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Ficha de projeto

Nome

CCVnE_Vila Chã

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

7,6 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

03/C06-i04.02/2022.P1704

Sumário

A importância e a presença da matemática na vida de qualquer um de nós são inquestionáveis. Por isso, aprender matemática deve ser um direito garantido a todos. Contudo o insucesso escolar em matemática é uma barreira que provoca baixa autoestima e desmotivação dos alunos em qualquer nível de escolaridade. Alguns estudos mostram que nos níveis iniciais de escolaridade é moldada a predisposição para a aprendizagem e uso da matemática, pelo que é fundamental que se desenvolvam, desde cedo, capacidades matemáticas transversais que permitam a melhoria das aprendizagens. Para isso, deverão ser proporcionadas experiências de aprendizagem significativas e estruturantes, que contribuam para o sucesso educativo. Partindo deste enquadramento, consideramos que a criação de um Clube Ciência Viva na Escola, na área da Matemática, no primeiro ciclo, permitirá a criação de uma dinâmica de inovação, partilha e promoção de atividades que estimulem e motivem a comunidade educativa a envolver-se na melhoria da qualidade das aprendizagens realizadas. Assim, com o objetivo de dotar os nossos alunos de ferramentas inovadoras ajudando-os a desenvolver competências importantes como a criatividade, o espírito crítico, o raciocínio, a comunicação, a resiliência e capacidades matemáticas transversais como o pensamento computacional, a resolução de problemas, sustentadas na importância da aprendizagem integrada de saberes e relacionando diferentes áreas de estudo curriculares, princípios de uma educação STEAM, constituiu o fio condutor para a elaboração desta candidatura. Este objetivo articula-se claramente com a visão de uma escola para TODOS onde se ensine com entusiasmo, onde se aprenda com prazer, valorizando as pessoas sem deixar de se pautar pelo rigor, por uma cultura de trabalho, de inovação defendida no Projeto Educativo do Agrupamento.É nosso intuito: promover a recuperação e reforço de aprendizagens e contribuir para o desenvolvimento de capacidades em articulação com as áreas de competências plasmadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, em parceria com os professores titulares de turma; implementar oficinas de experimentação, de autoaprendizagem, de desenvolvimento da criatividade e de pensamento computacional através da programação em Scratch, onde os alunos vão poder criar animações e desenvolver os seus próprios jogos; impulsionar a participação dos pais/encarregados de educação através do lançamento mensal de um desafio matemático, envolvendo a comunidade educativa como elemento basilar do sucesso das aprendizagens; promover a dinamização de oficinas temáticas recorrendo aos serviços do Centro Ciência Viva de Vila do Conde. Para concluir, propomo-nos avaliar o efeito continuado da exploração em educação STEAM quer na motivação dos alunos quer na dimensão das aprendizagens em matemática, articulando com o projeto EI.STEAM: Explorar e Inovar para uma Educação STEAM, em curso no Centro de Investigação da ESE PPorto.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

7,5
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 76 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Vila do Conde 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024