Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Ficha de projeto

Nome

Escola Básica nº1 do Faralhão - Acessibilidades 360º

Valor total do projeto

6,67 mil €

Valor pago

0 €

Financiamento não reembolsável

6,67 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

31.12.2025

Dimensão

Resiliência

Componente

Respostas sociais

Investimento

Acessibilidades 360°

Código de operação

02/C03-i02/2021.P484

Sumário

De uma forma geral, a Escola Básica nº 1 do Faralhão não apresenta desconformidades que impliquem resoluções muito complexas ou reconfigurações espaciais significativas. No entanto, as resoluções das suas desconformidades consideram-se essenciais. A Escola Básica nº 1 do Faralhão apresenta assim as seguintes questões de acessibilidade: - A primeira intervenção passa, em primeiro lugar, pela adequação da passadeira contígua ao acesso à escola, com a introdução de uma “rampa” onde se inclui a faixa de perigo que marca a zona de acesso da passadeira e a faixa de chamada ou alerta, perpendicular à via e que sinaliza quer a presença da passadeira, quer o acesso à escola. Assim sendo, propõem-se o rebaixamento do lancil após a passadeira com pavimento pedotáctil e a regularização do pavimento na entrada do portão ao recinto escolar que não cumpre o regulamento de acessibilidades. A partir daqui todos os espaços do recinto escolar têm acesso ou pela nova rampa na entrada poente, ou através do pátio entrando pelas entradas no tardoz do edifício conforme a planta na figura seguinte: nos pontos de paragem e mudança de direção existe a dimensão mínima para a rotação de uma pessoa em cadeira de rodas, e todos os percursos tem a largura livre mínima necessária prevista no Decreto Lei nº 163/2006. O acesso a partir do exterior surge como indicado anteriormente de um passeio rampeado frontal à passadeira de peões. A intervenção nesta situação será a colocação de faixas de cor e textura contrastantes com as dimensões do detalhe abaixo. - Em segundo lugar será criada acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ao interior do edifício através da entrada poente com a remoção da escadaria existente e a sua substituição por uma solução de patamar central com rampa para nascente, e através do tardoz do edifício em dois pontos onde pequenas rampas resolvem as diferenças de cota existentes nas soleiras. A primeira rampa referida, tem uma largura de 0,90m livres, com 6% de inclinação e um desenvolvimento de 8m com faixas de cautela à entrada e saída da mesma. Esta tem guarda corpos e corrimão a duas alturas, em aço metalizado pintado. Nas restantes situações rampas com 8% de inclinação e 0,75m de desenvolvimento e largura, com pavimento em chapa de aço laminado com textura antiderrapante. Esta solução é usada no acesso ao refeitório e ao tardoz do edifício principal. Paralelamente, não incluída nesta candidatura, o município procederá a intervenção posterior, integrada no plano de acessibilidades no interior do edifício. Garantindo a acessibilidade a pelo menos a uma sala de aula, e a todos os serviços comuns como o refeitório, biblioteca e instalações sanitárias.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

55,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

6,67 mil €

Valor total do projeto

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Setúbal 6,67 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
02.05.2024