Projeto PRR
Fábrica Digital
Ficha de projeto
Nome
Fábrica DigitalValor total do projeto
10 mil €Valor pago
4,1 mil €Financiamento não reembolsável
10 mil €Financiamento por empréstimos
0 €Data de início
01.01.2021Data de conclusão
30.06.2026Dimensão
ResiliênciaComponente
Qualificações e competênciasInvestimento
Impulso Jovens — CTEAMCódigo de operação
03/C06-i04.02/2022.P1722Sumário
Enquadradas pelo tema global: Fábrica Digital e em alinhamento com os objetivos estruturantes do PE do AEL e as estratégias dos Planos: 21 /23 Escola +, Transição Digital e Transição Climática, as ações a implementar pretendem, no contacto com a realidade local, mobilizar várias áreas do conhecimento em atividades práticas e experimentais, em que as crianças analisam, estudam, concebem, produzem, testam, corrigem e reproduzem peças/objetos/utilidades, genéricas do quotidiano ou específicas, para projetos de âmbito interdisciplinar. As atividades permitirão a interação entre a comunidade escolar e o meio ambiente local (agrícola e florestal), subsidiando a construção de práticas para o desenvolvimento local a partir da Educação Ambiental. Serão privilegiados o desenvolvimento de competências na área de manipulação de material de laboratório informático e robótico, a pesquisa de informação em diferentes suportes, a realização de pequenos projetos de investigação e de comunicação dos resultados obtidos. O enquadramento STEAM da ação do clube permitirá a dinamização de processos de aprendizagem e de recuperação de aprendizagens através de uma abordagem multidisciplinar de temáticas nas áreas da análise espacial de problemas, da conceção vetorial - 2D e 3D, da criação de modelos e da implementação de soluções, utilizando várias técnicas como o recorte em plotter, a impressão 3D - tanto FDM como de resina fotossensível, o corte e gravação a LASER, a exploração de ambientes em realidade virtual tridimensional, designadamente os modelos concebidos mas também a exploração de ambientes virtuais de aprendizagem como a visita remota a museus e eventos. Em articulação com os conteúdos curriculares, serão promovidas a literacia digital e tecnológica e o desenvolvimento pessoal e social: eficácia pessoal, comunicação, iniciativa e empreendedorismo, trabalho de equipa, aprender a aprender, resolução de problemas, planificação/desenvolvimento de projetos e uso das tecnologias digitais. A utilização das tecnologias, e especificamente da robótica, terá como intuito, entre outros, mediar o processo investigativo dos alunos com temáticas de Ciências e com questões ambientais. São previstos: para os alunos: a mobilização de saberes científicos e tecnológicos orientados para a resolução de problemas; o desenvolvimento de competências essenciais para o trabalho colaborativo e cooperativo; a motivação para a investigação e resolução de problemas; a promoção da autoestima e de uma autonomia responsável e criativa; para a comunidade educativa: o acesso a informação e partilha de conhecimentos e vivências. Serão desenvolvidas: ações de capacitação para docentes e alunos; sessões de sensibilização e formação com especialistas; visitas de estudo a empresas e instituições de educação e formação parceiras e/ou outras; workshops de atividades práticas; mostras/feiras públicas; produção de materiais informativos e de divulgação.
Beneficiários
As duas tipologias são:
- Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
- Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.
Aviso de Candidaturas
Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.
A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.
Nota final da avaliação
Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.
Critérios de seleção
Beneficiários
Beneficiários intermediários
Contratação pública
Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.
De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.
Distribuição geográfica
10 mil €
Valor total do projeto
Percentagem de valor já pago para a execução de projetos
, 41 %,Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
-
Lousã 10 mil € ,