Projeto PRR
Clube Ciência Viva das Lagoas de Santo André e da Sancha
Ficha de projeto
Nome
Clube Ciência Viva das Lagoas de Santo André e da SanchaValor total do projeto
10 mil €Valor pago
10 mil €Financiamento não reembolsável
10 mil €Financiamento por empréstimos
0 €Data de início
01.01.2021Data de conclusão
30.06.2026Dimensão
ResiliênciaComponente
Qualificações e competênciasInvestimento
Impulso Jovens — CTEAMCódigo de operação
01/C06-i04.02/2021.P664Sumário
Tema: Lagoas de Santo André e da SanchaSubtemas: Fauna; Flora; Aspetos físicos e climáticos do meio localAs ações do Clube terão como visão estratégica CONHECER, VALORIZAR, DEFENDER e PROMOVER o meio (Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha) articulando aprendizagens formais e informais de contacto direto com a natureza e com as pessoas. Nesse sentido, irá promover a compreensão dos equilíbrios e das fragilidades do mundo natural, bem como a adoção de comportamentos que respondam aos grandes desafios globais do ambiente e que manifestem consciência e responsabilidade ambiental e social.Pretende-se desenvolver metodologias de trabalho prático e experimental, com interdisciplinaridade entre as várias áreas do currículo, respondendo a situações/problemas concretos do dia-a-dia, em trabalho de equipa e colaborativo.Este Clube será determinante para o desenvolvimento do Perfil dos Alunos, uma vez que estão previstas ações que:• organizam o ensino prevendo a experimentação de técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados, promovendo intencionalmente, na sala de aula ou fora dela, atividades de observação, questionamento da realidade e integração de saberes; • desenvolvem atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes, a tomada de consciência de si, dos outros e do meio e a realização de projetos Intra escolares, envolvendo as diversas turmas do agrupamento;• preveem a utilização crítica de fontes de informação diversas e das tecnologias da informação e comunicação; • promovem de modo sistemático e intencional, na sala de aula e fora dela, atividades que permitem ao aluno fazer escolhas, confrontar pontos de vista, resolver problemas e tomar decisões com base em valores;• envolvem os alunos no estabelecimento de objetivos, delineação de planos e concretização de projetos, com sentido de responsabilidade e autonomia;• promovem a compreensão dos equilíbrios e das fragilidades do mundo natural e na adoção de comportamentos que respondem aos grandes desafios globais do ambiente; • adequam a ação de transformação e criação de produtos aos diferentes contextos naturais, tecnológicos e socioculturais, em atividades experimentais, projetos e aplicações práticas desenvolvidos em ambientes físicos e digitais. Todas as ações do Clube terão os alunos no centro da sua aprendizagem, uma vez que o processo de ensino envolverá a autorregulação da aprendizagem, aplicação do modelo PLEA* (planificar; executar; avaliar) promovido pelas Academias Gulbenkian do Conhecimento e a Universidade do Minho. Pretende-se assim, proporcionar um ambiente de aprendizagem diário em que os alunos adotem respostas flexíveis aos problemas com que se deparam e adaptem-se ao longo desse processo e ajustem as suas respostas para atingir os objetivos. O Projeto de Implementação detalhado encontra-se em anexo.*ferramenta educativa, criada por Rosário, Núñez & González-Pienda (2007).
Beneficiários
As duas tipologias são:
- Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
- Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.
Aviso de Candidaturas
Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.
A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.
Nota final da avaliação
Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.
Critérios de seleção
Beneficiários
Beneficiários intermediários
Contratação pública
Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.
De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.
Distribuição geográfica
10 mil €
Valor total do projeto
Percentagem de valor já pago para a execução de projetos
, 100 %,Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
-
Santiago do Cacém 10 mil € ,