Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Fábrica Digital

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

4,1 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

03/C06-i04.02/2022.P1722

Summary

Enquadradas pelo tema global: Fábrica Digital e em alinhamento com os objetivos estruturantes do PE do AEL e as estratégias dos Planos: 21 /23 Escola +, Transição Digital e Transição Climática, as ações a implementar pretendem, no contacto com a realidade local, mobilizar várias áreas do conhecimento em atividades práticas e experimentais, em que as crianças analisam, estudam, concebem, produzem, testam, corrigem e reproduzem peças/objetos/utilidades, genéricas do quotidiano ou específicas, para projetos de âmbito interdisciplinar. As atividades permitirão a interação entre a comunidade escolar e o meio ambiente local (agrícola e florestal), subsidiando a construção de práticas para o desenvolvimento local a partir da Educação Ambiental. Serão privilegiados o desenvolvimento de competências na área de manipulação de material de laboratório informático e robótico, a pesquisa de informação em diferentes suportes, a realização de pequenos projetos de investigação e de comunicação dos resultados obtidos. O enquadramento STEAM da ação do clube permitirá a dinamização de processos de aprendizagem e de recuperação de aprendizagens através de uma abordagem multidisciplinar de temáticas nas áreas da análise espacial de problemas, da conceção vetorial - 2D e 3D, da criação de modelos e da implementação de soluções, utilizando várias técnicas como o recorte em plotter, a impressão 3D - tanto FDM como de resina fotossensível, o corte e gravação a LASER, a exploração de ambientes em realidade virtual tridimensional, designadamente os modelos concebidos mas também a exploração de ambientes virtuais de aprendizagem como a visita remota a museus e eventos. Em articulação com os conteúdos curriculares, serão promovidas a literacia digital e tecnológica e o desenvolvimento pessoal e social: eficácia pessoal, comunicação, iniciativa e empreendedorismo, trabalho de equipa, aprender a aprender, resolução de problemas, planificação/desenvolvimento de projetos e uso das tecnologias digitais. A utilização das tecnologias, e especificamente da robótica, terá como intuito, entre outros, mediar o processo investigativo dos alunos com temáticas de Ciências e com questões ambientais. São previstos: para os alunos: a mobilização de saberes científicos e tecnológicos orientados para a resolução de problemas; o desenvolvimento de competências essenciais para o trabalho colaborativo e cooperativo; a motivação para a investigação e resolução de problemas; a promoção da autoestima e de uma autonomia responsável e criativa; para a comunidade educativa: o acesso a informação e partilha de conhecimentos e vivências. Serão desenvolvidas: ações de capacitação para docentes e alunos; sessões de sensibilização e formação com especialistas; visitas de estudo a empresas e instituições de educação e formação parceiras e/ou outras; workshops de atividades práticas; mostras/feiras públicas; produção de materiais informativos e de divulgação.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

7,5
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 41 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Lousã 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024