Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

CCVnE_Vila Chã

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

7,6 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

03/C06-i04.02/2022.P1704

Summary

A importância e a presença da matemática na vida de qualquer um de nós são inquestionáveis. Por isso, aprender matemática deve ser um direito garantido a todos. Contudo o insucesso escolar em matemática é uma barreira que provoca baixa autoestima e desmotivação dos alunos em qualquer nível de escolaridade. Alguns estudos mostram que nos níveis iniciais de escolaridade é moldada a predisposição para a aprendizagem e uso da matemática, pelo que é fundamental que se desenvolvam, desde cedo, capacidades matemáticas transversais que permitam a melhoria das aprendizagens. Para isso, deverão ser proporcionadas experiências de aprendizagem significativas e estruturantes, que contribuam para o sucesso educativo. Partindo deste enquadramento, consideramos que a criação de um Clube Ciência Viva na Escola, na área da Matemática, no primeiro ciclo, permitirá a criação de uma dinâmica de inovação, partilha e promoção de atividades que estimulem e motivem a comunidade educativa a envolver-se na melhoria da qualidade das aprendizagens realizadas. Assim, com o objetivo de dotar os nossos alunos de ferramentas inovadoras ajudando-os a desenvolver competências importantes como a criatividade, o espírito crítico, o raciocínio, a comunicação, a resiliência e capacidades matemáticas transversais como o pensamento computacional, a resolução de problemas, sustentadas na importância da aprendizagem integrada de saberes e relacionando diferentes áreas de estudo curriculares, princípios de uma educação STEAM, constituiu o fio condutor para a elaboração desta candidatura. Este objetivo articula-se claramente com a visão de uma escola para TODOS onde se ensine com entusiasmo, onde se aprenda com prazer, valorizando as pessoas sem deixar de se pautar pelo rigor, por uma cultura de trabalho, de inovação defendida no Projeto Educativo do Agrupamento.É nosso intuito: promover a recuperação e reforço de aprendizagens e contribuir para o desenvolvimento de capacidades em articulação com as áreas de competências plasmadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, em parceria com os professores titulares de turma; implementar oficinas de experimentação, de autoaprendizagem, de desenvolvimento da criatividade e de pensamento computacional através da programação em Scratch, onde os alunos vão poder criar animações e desenvolver os seus próprios jogos; impulsionar a participação dos pais/encarregados de educação através do lançamento mensal de um desafio matemático, envolvendo a comunidade educativa como elemento basilar do sucesso das aprendizagens; promover a dinamização de oficinas temáticas recorrendo aos serviços do Centro Ciência Viva de Vila do Conde. Para concluir, propomo-nos avaliar o efeito continuado da exploração em educação STEAM quer na motivação dos alunos quer na dimensão das aprendizagens em matemática, articulando com o projeto EI.STEAM: Explorar e Inovar para uma Educação STEAM, em curso no Centro de Investigação da ESE PPorto.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

7,5
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 76 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila do Conde 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024