Jump to main page content
Loading...

PRR Project

TASP-AEMTG (Teixeira-Automação-Sustentabilidade-Programação do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes)

Project sheet

Name

TASP-AEMTG (Teixeira-Automação-Sustentabilidade-Programação do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes)

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

6,92 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

03/C06-i04.02/2022.P1353

Summary

O Clube de Ciência Viva na ESMTG tem como principal objetivo: alargar as competências dos alunos nas vertentes da programação e da automação com base na sustentabilidade como responsabilidade social. O Projeto Educativo (PE) na área de liderança e gestão (2.) refere a necessidade de se desenvolver projetos, parcerias e opções curriculares diversificadas, com efeitos na qualidade das aprendizagens (2.2.5). O currículo do secundário de matemática, a implementar em 2024/2025, sofrerá alterações ao nível da inclusão do pensamento computacional e da linguagem de programação. Com a criação do Laboratório MathLABTech, os alunos irão dispor de um espaço extra-aula para desenvolverem o pensamento crítico, estruturado e dedutivo, facilitando a abstração de conceitos matemáticos do currículo com a aprendizagem de uma linguagem de programação. Este laboratório de acordo com o PE na área de prestação do serviço educativo (3.) permitirá promover a inovação curricular e pedagógica (3.2.6). Com esta aprendizagem os alunos encontrar-se-ão aptos para transitar para um novo espaço Laboratório AutomaTech, onde numa base de metodologia ativa, rotação por estações, pretende-se que adquiram competências em automação/robótica, modelação 3D, e com a criação de um projeto STEM articulem capacidades científicas, tecnológicas e digitais com a Horta Pedagógica Escolar, no desenvolvimento de um sistema de rega inteligente e sustentável. Este espaço irá de encontro ao PE com o planeamento nos diversos contextos de aprendizagem (3.3.1) e a utilização de abordagens metodológicas/estratégias diversificadas (3.3.2). A Horta Pedagógica Escolar pretende, de acordo com o PE, contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal (3.1.1) e consolidar a política de diversificação da oferta educativa numa lógica de inclusão (3.2.1) e melhorar os espaços escolares, interiores e exteriores do agrupamento (2.3.4), em articulação com o Laboratório AutomaTech. Robôs no 1º Ciclo pretende ser uma iniciativa de articulação vertical entre os alunos do ensino secundário que procederão à montagem de robots e programação de sensores a serem utilizados nas atividades da disciplina de oferta complementar de acordo com o objetivo 2.2.5 do PE e reforçar as práticas de gestão articulada do currículo (3.2.7). Os Concursos têm como objetivo promover a Informática (Ciência de Computadores) e o pensamento computacional combinando robótica e inteligência artificial de acordo com o PE (3.2.6). O Projeto Bué Seguro destina-se a fomentar uma cultura de segurança no agrupamento (2.3.3). Os Workshops/Formações destinam-se a capacitar alunos e professores e a dinamizar as parcerias. A Visita de estudo à ANPRI, pretende conhecer as instalações da associação para utilizar os diferentes recursos educativos numa lógica de inclusão e promoção do sucesso (3.3.4). As Feiras, com articulação entre algumas ações, pretendem o envolvimento da comunidade escolar.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

10,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 69,2 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Portimão 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024