PRR Project
Clube Aprender e Descobrir Ciência - Clube ADC
Project sheet
Name
Clube Aprender e Descobrir Ciência - Clube ADCTotal project amount
10 thousand €Amount paid
7,8 thousand €Non-refundable funding
10 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
01/C06-i04.02/2021.P482Summary
Pretende-se que este clube ADC seja um espaço de Aprendizagem e Descoberta, que valorize a experimentação das Ciências e potencie as aprendizagens formais e não formais do currículo, capacitando os alunos para além das aprendizagens essenciais das disciplinas, assim como desenvolvendo as competências previstas no Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória. Será um espaço aberto a toda a comunidade educativa para a promoção do ensino experimental das ciências e técnicas e da cultura científica. Numa fase inicial, os alunos aprenderão a programar com Micro:bits, minicomputadores capazes de funcionar como pequenos robôs. Posteriormente, e com projetos de sensores integrados, os alunos deverão ser capazes de programar um robot através do Micro:bit. Este projeto enquadra-se em dinâmicas que envolvem as competências dos currículos das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química e Matemática, passando pela execução de tarefas de grau de complexidade crescente atendendo ao nível de envolvimento dos alunos, como programação de jogos e execução de projetos de robótica e programação. Paralelamente, e através da Modelação em 3D, pretende-se que os alunos concebam modelos tridimensionais utilizando um programa informático, culminando com a impressão dos mesmos em 3D. Nesta dinâmica, serão desenvolvidos conceitos de geometria, isometria do plano, reflexão, rotação, criação e visualização de modelos tridimensionais de estruturas anatómicas, de células, de átomos, de moléculas e de substâncias iónicas.Ao longo do desenvolvimento do projeto, procurar-se-á que os alunos se envolvam e se identifiquem com o Clube, participando em competições entre turmas/escolas, em Fóruns, Feiras e Concursos nacionais e internacionais ligados à robótica e à programação sempre no intuito de desenvolver e potenciar jovens STEAM.Ao longo do desenrolar do projeto a divulgação e comunicação das atividades e do trabalho desenvolvido pelos alunos será feita em comunicações científicas/posters científicos, mostras e pequenas demonstrações na Escola Básica de Gualtar, na Escola EB1 Gualtar e na Escola Secundária Carlos Amarante. Esta divulgação do trabalho desenvolvido pelos alunos tem sobretudo como objetivo a disseminação da capacitação de aprendizagens entre os pares. Atualmente, é residual o número de alunos da Escola Básica de Gualtar que se envolvem em projetos e/ou que tenham conhecimento e competências ligadas à programação e à robótica. No final deste projeto, em 2025, pretende-se que tenham passado pelo clube alunos de todos os anos de escolaridade (5.º ao 9.º ano) e que 20% dos alunos da escola tenham desenvolvido trabalhos nas áreas da programação e da robótica. Para validar este objetivo será elaborado um questionário aos alunos no início do projeto e no final dos quatro anos do mesmo.Este projeto promove as literacias científica, técnica e tecnológica, valores e princípios consagrados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
10 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 78 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Braga 10 thousand € ,