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Project sheet

Name

Competências Digitais

Total project amount

637,83 thousand €

Amount paid

63,78 thousand €

Non-refundable funding

637,83 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

Integrated operations in deprived communities in the Metropolitan Areas of Lisbon and Porto

Operation code

02/C03-i06.03/2022.P1298

Summary

Espera-se que as crianças abrangidas através desta metodologia de “Aprender Fazendo” passem num futuro muito próximo a ser agentes ativos no processamento do seu desenvolvimento intelectual, através do uso reforçado da tecnologia, e de uma ampliação dos resultados devido à predisposição dos alunos para o uso deste recurso. A robótica, a programação e a realidade virtual têm um forte impacto na estimulação do raciocínio lógico e no despertar para novas soluções para velhos problemas. Ao serem apresentados problemas, isto exige uma maior concentração e sequência lógica para a concretização das tarefas. Além disto, fortalece o espírito de equipa. Os alunos que experienciam a robótica e a programação têm uma maior orientação para o trabalho de equipa. Estas são atividades que podem ser realizadas em equipas, que fomentam a competitividade e contribuem para a execução de um trabalho em cooperação. Por outro lado, fomenta a criatividade. A programação de robôs é um desafio bastante criativo uma vez que os alunos são obrigados a pensar em soluções práticas e eficientes para resolverem um problema o mais rápido possível. Uma outra característica é a persistência. Errar e voltar a tentar, sem nunca desistir. Para o mesmo problema, encontrar diferentes soluções e para velhos problemas encontrar novas soluções. Encontram-se comprovadas inúmeras vantagens associadas à aplicação da programação e robótica na educação, nomeadamente: Consolidar conhecimentos multidisciplinares através da introdução de conteúdos informáticos e a sua utilização de forma responsável, ajudando os alunos a atingir as metas definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; Usar as Tecnologias de Informação e Comunicação de forma responsável, competente, segura e criativa; Descrever e representar simbolicamente sequências de ações de atividades do quotidiano; Resolver problemas, criar histórias animadas e construir jogos com recursos ao desenvolvimento de programas informáticos. Este é um projeto que vai melhorar o desempenho escolar, através de aulas quinzenais realizadas em coadjuvação com o professor Titular, de forma a perceber a necessidade de cada grupo, turma ou aluno. O interveniente em cada ação irá planificar a atividade relacionada com cada ação, em estreita colaboração do professor Titular. O investimento que se orçamenta diz respeito a contratação dos serviços de implementação da operação – dinamização das sessões de ciências experimentais no universo dos estabelecimentos de educação/ensino, que incluirão todos os materiais didáticos necessários para o desenvolvimento destas sessões, bem como os processos de planificação e avaliação das competências adquiridas. Será ainda feito investimento em estudo/medição de impacto, para que se possa recolher evidência capaz de sustentar empiricamente o impacto do Projeto integrados no seu PACD e, ainda, dados que concorram para a prossecução dos indicadores definidos.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

3,9
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

637,83 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 10 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Santa Maria da Feira 637,83 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
17.05.2024