Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Ficha de projeto

Nome

Competências Digitais

Valor total do projeto

637,83 mil €

Valor pago

63,78 mil €

Financiamento não reembolsável

637,83 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

31.12.2025

Dimensão

Resiliência

Componente

Respostas sociais

Investimento

Operações integradas em comunidades desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto

Código de operação

02/C03-i06.03/2022.P1298

Sumário

Espera-se que as crianças abrangidas através desta metodologia de “Aprender Fazendo” passem num futuro muito próximo a ser agentes ativos no processamento do seu desenvolvimento intelectual, através do uso reforçado da tecnologia, e de uma ampliação dos resultados devido à predisposição dos alunos para o uso deste recurso. A robótica, a programação e a realidade virtual têm um forte impacto na estimulação do raciocínio lógico e no despertar para novas soluções para velhos problemas. Ao serem apresentados problemas, isto exige uma maior concentração e sequência lógica para a concretização das tarefas. Além disto, fortalece o espírito de equipa. Os alunos que experienciam a robótica e a programação têm uma maior orientação para o trabalho de equipa. Estas são atividades que podem ser realizadas em equipas, que fomentam a competitividade e contribuem para a execução de um trabalho em cooperação. Por outro lado, fomenta a criatividade. A programação de robôs é um desafio bastante criativo uma vez que os alunos são obrigados a pensar em soluções práticas e eficientes para resolverem um problema o mais rápido possível. Uma outra característica é a persistência. Errar e voltar a tentar, sem nunca desistir. Para o mesmo problema, encontrar diferentes soluções e para velhos problemas encontrar novas soluções. Encontram-se comprovadas inúmeras vantagens associadas à aplicação da programação e robótica na educação, nomeadamente: Consolidar conhecimentos multidisciplinares através da introdução de conteúdos informáticos e a sua utilização de forma responsável, ajudando os alunos a atingir as metas definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; Usar as Tecnologias de Informação e Comunicação de forma responsável, competente, segura e criativa; Descrever e representar simbolicamente sequências de ações de atividades do quotidiano; Resolver problemas, criar histórias animadas e construir jogos com recursos ao desenvolvimento de programas informáticos. Este é um projeto que vai melhorar o desempenho escolar, através de aulas quinzenais realizadas em coadjuvação com o professor Titular, de forma a perceber a necessidade de cada grupo, turma ou aluno. O interveniente em cada ação irá planificar a atividade relacionada com cada ação, em estreita colaboração do professor Titular. O investimento que se orçamenta diz respeito a contratação dos serviços de implementação da operação – dinamização das sessões de ciências experimentais no universo dos estabelecimentos de educação/ensino, que incluirão todos os materiais didáticos necessários para o desenvolvimento destas sessões, bem como os processos de planificação e avaliação das competências adquiridas. Será ainda feito investimento em estudo/medição de impacto, para que se possa recolher evidência capaz de sustentar empiricamente o impacto do Projeto integrados no seu PACD e, ainda, dados que concorram para a prossecução dos indicadores definidos.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

3,9
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

637,83 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 10 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Santa Maria da Feira 637,83 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
07.05.2024