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Ficha de projeto

Nome

CCV no AESCT

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

4,74 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P416

Sumário

Pretende-se que, à saída da escolaridade obrigatória, o aluno seja um cidadão munido de múltiplas literacias que lhe permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia. (in Perfil de Alunos à Saída do Ensino Obrigatório, PASEO)O Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa (AESCT) está enquadrado numa realidade rural, com baixo índice populacional e baixa escolaridade das famílias dos nossos alunos. Sendo uma escola Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), são vários os apoios que os alunos e suas famílias usufruem para melhorar o sucesso educativo, nomeadamente, no âmbito da educação inclusiva, a existência de técnicos especializados, docentes dedicados aos alunos com necessidades educativas especiais e parcerias com entidades locais promotoras de mais integração e melhores condições para ensinar e aprender no centro de apoio à aprendizagem (CAA). Na nossa prática letiva, há disciplinas (Línguas, Matemática, Educação Física, Educação Artística) nas quais se dinamizam assessorias, coadjuvações pedagógicas e aulas de apoio, ações promotoras de mais sucesso educativo e melhor qualidade das aprendizagens. Sabemos também, que o aluno aprende melhor quando pratica, experimenta e testa hipóteses ou ideias (PASEO), devendo ser também desenvolvida no aluno a capacidade de comunicar e expor as suas ideias, resultados e ensaios. Desde 2009 que no AESCT se faz a ligação entre a escola sede e as restantes escolas do agrupamento, usando o fio condutor da Ciência. Detetadas as dificuldades dos alunos em interpretar e aprender factos e leis científicas, a falta de motivação e interesse no prosseguimento de estudos, foi implementado, no AESCT o projeto “Semear a Ciência”, dirigido aos alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo, assim como aos seus professores. É um objetivo do Projeto Educativo (PE) do AESCT promover a implementação de práticas inovadoras, fornecendo ao aluno uma resposta educativa adequada às exigências futuras enquanto estudante, trabalhador e cidadão. Nesse sentido, foi criada esta dinâmica de cooperação entre docentes das disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais e os docentes do 1º ciclo e educadores, na qual se partilham dúvidas, saberes e conteúdos científicos. A instalação de um Clube Ciência Viva no nosso Agrupamento (CCV no AESCT) visa enriquecer e ampliar as atividades deste projeto, alargando o seu espetro de aplicação/intervenção a todos os alunos do AESCT, permitindo a dinamização de um clube integrador de vários saberes (Ambiente, Astronomia, Física, Química, Robótica, Sustentabilidade,...), bem como a dinamização de trabalhos de cariz interdisciplinar, devidamente enquadrados e planificados por ano de escolaridade, numa abordagem STEM, contribuindo para a literacia científica, humanista e tecnológica dos alunos, comunidade educativa e comunidade local, onde o AESCT se integra.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

10,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 47,4 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • São Pedro do Sul 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024