Projeto PRR
LabMaker
Ficha de projeto
Nome
LabMakerValor total do projeto
10 mil €Valor pago
4,75 mil €Financiamento não reembolsável
10 mil €Financiamento por empréstimos
0 €Data de início
01.01.2021Data de conclusão
30.06.2026Dimensão
ResiliênciaComponente
Qualificações e competênciasInvestimento
Impulso Jovens — CTEAMCódigo de operação
01/C06-i04.02/2021.P472Sumário
O CCVnE LabMaker será desenvolvido no Agrupamento de Escolas Gil Paes, de modo a funcionar como um Clube de Ciência e um Ambiente Educativo Inovador (Makerspace / Laboratório de Educação Digital). Tendo em conta que estes espaços ainda não existem no Agrupamento, o LabMaker vem preencher esta lacuna, implementando atividades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) integradas no currículo escolar.As atividades serão desenvolvidas no âmbito das seguintes áreas:> Descobrir a Ciência - Atividades sobre manipulação de materiais, construção e desconstrução de objetos, Física e Química, eletricidade, eletrónica, programação, robótica, fabricação digital a laser, modelação/impressão 3D, artes e multimédia;> Páginas de Ciência - Atividades sobre leitura de livros científicos, em parceria com a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal;> Encontros de Ciência - Oficinas e palestras com cientistas e técnicos especializados;> Rotas da Ciência - Visitas de estudo e saídas de campo.Pretende-se abordar os seguintes temas: ambiente, alterações climáticas, desenvolvimento sustentável, mobilidade sustentável, descarbonização da indústria, bioeconomia, eficiência energética em edifícios, energias renováveis, consumo eficiente, casas e hortas inteligentes, Internet das coisas, robótica e inteligência artificial. O CCVnE LabMaker irá desenvolver atividades transversais a várias disciplinas e projetos implementados no Agrupamento, como o Eco-Escolas, o Plano Nacional das Artes e a Biblioteca Escolar, de modo a atingir os seguintes objetivos:- Contribuir para o entusiasmo pela ciência, tecnologia e artes, bem como para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa;- Promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, disciplinas, áreas científicas, artísticas e humanísticas, e entre escolas;- Contribuir para a inovação pedagógica e a modernização das metodologias de ensino, nomeadamente através da aprendizagem ativa centrada no aluno, da contextualização do conhecimento, da resolução de problemas no mundo real, do trabalho de projeto, experimental e colaborativo, e da interdisciplinaridade;- Promover o desenvolvimento de competências digitais e científicas (criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, raciocínio lógico, pensamento computacional, investigação, curiosidade, inovação, adaptabilidade, liderança, colaboração e comunicação);- Tornar mais atrativo o processo de aprendizagem e promover o sucesso escolar;- Preparar os alunos para o seu futuro percurso académico e profissional;- Estimular a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre professores;- Fomentar a abertura do Agrupamento à comunidade local, através da realização de atividades em espaços públicos e do estabelecimento de parcerias;- Cooperar com outros CCVnE, através do intercâmbio, partilha de recursos e conhecimentos.
Beneficiários
As duas tipologias são:
- Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
- Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.
Aviso de Candidaturas
Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.
A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.
Nota final da avaliação
Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.
Critérios de seleção
Beneficiários
Beneficiários intermediários
Contratação pública
Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.
De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.
Distribuição geográfica
10 mil €
Valor total do projeto
Percentagem de valor já pago para a execução de projetos
, 47,5 %,Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
-
Torres Novas 10 mil € ,