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Ficha de projeto

Nome

A água em contexto escolar

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

8,23 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

03/C06-i04.02/2022.P1563

Sumário

Pretendemos enquadrar estas experiências num projeto mais ambicioso, um Centro de Ciência Viva na Escola (CCVnE)- apostando em metodologias inovadoras, envolvendo diversas áreas e parceiros, com trabalho colaborativo, um público-alvo alargado e com as famílias e a comunidade local este é o nosso desafio. Este CCVnE será um ponto forte para minimizar as fragilidades identificadas no Projeto Educativo do Agrupamento (PEA): a distância entre escolas (EB1 Padre Himalaia, EB1/JI Águas Livres e a escola sede EB1,2,3 Prof. Pedro DOrey da Cunha (Agrupamento Escolas da Damaia) e o fraco envolvimento com a comunidade escolar. O CCVnE articula e contribui para o PEA em vigência nos seguintes aspetos facilitadores: o clima de escola propício às boas relações interpessoais; dinâmica inclusiva de todo o Agrupamento no apoio prestado às crianças e jovens, multiculturalidade, gradual envolvimento dos alunos na tomada de decisões, diversidade de visitas de estudo e atividades similares e parcerias com entidades locais. Estes aspetos facilitadores assentam nos seguintes objetivos gerais presentes no PEA, fazendo a correspondência aos objetivos específicos: 1.Promover o sucesso educativo: Diminuir o insucesso escolar; Incrementar e desenvolver as diversas literacias como elementos estruturantes das aprendizagens; Promover a articulação vertical de conteúdos programáticos entre os diversos ciclos do ensino básico em diferentes áreas curriculares; Promover a articulação transversal das áreas curriculares; Fomentar dinâmicas de trabalho conducentes à organização única com identidade e estratégica. 2.Valorizar o contributo de todos os membros da comunidade educativa na construção de uma escola para todos: Melhorar as condições de trabalho dos alunos e profissionais do agrupamento; Estimular a participação responsável dos encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos. 3.Educar para uma cidadania ativa: Promover a educação para a saúde e educação ambiental; Valorizar o património histórico, natural e cultural na construção do plano anual de atividades das escolas do agrupamento; Consolidar atividades de inclusão sócio escolar dos alunos promovendo a equidade. Este projeto contempla a vertente prática e experimental, orientado os alunos no estudo/atividades, fornecendo-lhes os instrumentos e recursos necessários ao desenvolvimento das suas capacidades e autonomia, pretende, ainda, envolver os alunos na gestão das suas aprendizagens e no reconhecimento positivo do trabalho, dos valores e das atitudes e desenvolver o espírito crítico, a consciência social e o respeito pela diferença, orientando debates assim como programas de atuação de forma a exercitar as competências sociais e cívicas. O Clube será implementado ao longo de três anos, da EB1/JI Águas Livres, em 6 turmas: 3 turmas de 3.º ano de escolaridade da EB1/JI Águas Livres, em 2 turmas de 3.º ano da EB1 Padre Himalaia e 1 turma do 3.º ano da EB1,2,3 Prof. Pedro DOrey da Cunha.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

10,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 82,3 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Amadora 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024