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Ficha de projeto

Nome

Projeto In_Iscte2

Valor total do projeto

735,91 mil €

Valor pago

220,77 mil €

Financiamento não reembolsável

735,91 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.04.2024

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Mais Digital

Código de operação

06/C06-i07/2024.P8893

Sumário

O projeto visa reduzir o abandono e promover o sucesso académico dos estudantes do 1.º ciclo de estudos, alargando as ações do projeto IN_Iscte, em curso. Como objetivo transversal, pretende-se alargar a base social dos estudantes do ensino superior, atendendo aos grupos sub-representados ou com dificuldades de integração. Os objetivos específicos são: 1) Melhorar a integração e o sucesso dos novos estudantes com a implementação de programas de mentoria e de tutoria fundados numa estratégia de triangulação entre pares, docentes e técnicos; 2) Promover a inovação pedagógica, dentro e fora da sala de aula, apoiada no diálogo entre docentes e entre estes e os estudantes e na utilização de novas metodologias e instrumentos tecnológicos e digitais; 3) Melhorar a identificação, comunicação e acompanhamento dos estudantes em risco, com o aperfeiçoamento do sistema de alarmística em desenvolvimento e a criação de uma APP com informação sobre atividades de interesse e recursos de apoio à integração social e académica disponíveis nos Campi Iscte; 4) Reforçar as competências e os instrumentos de autoaprendizagem e de trabalho em equipa, com mais vagas em UC de competências transversais dirigidas à reflexividade, resolução de problemas e resiliência na resposta a desafios do mundo académico digital e pós-pandémico, com crescente utilização de IA; e com a reformulação e desenvolvimento de oferta de UC transversais online.. Um quinto eixo de atuação do projeto assegura a monitorização e avaliação do projeto com indicadores de desempenho. A igualdade e a não discriminação é uma temática presente em todos os aspetos da candidatura. O tema é relevante para a inovação pedagógica, o trabalho autónomo e a participação comunitária. O projeto promove a integração de pessoas com deficiência ou incapacidade, com atividades específicas. A acessibilidade é uma dimensão importante e há atividades de formação e integração para estudantes com necessidades específicas, envolvendo docentes, técnicos, tutores e mentores. O projeto associa as unidades curriculares e a oferta formativa aos ODS e à transição digital. Com essa orientação procura destacar a relevância do pensamento crítico e exercício do escrutínio ético num contexto de aceleração de dispositivos de IA para apoio à resolução de problemas e tomada de decisão. A atividade 3 de melhoria do sistema de alarmística e da comunicação inscreve-se na promoção da transição digital nos procedimentos de estudo, análise e ação sobre o sucesso escolar ao nível institucional, incluindo pessoal técnico e servindo melhor informação aos docentes e gestão de forma a reduzir o abandono e insucesso. As sessões de inovação pedagógica, os programas de mentoria e tutoria e a promoção de mecanismos de autoaprendizagem e de trabalho em equipa (atividades 1, 2 e 4) também abordarão temas relacionadas com a transição climática e a sustentabilidade. Por fim, a monitorização inclui indicadores que atravessam todas as temáticas assinaladas.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

9,3
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

735,91 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 30 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Lisboa 735,91 mil € ,
Fonte EMRP
23.12.2024