Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

LabMaker

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

4,75 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P472

Summary

O CCVnE LabMaker será desenvolvido no Agrupamento de Escolas Gil Paes, de modo a funcionar como um Clube de Ciência e um Ambiente Educativo Inovador (Makerspace / Laboratório de Educação Digital). Tendo em conta que estes espaços ainda não existem no Agrupamento, o LabMaker vem preencher esta lacuna, implementando atividades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) integradas no currículo escolar.As atividades serão desenvolvidas no âmbito das seguintes áreas:> Descobrir a Ciência - Atividades sobre manipulação de materiais, construção e desconstrução de objetos, Física e Química, eletricidade, eletrónica, programação, robótica, fabricação digital a laser, modelação/impressão 3D, artes e multimédia;> Páginas de Ciência - Atividades sobre leitura de livros científicos, em parceria com a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal;> Encontros de Ciência - Oficinas e palestras com cientistas e técnicos especializados;> Rotas da Ciência - Visitas de estudo e saídas de campo.Pretende-se abordar os seguintes temas: ambiente, alterações climáticas, desenvolvimento sustentável, mobilidade sustentável, descarbonização da indústria, bioeconomia, eficiência energética em edifícios, energias renováveis, consumo eficiente, casas e hortas inteligentes, Internet das coisas, robótica e inteligência artificial. O CCVnE LabMaker irá desenvolver atividades transversais a várias disciplinas e projetos implementados no Agrupamento, como o Eco-Escolas, o Plano Nacional das Artes e a Biblioteca Escolar, de modo a atingir os seguintes objetivos:- Contribuir para o entusiasmo pela ciência, tecnologia e artes, bem como para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa;- Promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, disciplinas, áreas científicas, artísticas e humanísticas, e entre escolas;- Contribuir para a inovação pedagógica e a modernização das metodologias de ensino, nomeadamente através da aprendizagem ativa centrada no aluno, da contextualização do conhecimento, da resolução de problemas no mundo real, do trabalho de projeto, experimental e colaborativo, e da interdisciplinaridade;- Promover o desenvolvimento de competências digitais e científicas (criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, raciocínio lógico, pensamento computacional, investigação, curiosidade, inovação, adaptabilidade, liderança, colaboração e comunicação);- Tornar mais atrativo o processo de aprendizagem e promover o sucesso escolar;- Preparar os alunos para o seu futuro percurso académico e profissional;- Estimular a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre professores;- Fomentar a abertura do Agrupamento à comunidade local, através da realização de atividades em espaços públicos e do estabelecimento de parcerias;- Cooperar com outros CCVnE, através do intercâmbio, partilha de recursos e conhecimentos.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

10,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 47,5 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Torres Novas 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024