Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Ficha de projeto

Nome

Green L@b Clube Ciência Viva na Escola Básica Dr. José Lopes de Oliveira Mortágua

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

6,31 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P445

Sumário

Neste território, a floresta constitui umas das maiores manchas florestais do país e é considerada pelos mortaguenses “Ouro Verde”, marcando a paisagem até aos confins do horizonte. É, pois, partindo da sua importância crescente e da ligação afetiva dos mortaguenses à terra e à floresta, que é ancestral e continua viva e forte, que o Agrupamento de Escolas de Mortágua (AEM) propõe a criação de um Clube de Ciência Viva na Escola, que estimule e perpetue a preservação do meio ambiente, nas suas diferentes vertentes, em articulação com os desafios da inovação científica, técnica, tecnológica e pedagógica. Para além de se alinhar com a orientação estratégica consignada no Projeto Educativo, as prioridades e opções curriculares estruturantes do AEM elencadas no mesmo documento, que perfilham a filosofia do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, apontam para a “valorização das TIC, das ciências e do trabalho prático e experimental”, para o “contacto com áreas do saber, estimulando a curiosidade científica, o gosto pela descoberta, o espírito de observação, as capacidades de inferência e de problematização, em contexto ativo, numa lógica de consistência pedagógica e de rentabilização dos recursos humanos existentes”, para a “implementação de dinâmicas de trabalho de projeto, envolvendo os alunos de forma ativa e construtiva, e de contextos de partilha, de colaboração e de confronto de ideias”, para a “valorização das TIC e de dinâmicas de trabalho de projeto para o exercício da cidadania ativa”, para a “valorização das artes” e para a “resolução de problemas com implementação de dinâmicas centradas nos alunos, para reforço da autoestima e aquisição e desenvolvimento de competências de pesquisa, avaliação, reflexão, mobilização crítica e autónoma de informação”, o que alicerça claramente a proposta de criação de um CCVnE. Para além do exposto, pretende-se reforçar a promoção do ensino experimental das ciências e da cultura científica nos ensinos básico e secundário, inscrita no Plano 21/23Escola+ (“Ensinar e Aprender”-“Recursos Educativos”-“Recuperar Experimentando”). Propõe-se, assim, a realização de um conjunto diversificado de ações que permitam criar e implementar cenários integrados de aprendizagem, combinando a Educação Ambiental para a Sustentabilidade com disciplinas da área das STEAM, recorrendo a metodologias como a aprendizagem baseada em resolução de problemas/projetos/desafios/investigações, envolvendo trabalho prático e experimental, num contexto autêntico e próximo da realidade, de modo a contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa. Preconiza-se o desenvolvimento de atividades que envolvam a aquisição de conhecimentos, capacidades e atitudes, previstos nas Aprendizagens Essenciais, que impliquem rigor, articulação e uso consistente de conhecimentos e propõe-se que os professores trabalhem de forma colaborativa, para consolidarem abordagens inovadoras e interdisciplinares.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

10,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 63,1 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Mortágua 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024