Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Ficha de projeto

Nome

Escola Ciência Viva de Estremoz

Valor total do projeto

20 mil €

Valor pago

8,62 mil €

Financiamento não reembolsável

20 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

02/C06-i04.02/2021.P53

Sumário

A Escola Ciência Viva do CCVEstremoz concentra os recursos da moderna museologia científica, o trabalho prático e experimental, o ensino não formal e os curricula do 1.º Ciclo do Ensino Básico num "modelo não formal de instituição" que integra, sem barreiras, todas as áreas do saber, os recursos culturais, empresariais e sociais da região. Aposta-se assim no crescimento autónomo do saber, promovendo o gosto pela experimentação, leitura, escrita, criatividade, expressão oral e gosto pela CIÊNCIA. Para a elaboração do projeto educativo da Escola CCVEstremoz, foi realizada uma análise minuciosa das temáticas abordadas nas diversas disciplinas curriculares do 1º. ciclo e, criaram-se diversas atividades que integram, de forma transversal, o Estudo do Meio com as restantes áreas do saber. Nesta contexto propõe-se a ampliação do espaço físico da Escola CCVEstremoz com 4 novos laboratórios de experimentação: INFINITAMENTE PEQUENO Laboratório de microscopia da Escola CCVEstremoz Desenvolver atividades experimentais em ambiente laboratorial no 1.º ciclo é difícil, geralmente não há espaços físicos nem equipamentos nas escolas. No entanto, é imprescindível que as crianças contactem com a realidade do conhecimento científico, teoriaprática e experimentação. É importante que as crianças compreendam a importância da tecnologia na nossa sociedade e que existem equipamentos científicos sem os quais não conseguimos explorar o nosso planeta. O uso do microscópio ótico e petrográfico nestas faixas etárias possibilita uma viagem inesquecível à descoberta do meio onde vivem, onde existe todo um mundo invisível com seres microscópicos que desempenham um papel ecológico e são importantes nos processos naturais e na vida das pessoas. OVO OU GALINHA! O QUE VEM PRIMEIRO? Implementação de um galinheiro permitindo aos alunos assistir à corte, postura dos ovos, ao processo de nascimento e desenvolvimento dos pintos, possibilitando uma interação direta com os animais e uma familiarização com os cuidados a ter na sua manutenção: alimentação e higiene. O PÁTIO é a minha sala de aulas! Eu aprendo a brincar, e tu? E se um parque infantil fosse a minha sala de aula? Conciliar a diversão com as aprendizagens é sempre uma boa forma de motivar os alunos e de promover aprendizagens mais consistentes. Este pátio que é uma sala de aulas, pretende utilizar equipamentos de um parque infantil para compreender que o nosso corpo tem energia e que a conseguimos converter em outras formas de energia. Permite analisar movimentos e comportamentos, com vista à compreensão de fenómenos físicos, manusear objetos de medida e muita diversão. Eu.... DÒING! Sala de experimentação EU FAÇO! Uma sala onde é possível cruzar várias áreas do saber e aplicar esses conhecimentos a situações concretas, a CIÊNCIA E A TECNOLOGIA de braços dados no desenvolvimento da sociedade. Aqui, poder-se-á manusear diversos materiais/equipamentos, criar, fazer, experimentar, construir e partilhar saberes entre gerações.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

6,6
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

20 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 43,1 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Estremoz 20 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024