Projeto PRR
TASP-AEMTG (Teixeira-Automação-Sustentabilidade-Programação do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes)
Ficha de projeto
Nome
TASP-AEMTG (Teixeira-Automação-Sustentabilidade-Programação do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes)Valor total do projeto
10 mil €Valor pago
6,92 mil €Financiamento não reembolsável
10 mil €Financiamento por empréstimos
0 €Data de início
01.01.2021Data de conclusão
30.06.2026Dimensão
ResiliênciaComponente
Qualificações e competênciasInvestimento
Impulso Jovens — CTEAMCódigo de operação
03/C06-i04.02/2022.P1353Sumário
O Clube de Ciência Viva na ESMTG tem como principal objetivo: alargar as competências dos alunos nas vertentes da programação e da automação com base na sustentabilidade como responsabilidade social. O Projeto Educativo (PE) na área de liderança e gestão (2.) refere a necessidade de se desenvolver projetos, parcerias e opções curriculares diversificadas, com efeitos na qualidade das aprendizagens (2.2.5). O currículo do secundário de matemática, a implementar em 2024/2025, sofrerá alterações ao nível da inclusão do pensamento computacional e da linguagem de programação. Com a criação do Laboratório MathLABTech, os alunos irão dispor de um espaço extra-aula para desenvolverem o pensamento crítico, estruturado e dedutivo, facilitando a abstração de conceitos matemáticos do currículo com a aprendizagem de uma linguagem de programação. Este laboratório de acordo com o PE na área de prestação do serviço educativo (3.) permitirá promover a inovação curricular e pedagógica (3.2.6). Com esta aprendizagem os alunos encontrar-se-ão aptos para transitar para um novo espaço Laboratório AutomaTech, onde numa base de metodologia ativa, rotação por estações, pretende-se que adquiram competências em automação/robótica, modelação 3D, e com a criação de um projeto STEM articulem capacidades científicas, tecnológicas e digitais com a Horta Pedagógica Escolar, no desenvolvimento de um sistema de rega inteligente e sustentável. Este espaço irá de encontro ao PE com o planeamento nos diversos contextos de aprendizagem (3.3.1) e a utilização de abordagens metodológicas/estratégias diversificadas (3.3.2). A Horta Pedagógica Escolar pretende, de acordo com o PE, contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal (3.1.1) e consolidar a política de diversificação da oferta educativa numa lógica de inclusão (3.2.1) e melhorar os espaços escolares, interiores e exteriores do agrupamento (2.3.4), em articulação com o Laboratório AutomaTech. Robôs no 1º Ciclo pretende ser uma iniciativa de articulação vertical entre os alunos do ensino secundário que procederão à montagem de robots e programação de sensores a serem utilizados nas atividades da disciplina de oferta complementar de acordo com o objetivo 2.2.5 do PE e reforçar as práticas de gestão articulada do currículo (3.2.7). Os Concursos têm como objetivo promover a Informática (Ciência de Computadores) e o pensamento computacional combinando robótica e inteligência artificial de acordo com o PE (3.2.6). O Projeto Bué Seguro destina-se a fomentar uma cultura de segurança no agrupamento (2.3.3). Os Workshops/Formações destinam-se a capacitar alunos e professores e a dinamizar as parcerias. A Visita de estudo à ANPRI, pretende conhecer as instalações da associação para utilizar os diferentes recursos educativos numa lógica de inclusão e promoção do sucesso (3.3.4). As Feiras, com articulação entre algumas ações, pretendem o envolvimento da comunidade escolar.
Beneficiários
As duas tipologias são:
- Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
- Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.
Aviso de Candidaturas
Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.
A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.
Nota final da avaliação
Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.
Critérios de seleção
Beneficiários
Beneficiários intermediários
Contratação pública
Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.
De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.
Distribuição geográfica
10 mil €
Valor total do projeto
Percentagem de valor já pago para a execução de projetos
, 69,2 %,Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
-
Portimão 10 mil € ,