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Ficha de projeto

Nome

Clube Aprender e Descobrir Ciência - Clube ADC

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

7,8 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P482

Sumário

Pretende-se que este clube ADC seja um espaço de Aprendizagem e Descoberta, que valorize a experimentação das Ciências e potencie as aprendizagens formais e não formais do currículo, capacitando os alunos para além das aprendizagens essenciais das disciplinas, assim como desenvolvendo as competências previstas no Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória. Será um espaço aberto a toda a comunidade educativa para a promoção do ensino experimental das ciências e técnicas e da cultura científica. Numa fase inicial, os alunos aprenderão a programar com Micro:bits, minicomputadores capazes de funcionar como pequenos robôs. Posteriormente, e com projetos de sensores integrados, os alunos deverão ser capazes de programar um robot através do Micro:bit. Este projeto enquadra-se em dinâmicas que envolvem as competências dos currículos das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química e Matemática, passando pela execução de tarefas de grau de complexidade crescente atendendo ao nível de envolvimento dos alunos, como programação de jogos e execução de projetos de robótica e programação. Paralelamente, e através da Modelação em 3D, pretende-se que os alunos concebam modelos tridimensionais utilizando um programa informático, culminando com a impressão dos mesmos em 3D. Nesta dinâmica, serão desenvolvidos conceitos de geometria, isometria do plano, reflexão, rotação, criação e visualização de modelos tridimensionais de estruturas anatómicas, de células, de átomos, de moléculas e de substâncias iónicas.Ao longo do desenvolvimento do projeto, procurar-se-á que os alunos se envolvam e se identifiquem com o Clube, participando em competições entre turmas/escolas, em Fóruns, Feiras e Concursos nacionais e internacionais ligados à robótica e à programação sempre no intuito de desenvolver e potenciar jovens STEAM.Ao longo do desenrolar do projeto a divulgação e comunicação das atividades e do trabalho desenvolvido pelos alunos será feita em comunicações científicas/posters científicos, mostras e pequenas demonstrações na Escola Básica de Gualtar, na Escola EB1 Gualtar e na Escola Secundária Carlos Amarante. Esta divulgação do trabalho desenvolvido pelos alunos tem sobretudo como objetivo a disseminação da capacitação de aprendizagens entre os pares. Atualmente, é residual o número de alunos da Escola Básica de Gualtar que se envolvem em projetos e/ou que tenham conhecimento e competências ligadas à programação e à robótica. No final deste projeto, em 2025, pretende-se que tenham passado pelo clube alunos de todos os anos de escolaridade (5.º ao 9.º ano) e que 20% dos alunos da escola tenham desenvolvido trabalhos nas áreas da programação e da robótica. Para validar este objetivo será elaborado um questionário aos alunos no início do projeto e no final dos quatro anos do mesmo.Este projeto promove as literacias científica, técnica e tecnológica, valores e princípios consagrados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

9,6
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 78 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Braga 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024