
0 €Data de início
22.11.2021Data de conclusão
30.09.2025Dimensão
Transição DigitalComponente
Empresas 4.0Investimento
Capacitação digital das empresasCódigo de operação
06/C16-i01/2024.P319/2024/L+DSumário
Esta proposta é uma parceria conjunta entre a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e o Centro de Estudos e Formação Avançada em Economia e Gestão (CEFAGE) da Universidade de Évora, para responder ao desafio enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência, em particular no âmbito da Medida “Líder + Digital”, integrada no Programa “Emprego + Digital 2025” e contribuir para os processos de transformação digital das organizações de diferentes setores de atividade económica da Região Alentejo. Este projeto direciona-se para o fomento de processos de transformação digital, contribuindo por essa via de forma direta para a melhoria da produtividade e competitividade do tecido empresarial da região e da economia do país, bem como para o reforço das qualificações e competências digitais dos gestores e quadros dirigentes, enquanto atores fundamentais da tomada de decisão estratégica e operacional nas organizações. Tendo em consideração o propósito e as finalidades deste projeto, o modelo formativo a ser aplicado neste plano formativo para a transformação digital e a capacitação de competência dos profissionais, empresários, gestores e quadros qualificados para a transição digital, assenta num modelo construtivista e tecnológico. Modelo construtivista ao assentar nas vivências e experiências dos formandos, ao qual se insere uma organização de conteúdos focados no tema geral e nas especificidades associadas ao mesmo, de forma holística. Modelo tecnológico, suportado na configuração híbrida a ser proposto, não pelo facto de se usar plataformas de ensino à distância, mas sim pela criação de ferramentas de aferidores dos conhecimentos usando ferramentas digitais. A opção por estes dois modelos visa atender às necessidades consideradas no aviso de candidatura e ao descritivo associado aos gaps de capacitações para a temática, dos profissionais, partindo das suas experiências profissionais, da realidade organizacional e do seu conhecimento, para impulsionar efetivamente a transição e transformação digital nas empresas e entidades da economia social. Estrutura do Projeto de Formação e Ação de Transformação Digital (PFATD): 1. Percurso formativo, composto da seguinte forma: Módulo 1 – Orientação estratégica para a transformação digital (15 horas); Módulo 2 – Organização e gestão para a transformação digital (30 horas); Módulo 3 – Tecnologias digitais (15 horas). 2. Formação complementar de Especialização: 2 workshops, que visam complementar o referencial, atuando de forma orientada para o conhecimento do uso de ferramentas e tecnologias digitais em uso e com potencial de serem aplicadas nos setores de atividade mais estruturantes na região Alentejo - o agro-negócio (/agroindústria) e o turismo - que serão definidos em função do perfil dos formandos em cada edição. Cada workshop terá a duração de duas horas e terá sempre a participação de um fornecedor de soluções para a transformação digital ou uma boa prática de empresa cliente de soluções de transformação digital e será moderado por um membro do CEFAGE/ANJE. 3. Conceção/criação e implementação de Planos de Ação de Transformação Digital (PATD). No primeiro momento, focar-se-á na Gestão de Projetos, centrando-se em dois conteúdos: a liderança do projeto e a seleção da tecnologia mais ajustada às necessidades do negócio/organização com aferição da maturidade digital das empresas/organizações/entidades da economia social e formandos. Na implementação do PATD será adotado um modelo de acompanhamento, no formato formativo, anteriormente descrito, mas também na assessoria por parte de membros do CEFAGE e, sempre que adequado, da ANJE. Com vista a alcançar pessoas do sexo sub-representado na função de gestor e dirigente, nos termos do previsto no Código do Trabalho e os Gestores e dirigentes de micro, pequenas e médias empresas nos termos do artigo 100.º do Código do Trabalho, implementaremos uma estratégia abrangente de divulgação. O processo de seleção adotará critérios que possibilitem a constituição de grupos equilibrados em termos de género.
Beneficiários
Beneficiários intermediários
Contratação pública
Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.
De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.
Distribuição geográfica
80 mil €
Valor total do projeto
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
-
Porto 80 mil € ,