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Project sheet

Name

Experimentando na Escola

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

9,5 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P537

Summary

O projeto fundamenta a sua ação em metodologias já existentes no agrupamento. Pretende-se com este projeto substituir e complementar um plano de ação já existente há 5 anos no agrupamento – “Exper..mentando”. Este plano fez parte do plano Plurianual de melhoria do projecto PE/TEIP. Foi detetado dificuldades na aquisição de aprendizagens e conceitos de saberes transversais, nomeadamente, no âmbito das ciências experimentais, da proteção do ambiente e da vida, do património cultural e identidade coletiva. Adoção de metodologias ativas e/ou experimentais iguais por ano de escolaridade (1º ciclo) ou por disciplina (2º e 3º ciclos). Em 2013/14 aplicou-se aos 2º e 3ºciclos e alargado ao Pré-Escolar e 1º ciclo em 2014/15.Pretende-se fomentar, de forma sistemática e generalizada, a utilização de metodologias ativas e experimentais no ensino das ciências desde o ensino pré-escolar até ao 9º ano de escolaridade. Estimular a observação e o registo cuidadoso dos dados. Promover métodos de pensamento científico simples e de senso comum. Desenvolver habilidades manipulativas. Estimular a resolução de problemas. Desenvolver nos alunos o gosto da ciência, respeito pelo ambiente e da cultura.A metodologia usada/a ser usada:No departamento do Pré-Escolar, por ano de escolaridade (1º ciclo) e grupo disciplinar (2º e 3º ciclos) são elaboradas as atividades que incorporem metodologias ativas e/ou experimentais. A realização de cada atividade é função de um plano e protocolo comum a todos os docentes e dá-se preferência à verificação de factos e princípios estudados.As atividades são desenvolvidas por todos alunos, em grupo de trabalho, com orientação do educador/ professor titular/ da disciplina. É efetuada uma reflexão conjunta sobre a atividade, sendo preenchido um inquéritos de satisfação, a partir do 1º ciclo, por grupo de trabalho. No ensino pré-escolar mantém-se a reflexão conjunta, sendo os alunos incentivados a fazer um trabalho gráfico sobre a atividade.O desenvolvimento das atividades inclui a explicação sobre a teoria subjacente de modo a promover a sua compreensão. As atividades são aplicadas em função dos conteúdos nas disciplinas de Estudo do Meio, Ciências Naturais e Ciências Físico-químicas. No pré-escolar as atividades são realizadas de acordo com as áreas/ assuntos trabalhados em cada momento. Os documentos de suporte à ação encontram-se partilhadoParalelamente por investimento do AEP em robôs e equipamento informático, demos andamento a uma parceria com a Indáqua, formalizando um workshop para alunos do 5ºano no âmbito da programação. Esta ação vai permitir envolver mais alunos numa área das ciências que é a robótica e programação. Paralelamente uma docente do GR 910 tem acompanhado estes alunos e estas ações desenvolvendo conhecimentos e capacidades na área. Prendemos em 2022 iniciar de forma formal um “clube de programação e robótica” com os alunos como mentores. A formação que docentes estão a desenvolver na área da programação e literacia

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

9,6
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 95 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Matosinhos 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024