Projeto PRR
Experimentando na Escola
Ficha de projeto
Nome
Experimentando na EscolaValor total do projeto
10 mil €Valor pago
9,5 mil €Financiamento não reembolsável
10 mil €Financiamento por empréstimos
0 €Data de início
01.01.2021Data de conclusão
30.06.2026Dimensão
ResiliênciaComponente
Qualificações e competênciasInvestimento
Impulso Jovens — CTEAMCódigo de operação
01/C06-i04.02/2021.P537Sumário
O projeto fundamenta a sua ação em metodologias já existentes no agrupamento. Pretende-se com este projeto substituir e complementar um plano de ação já existente há 5 anos no agrupamento – “Exper..mentando”. Este plano fez parte do plano Plurianual de melhoria do projecto PE/TEIP. Foi detetado dificuldades na aquisição de aprendizagens e conceitos de saberes transversais, nomeadamente, no âmbito das ciências experimentais, da proteção do ambiente e da vida, do património cultural e identidade coletiva. Adoção de metodologias ativas e/ou experimentais iguais por ano de escolaridade (1º ciclo) ou por disciplina (2º e 3º ciclos). Em 2013/14 aplicou-se aos 2º e 3ºciclos e alargado ao Pré-Escolar e 1º ciclo em 2014/15.Pretende-se fomentar, de forma sistemática e generalizada, a utilização de metodologias ativas e experimentais no ensino das ciências desde o ensino pré-escolar até ao 9º ano de escolaridade. Estimular a observação e o registo cuidadoso dos dados. Promover métodos de pensamento científico simples e de senso comum. Desenvolver habilidades manipulativas. Estimular a resolução de problemas. Desenvolver nos alunos o gosto da ciência, respeito pelo ambiente e da cultura.A metodologia usada/a ser usada:No departamento do Pré-Escolar, por ano de escolaridade (1º ciclo) e grupo disciplinar (2º e 3º ciclos) são elaboradas as atividades que incorporem metodologias ativas e/ou experimentais. A realização de cada atividade é função de um plano e protocolo comum a todos os docentes e dá-se preferência à verificação de factos e princípios estudados.As atividades são desenvolvidas por todos alunos, em grupo de trabalho, com orientação do educador/ professor titular/ da disciplina. É efetuada uma reflexão conjunta sobre a atividade, sendo preenchido um inquéritos de satisfação, a partir do 1º ciclo, por grupo de trabalho. No ensino pré-escolar mantém-se a reflexão conjunta, sendo os alunos incentivados a fazer um trabalho gráfico sobre a atividade.O desenvolvimento das atividades inclui a explicação sobre a teoria subjacente de modo a promover a sua compreensão. As atividades são aplicadas em função dos conteúdos nas disciplinas de Estudo do Meio, Ciências Naturais e Ciências Físico-químicas. No pré-escolar as atividades são realizadas de acordo com as áreas/ assuntos trabalhados em cada momento. Os documentos de suporte à ação encontram-se partilhadoParalelamente por investimento do AEP em robôs e equipamento informático, demos andamento a uma parceria com a Indáqua, formalizando um workshop para alunos do 5ºano no âmbito da programação. Esta ação vai permitir envolver mais alunos numa área das ciências que é a robótica e programação. Paralelamente uma docente do GR 910 tem acompanhado estes alunos e estas ações desenvolvendo conhecimentos e capacidades na área. Prendemos em 2022 iniciar de forma formal um “clube de programação e robótica” com os alunos como mentores. A formação que docentes estão a desenvolver na área da programação e literacia
Beneficiários
As duas tipologias são:
- Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
- Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.
Aviso de Candidaturas
Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.
A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.
Nota final da avaliação
Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.
Critérios de seleção
Beneficiários
Beneficiários intermediários
Contratação pública
Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.
De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.
Distribuição geográfica
10 mil €
Valor total do projeto
Percentagem de valor já pago para a execução de projetos
, 95 %,Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
-
Matosinhos 10 mil € ,