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Ficha de projeto

Nome

Fábrica Digital

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

4,1 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

03/C06-i04.02/2022.P1722

Sumário

Enquadradas pelo tema global: Fábrica Digital e em alinhamento com os objetivos estruturantes do PE do AEL e as estratégias dos Planos: 21 /23 Escola +, Transição Digital e Transição Climática, as ações a implementar pretendem, no contacto com a realidade local, mobilizar várias áreas do conhecimento em atividades práticas e experimentais, em que as crianças analisam, estudam, concebem, produzem, testam, corrigem e reproduzem peças/objetos/utilidades, genéricas do quotidiano ou específicas, para projetos de âmbito interdisciplinar. As atividades permitirão a interação entre a comunidade escolar e o meio ambiente local (agrícola e florestal), subsidiando a construção de práticas para o desenvolvimento local a partir da Educação Ambiental. Serão privilegiados o desenvolvimento de competências na área de manipulação de material de laboratório informático e robótico, a pesquisa de informação em diferentes suportes, a realização de pequenos projetos de investigação e de comunicação dos resultados obtidos. O enquadramento STEAM da ação do clube permitirá a dinamização de processos de aprendizagem e de recuperação de aprendizagens através de uma abordagem multidisciplinar de temáticas nas áreas da análise espacial de problemas, da conceção vetorial - 2D e 3D, da criação de modelos e da implementação de soluções, utilizando várias técnicas como o recorte em plotter, a impressão 3D - tanto FDM como de resina fotossensível, o corte e gravação a LASER, a exploração de ambientes em realidade virtual tridimensional, designadamente os modelos concebidos mas também a exploração de ambientes virtuais de aprendizagem como a visita remota a museus e eventos. Em articulação com os conteúdos curriculares, serão promovidas a literacia digital e tecnológica e o desenvolvimento pessoal e social: eficácia pessoal, comunicação, iniciativa e empreendedorismo, trabalho de equipa, aprender a aprender, resolução de problemas, planificação/desenvolvimento de projetos e uso das tecnologias digitais. A utilização das tecnologias, e especificamente da robótica, terá como intuito, entre outros, mediar o processo investigativo dos alunos com temáticas de Ciências e com questões ambientais. São previstos: para os alunos: a mobilização de saberes científicos e tecnológicos orientados para a resolução de problemas; o desenvolvimento de competências essenciais para o trabalho colaborativo e cooperativo; a motivação para a investigação e resolução de problemas; a promoção da autoestima e de uma autonomia responsável e criativa; para a comunidade educativa: o acesso a informação e partilha de conhecimentos e vivências. Serão desenvolvidas: ações de capacitação para docentes e alunos; sessões de sensibilização e formação com especialistas; visitas de estudo a empresas e instituições de educação e formação parceiras e/ou outras; workshops de atividades práticas; mostras/feiras públicas; produção de materiais informativos e de divulgação.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

7,5
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 41 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Lousã 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024