Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Green L@b Clube Ciência Viva na Escola Básica Dr. José Lopes de Oliveira Mortágua

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

6,31 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P445

Summary

Neste território, a floresta constitui umas das maiores manchas florestais do país e é considerada pelos mortaguenses “Ouro Verde”, marcando a paisagem até aos confins do horizonte. É, pois, partindo da sua importância crescente e da ligação afetiva dos mortaguenses à terra e à floresta, que é ancestral e continua viva e forte, que o Agrupamento de Escolas de Mortágua (AEM) propõe a criação de um Clube de Ciência Viva na Escola, que estimule e perpetue a preservação do meio ambiente, nas suas diferentes vertentes, em articulação com os desafios da inovação científica, técnica, tecnológica e pedagógica. Para além de se alinhar com a orientação estratégica consignada no Projeto Educativo, as prioridades e opções curriculares estruturantes do AEM elencadas no mesmo documento, que perfilham a filosofia do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, apontam para a “valorização das TIC, das ciências e do trabalho prático e experimental”, para o “contacto com áreas do saber, estimulando a curiosidade científica, o gosto pela descoberta, o espírito de observação, as capacidades de inferência e de problematização, em contexto ativo, numa lógica de consistência pedagógica e de rentabilização dos recursos humanos existentes”, para a “implementação de dinâmicas de trabalho de projeto, envolvendo os alunos de forma ativa e construtiva, e de contextos de partilha, de colaboração e de confronto de ideias”, para a “valorização das TIC e de dinâmicas de trabalho de projeto para o exercício da cidadania ativa”, para a “valorização das artes” e para a “resolução de problemas com implementação de dinâmicas centradas nos alunos, para reforço da autoestima e aquisição e desenvolvimento de competências de pesquisa, avaliação, reflexão, mobilização crítica e autónoma de informação”, o que alicerça claramente a proposta de criação de um CCVnE. Para além do exposto, pretende-se reforçar a promoção do ensino experimental das ciências e da cultura científica nos ensinos básico e secundário, inscrita no Plano 21/23Escola+ (“Ensinar e Aprender”-“Recursos Educativos”-“Recuperar Experimentando”). Propõe-se, assim, a realização de um conjunto diversificado de ações que permitam criar e implementar cenários integrados de aprendizagem, combinando a Educação Ambiental para a Sustentabilidade com disciplinas da área das STEAM, recorrendo a metodologias como a aprendizagem baseada em resolução de problemas/projetos/desafios/investigações, envolvendo trabalho prático e experimental, num contexto autêntico e próximo da realidade, de modo a contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa. Preconiza-se o desenvolvimento de atividades que envolvam a aquisição de conhecimentos, capacidades e atitudes, previstos nas Aprendizagens Essenciais, que impliquem rigor, articulação e uso consistente de conhecimentos e propõe-se que os professores trabalhem de forma colaborativa, para consolidarem abordagens inovadoras e interdisciplinares.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

10,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 63,1 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Mortágua 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024