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Ficha de projeto

Nome

Experimentando na Escola

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

9,5 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P537

Sumário

O projeto fundamenta a sua ação em metodologias já existentes no agrupamento. Pretende-se com este projeto substituir e complementar um plano de ação já existente há 5 anos no agrupamento – “Exper..mentando”. Este plano fez parte do plano Plurianual de melhoria do projecto PE/TEIP. Foi detetado dificuldades na aquisição de aprendizagens e conceitos de saberes transversais, nomeadamente, no âmbito das ciências experimentais, da proteção do ambiente e da vida, do património cultural e identidade coletiva. Adoção de metodologias ativas e/ou experimentais iguais por ano de escolaridade (1º ciclo) ou por disciplina (2º e 3º ciclos). Em 2013/14 aplicou-se aos 2º e 3ºciclos e alargado ao Pré-Escolar e 1º ciclo em 2014/15.Pretende-se fomentar, de forma sistemática e generalizada, a utilização de metodologias ativas e experimentais no ensino das ciências desde o ensino pré-escolar até ao 9º ano de escolaridade. Estimular a observação e o registo cuidadoso dos dados. Promover métodos de pensamento científico simples e de senso comum. Desenvolver habilidades manipulativas. Estimular a resolução de problemas. Desenvolver nos alunos o gosto da ciência, respeito pelo ambiente e da cultura.A metodologia usada/a ser usada:No departamento do Pré-Escolar, por ano de escolaridade (1º ciclo) e grupo disciplinar (2º e 3º ciclos) são elaboradas as atividades que incorporem metodologias ativas e/ou experimentais. A realização de cada atividade é função de um plano e protocolo comum a todos os docentes e dá-se preferência à verificação de factos e princípios estudados.As atividades são desenvolvidas por todos alunos, em grupo de trabalho, com orientação do educador/ professor titular/ da disciplina. É efetuada uma reflexão conjunta sobre a atividade, sendo preenchido um inquéritos de satisfação, a partir do 1º ciclo, por grupo de trabalho. No ensino pré-escolar mantém-se a reflexão conjunta, sendo os alunos incentivados a fazer um trabalho gráfico sobre a atividade.O desenvolvimento das atividades inclui a explicação sobre a teoria subjacente de modo a promover a sua compreensão. As atividades são aplicadas em função dos conteúdos nas disciplinas de Estudo do Meio, Ciências Naturais e Ciências Físico-químicas. No pré-escolar as atividades são realizadas de acordo com as áreas/ assuntos trabalhados em cada momento. Os documentos de suporte à ação encontram-se partilhadoParalelamente por investimento do AEP em robôs e equipamento informático, demos andamento a uma parceria com a Indáqua, formalizando um workshop para alunos do 5ºano no âmbito da programação. Esta ação vai permitir envolver mais alunos numa área das ciências que é a robótica e programação. Paralelamente uma docente do GR 910 tem acompanhado estes alunos e estas ações desenvolvendo conhecimentos e capacidades na área. Prendemos em 2022 iniciar de forma formal um “clube de programação e robótica” com os alunos como mentores. A formação que docentes estão a desenvolver na área da programação e literacia

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

9,6
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 95 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Matosinhos 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024