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Ficha de projeto

Nome

LabMaker

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

4,75 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P472

Sumário

O CCVnE LabMaker será desenvolvido no Agrupamento de Escolas Gil Paes, de modo a funcionar como um Clube de Ciência e um Ambiente Educativo Inovador (Makerspace / Laboratório de Educação Digital). Tendo em conta que estes espaços ainda não existem no Agrupamento, o LabMaker vem preencher esta lacuna, implementando atividades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) integradas no currículo escolar.As atividades serão desenvolvidas no âmbito das seguintes áreas:> Descobrir a Ciência - Atividades sobre manipulação de materiais, construção e desconstrução de objetos, Física e Química, eletricidade, eletrónica, programação, robótica, fabricação digital a laser, modelação/impressão 3D, artes e multimédia;> Páginas de Ciência - Atividades sobre leitura de livros científicos, em parceria com a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal;> Encontros de Ciência - Oficinas e palestras com cientistas e técnicos especializados;> Rotas da Ciência - Visitas de estudo e saídas de campo.Pretende-se abordar os seguintes temas: ambiente, alterações climáticas, desenvolvimento sustentável, mobilidade sustentável, descarbonização da indústria, bioeconomia, eficiência energética em edifícios, energias renováveis, consumo eficiente, casas e hortas inteligentes, Internet das coisas, robótica e inteligência artificial. O CCVnE LabMaker irá desenvolver atividades transversais a várias disciplinas e projetos implementados no Agrupamento, como o Eco-Escolas, o Plano Nacional das Artes e a Biblioteca Escolar, de modo a atingir os seguintes objetivos:- Contribuir para o entusiasmo pela ciência, tecnologia e artes, bem como para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa;- Promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, disciplinas, áreas científicas, artísticas e humanísticas, e entre escolas;- Contribuir para a inovação pedagógica e a modernização das metodologias de ensino, nomeadamente através da aprendizagem ativa centrada no aluno, da contextualização do conhecimento, da resolução de problemas no mundo real, do trabalho de projeto, experimental e colaborativo, e da interdisciplinaridade;- Promover o desenvolvimento de competências digitais e científicas (criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, raciocínio lógico, pensamento computacional, investigação, curiosidade, inovação, adaptabilidade, liderança, colaboração e comunicação);- Tornar mais atrativo o processo de aprendizagem e promover o sucesso escolar;- Preparar os alunos para o seu futuro percurso académico e profissional;- Estimular a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre professores;- Fomentar a abertura do Agrupamento à comunidade local, através da realização de atividades em espaços públicos e do estabelecimento de parcerias;- Cooperar com outros CCVnE, através do intercâmbio, partilha de recursos e conhecimentos.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

10,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 47,5 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Torres Novas 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024